Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A EXEMPLO DO PEUGEOT 408 HATCHBACK, O MODELO 308 GANHOU CÂMBIO AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS, MOTOR 2.0L 151 CV E NOVA SUSPENSÃO, NA VERSÃO ALLURE. AS MONTADORAS VÊM CADA VEZ MAIS DISPONIBILIZANDO NOS NOVOS MODELOS AS TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS, CADA VEZ MAIS PROCURADAS PELOS CLIENTES. OS LEITORES QUE GOSTAREM DE CONHECER OS DETALHES MEÂNICOS, DE CONFORTO E TECNOLOGIA DO NOVO MODELO TÊM OS DADOS AO DISPOR NESTA MATÉRIA. O ALLURE 2.0 CUSTA R$ 64.990,00.


Acaba de chegar à rede de concessionários Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L Automática. 

Sucesso comercial da marca no País, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.


A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP e no motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 cv de potência máxima quando abastecido com etanol. O novo modelo custa R$ 64.990,00


Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. 

Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.



Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. 

A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. 

O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. 

Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.
Motor 2.0L 16V VVT Flex: 
confiável, robusto e flexível

O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. 

O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. 

Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.

O motor gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 cv a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). 

Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / cv, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.

Novo conjunto: melhores 
desempenho e nível de consumo

A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. 

O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Menos consumo
Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). 

Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.

Nova suspensão: mais 
conforto em favor da dirigibilidade

O 308 2014 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo.

No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. 

No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. 

A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. 

Contribuem para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. 

A suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.

O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.

Interior com espaço, 
luminosidade e conforto

Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação. 

Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.

O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. 

Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. 

Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.

Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. 

O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. 

É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.

Tecnologia a bordo

O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. 

É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.


Um modelo de segurança exemplar

O 308 se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para proporcionar uma segurança de primeira ordem em todos os níveis:

· Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;

· Segurança secundária (que limita as consequências do acidente):
a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. 

O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.

Complementando o trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteção e retenção:

· Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da versão;

· Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga);

· Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).

O Peugeot 308 vem equipado ainda com:

· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versão de entrada e de série Allure;

· Sistema de frenagem
antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). 

O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo;

· Controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;

· Controle de tração (ASR), também na versão topo de gama. 
Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. 

As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. 

Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. 

Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.


Um porta-malas prático e funcional

As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 308: são 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Uma oferta moderna de motorizações


Para a versão de entrada Active 1.6, o Peugeot 308 oferece o moderno motor EC5 (1.6 16V Flex, com 122 CV quando abastecido com etanol, a 5.800 rpm.

Com o mesmo combustível, o propulsor atinge o torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm.

Essa motorização traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência do propulsor.

O propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento motor, descartando a necessidade de gasolina para realizar a partida a frio. 

Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para a realização da combustão, o sistema de gerenciamento do combustível garante ao 308 uma resposta mais rápida durante a partida, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.

As versões intermediárias, Allure Manual e Allure Automática, recebem o 2.0L 16V VVT Flex e, para quem busca ainda mais sofisticação e o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP.

Referência mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumínio é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW. 

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. 

Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Confira a gama 
completa do 308 modelo 2014

308 Active 1.6: R$ 52.990,00

Segurança:

· Dois airbags frontais (condutor e passageiro);

· Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;

· Faróis de neblina dianteiros;

· Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;

· Portas traseiras com sistema de trava de segurança;

· Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade;

· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), como item opcional.

Conforto:

· Direção eletro-hidráulica assistida;

· Ar-condicionado com ajuste manual;

· Banco do motorista com regulagem de altura manual;

· Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;

· Para-brisa acústico;

· Regulagem do volante em altura e profundidade;

· Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;

· Retrovisores com ajuste elétrico;

· CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);

· Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;

· Tela multifunções com computador de bordo;

· Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas;

· Teto panorâmico de vidro (opcional).

Estilo:

· Roda 16 polegadas em liga leve;

· Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;

· Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;

· Painel de instrumentos soft (“slush”);

· Volante revestido em couro.

308 Allure 2.0L Manual: R$ 60.990,00

Nesta versão foram adicionados os seguintes itens:

Conforto:

· Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros;

· Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras;

· Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
Piloto automático (Regulador de velocidade) & Limitador de velocidade;

· Retrovisor interno eletrocrômico;

· Teto panorâmico de vidro;

· WIP NAV: GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatível eletricamente (opcional);

Segurança:

· Iluminação ''lead me to the car'' (acendimentos dos faróis por um tempo determinado);

· Luzes diurnas de LED (Day Running Light).

Estilo:

· Grade frontal com frisos cromados;

· Rodas de liga leve de 17 polegadas.

308 Allure 2.0L Automática: R$ 64.990,00

Além do fundo branco no painel de instrumentos, a versão recebeu o câmbio automático sequencial de seis velocidades.

308 Griffe THP: R$ 74.990,00

Segurança:


· Airbag lateral e de cortina;

· Alarme;

· Sensor de estacionamento traseiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.