Sucesso comercial da marca no País, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.
A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP e no motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 cv de potência máxima quando abastecido com etanol. O novo modelo custa R$ 64.990,00
Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor.
Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.
Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.
Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando.
Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.
A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque.
O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança.
Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.
O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve.
Motor 2.0L 16V VVT Flex:
confiável, robusto e flexível
O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução.
Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.
O motor gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 cv a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina).
O motor gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 cv a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina).
Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / cv, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.
A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas.
Novo conjunto: melhores
desempenho e nível de consumo
A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas.
O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.
Menos consumo
Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina).
Menos consumo
Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina).
Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.
O 308 2014 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo.
No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria.
Nova suspensão: mais
conforto em favor da dirigibilidade
No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria.
No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot.
Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot.
A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.
Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade.
Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade.
Contribuem para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo.
A suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.
O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.
Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação.
O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.
Interior com espaço,
luminosidade e conforto
Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.
O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade.
O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade.
Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque.
Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.
Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama.
Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama.
O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna.
É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.
O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.
Tecnologia a bordo
O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração.
O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.
Tecnologia a bordo
O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração.
É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.
O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
Um modelo de segurança exemplar
O 308 se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para proporcionar uma segurança de primeira ordem em todos os níveis:
· Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
· Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira.
O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
Um modelo de segurança exemplar
· Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
· Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira.
O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.
Complementando o trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteção e retenção:
· Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da versão;
· Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga);
· Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versão de entrada e de série Allure;
· Sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU).
Complementando o trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteção e retenção:
· Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da versão;
· Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga);
· Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).
O Peugeot 308 vem equipado ainda com:
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versão de entrada e de série Allure;
· Sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU).
O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo;
· Controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
· Controle de tração (ASR), também na versão topo de gama. Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura.
· Controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
· Controle de tração (ASR), também na versão topo de gama. Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura.
As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos.
Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação.
Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.
Um porta-malas prático e funcional
As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 308: são 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.
Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.
Uma oferta moderna de motorizações
Para a versão de entrada Active 1.6, o Peugeot 308 oferece o moderno motor EC5 (1.6 16V Flex, com 122 CV quando abastecido com etanol, a 5.800 rpm.
Com o mesmo combustível, o propulsor atinge o torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm.
Essa motorização traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência do propulsor.
O propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento motor, descartando a necessidade de gasolina para realizar a partida a frio.
Essa motorização traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência do propulsor.
O propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento motor, descartando a necessidade de gasolina para realizar a partida a frio.
Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para a realização da combustão, o sistema de gerenciamento do combustível garante ao 308 uma resposta mais rápida durante a partida, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.
As versões intermediárias, Allure Manual e Allure Automática, recebem o 2.0L 16V VVT Flex e, para quem busca ainda mais sofisticação e o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP.
Referência mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumínio é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
As versões intermediárias, Allure Manual e Allure Automática, recebem o 2.0L 16V VVT Flex e, para quem busca ainda mais sofisticação e o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP.
Referência mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumínio é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm.
Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.
Segurança:
· Dois airbags frontais (condutor e passageiro);
· Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
· Faróis de neblina dianteiros;
· Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
· Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
· Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade;
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), como item opcional.
Conforto:
· Direção eletro-hidráulica assistida;
· Ar-condicionado com ajuste manual;
· Banco do motorista com regulagem de altura manual;
· Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
· Para-brisa acústico;
· Regulagem do volante em altura e profundidade;
· Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
· Retrovisores com ajuste elétrico;
· CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);
· Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;
· Tela multifunções com computador de bordo;
· Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas;
· Teto panorâmico de vidro (opcional).
Estilo:
· Roda 16 polegadas em liga leve;
· Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
· Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
· Painel de instrumentos soft (“slush”);
· Volante revestido em couro.
Nesta versão foram adicionados os seguintes itens:
Conforto:
· Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros;
· Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras;
· Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
Piloto automático (Regulador de velocidade) & Limitador de velocidade;
· Retrovisor interno eletrocrômico;
· Teto panorâmico de vidro;
· WIP NAV: GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatível eletricamente (opcional);
Segurança:
· Iluminação ''lead me to the car'' (acendimentos dos faróis por um tempo determinado);
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light).
Estilo:
· Grade frontal com frisos cromados;
· Rodas de liga leve de 17 polegadas.
Além do fundo branco no painel de instrumentos, a versão recebeu o câmbio automático sequencial de seis velocidades.
Segurança:
· Airbag lateral e de cortina;
· Alarme;
· Sensor de estacionamento traseiro.
Confira a gama
completa do 308 modelo 2014
308 Active 1.6: R$ 52.990,00
Segurança:
· Dois airbags frontais (condutor e passageiro);
· Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
· Faróis de neblina dianteiros;
· Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
· Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
· Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade;
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light), como item opcional.
Conforto:
· Direção eletro-hidráulica assistida;
· Ar-condicionado com ajuste manual;
· Banco do motorista com regulagem de altura manual;
· Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
· Para-brisa acústico;
· Regulagem do volante em altura e profundidade;
· Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
· Retrovisores com ajuste elétrico;
· CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);
· Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;
· Tela multifunções com computador de bordo;
· Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas;
· Teto panorâmico de vidro (opcional).
Estilo:
· Roda 16 polegadas em liga leve;
· Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
· Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
· Painel de instrumentos soft (“slush”);
· Volante revestido em couro.
308 Allure 2.0L Manual: R$ 60.990,00
Nesta versão foram adicionados os seguintes itens:
Conforto:
· Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros;
· Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras;
· Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
Piloto automático (Regulador de velocidade) & Limitador de velocidade;
· Retrovisor interno eletrocrômico;
· Teto panorâmico de vidro;
· WIP NAV: GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatível eletricamente (opcional);
Segurança:
· Iluminação ''lead me to the car'' (acendimentos dos faróis por um tempo determinado);
· Luzes diurnas de LED (Day Running Light).
Estilo:
· Grade frontal com frisos cromados;
· Rodas de liga leve de 17 polegadas.
308 Allure 2.0L Automática: R$ 64.990,00
308 Griffe THP: R$ 74.990,00
Segurança:
· Airbag lateral e de cortina;
· Alarme;
· Sensor de estacionamento traseiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário