Com um show do cantor Nando Reis, a Renault encerrou, ontem, à noite, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o lançamento para a Imprensa Automotiva de seu mais novo modelo - e o único totalmente concebido no Brasil - o Duster Oroch, a primeira picape da história centenária (117 anos) da marca francesa, depois do carro surgir de forma interplanetária no palco.
A Oroch, como adiantei, no breefing que publiquei ao terminar o test-drive, é uma picape muito interessante: confortável no asfalto, mesmo o ruim - diria que melhor do que a SUV Duster -, e espaçosa na acomodação dos passageiros.
A altura do carro de 20,6 cm em relação ao solo, com pneus e rodas 215/65 R16, garante ao motorista uma posição elevada, privilegiada, na direção oferecendo uma perfeita visibilidade exterior.
Em piso off road, estrada bem esburacada, a Oroch faz realçar sua suspensão, tipo multilink, preparada para 650 kg de carga. Nas ruas do Rio, as depressões do asfalto mal são percebidas.
Em relação à SUV Duster, a Eroch, de cabine dupla, ganhou mais 15 cm na distância entre eixos, o que significa mais conforto para os ocupantes, e 36 cm a mais no comprimento do carro.
A Eroch, que é fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná, será vendida a partir de 1º de novembro, em três versões, duas com motor 1.6 16V Flex:
Expression, por R$ 62.290,00, e
Dynamique, R$ 66.790,00, e
uma de motor 2.0 16V Flex:
Dynamique, que custa R$ 70.790,00.
A picape tem três anos de garantia e se acordo com o presidente Olivier Murgaret, terá um plano de revisões especial que tornará esse serviço mais barato.
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O capô do motor possui um amortecedor que o segura aberto, eliminando o velho sistema do ferro manual. |
Os motores são os mesmos que equipam o SUV Duster. O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
O câmbio no motor 1.6 16V, tem uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4x2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas.
Já a versão 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4x4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade. O presidente da Renault para a América Latina, Olivier Murguet, garantiu que a Oroch receberá numa segunda fase, ainda sem prazo definido, versão com câmbio automático e tração 4x4.
Para criar uma caçamba, de 683 litros, que possa além de carga comum transportar, por exemplo, motocicletas - com o uso de extensor, vendido como opcional - e ao mesmo tempo moderna os engenheiros capricharam no design com belos perfis laterais, cravando alargadores nos para-lamas, encimados por barras Santo Antônio.
Espaço e conforto
Chama a atenção na Oroch a facilidade de acesso ao habitáculo de cinco lugares. Nos bancos da frente há um espaço de 85,6 cm e no assento traseiro, 87,7 cm, para cabeças, e para os joelhos é 15 cm, maior entre as picapes compactas e não muito distante das médias.
O volante, com teclas de acionamento do controlador e limitador automático de velocidade e do controle do rádio, tem empunhadura agradável.
Os instrumentos no painel são visíveis e a posição de dirigir pode ser acertada através dos ajustes de altura do banco e da coluna de direção.
O acabamento interior é cuidadoso e o painel central expõe o sistema Media NAV Evolution. Os mostradores, velocímetro, nível de combustível e computador de bordo, inclusive com o modo Eco no painel atrás do volante.
Na cabine, há porta-objetos nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, no console central e porta-copos na dianteira e na traseira.
O ar condicionado é eficiente e suas saídas são do tipo mais confortável para os ocupantes dos bancos da frente, pois podem ser regulados sem o vento ir direto para cima do motorista e do carona.
E os dois vidros traseiros abrem normalmente, algo pouco comum nas picapes. Tem sensor de ré. E um bom isolamento acústico.
Para terminar as impressões sobre a Eroch é necessário falar sobre a sua estabilidade da picape. No teste de velocidade, ficou clara a segurança que o carro transmite.
A Eroch 2.0 tem um desempenho vigoroso, com respostas rápidas.
Na versão 1.6, naturalmente, pela natural diferença de potência dos propulsores, o carro que tem a mesma estabilidade e conforto e com a mesma capacidade de carga, não tem um comportamento mais lento, mas com o motor cheio não deixa ninguém mal visto.
Veja a ficha técnica das
duas motorizações da Eroch.
Versões / Motores
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1.6 16V
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2.0 16V
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Expression/Dynamique
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Dynamique
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Arquitetura
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Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas
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Motor
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Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros
em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
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Tração
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Dianteira 4x2
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Cilindrada
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1.598 cm³
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1.998 cm³
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Diâmetro x Curso (mm x mm)
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79,5 x 80,5
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82,7 x 93,0
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Potência máxima (ABNT)
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110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
115 cv (etanol) @ 5.750 rpm
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143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
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Torque máximo (ABNT)
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15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina)
15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol)
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20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
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Alimentação
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Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
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Pneus/Rodas
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215/65 R16
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Suspensão Dianteira
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Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos
telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
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Suspensão Traseira
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Multilink independenteeMacPherson, amortecedores
hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
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Freios
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Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos
ventilados
de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores
de 229 mm de diâmetro
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Direção
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Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
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Câmbio
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Manual 5 velocidades
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Manual 6 velocidades
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Relação de marcha
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1ª ..................3,73:1
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1ª....................3,73:1
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2ª ..................2,05:1
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2ª....................2,11:1
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3ª ..................1,32:1
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3ª....................1,45:1
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4ª ..................0,97:1
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4ª....................1,11:1
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5ª ..................0,82:1
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5ª....................0,91:1
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--
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6ª....................0,77:1
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Diferencial
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4,93:1
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4,44:1
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Tanque combustível
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50 L
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Volume da caçamba
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683L
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Carga útil
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650kg
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Peso em ordem de Marcha
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1.292 kg
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1.346 kg
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Entre eixos
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2.829 mm
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Comprimento
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4.693 mm
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Altura
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1.695 mm
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Largura
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1.821 mm
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Largura c/espelhos
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1.997mm
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Altura livre do solo
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206 mm
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Ângulos de entrada
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26°
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Ângulos de saída
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19,9°
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Velocidade máxima
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160 km/h (gasolina)
164 km/h (etanol)
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178 km/h (gasolina)
186 Km/h (etanol)
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Aceleração
0 a 100 km/h
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14,3 segundos (gasolina)
13,2 segundos (etanol)
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10,6 segundos (gasolina)
9,7 segundos (etanol)
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Consumo Estrada
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10,9 km/l (gasolina)
7,5 km/l (etanol)
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10,8 km/l (gasolina)
7,3 km/l (etanol)
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Consumo Cidade
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9,6 km/l (gasolina)
6,6 km/l (etanol)
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9,2 km/l (gasolina)
6,4 km/l (etanol)
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