Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 19 de maio de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais convida a uma visita ao Mineirão - o Estádio Mané Garrincha -, seu Museu, e ainda as belas cachoeiras no interior mineiro




Coluna 
Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira




Curiosidades sobre o Mineirão

Mineirão atração da capital mineira


O maior palco do futebol mineiro, um dos mais conhecidos do Brasil e do mundo, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, inaugurado em 1965, tem muitas histórias ao longo desses 54 anos, com muitas emoções dos jogos, torcidas cantando e vibrando junto com seus times do coração, jogos da seleção brasileira em vários campeonatos como Copa América e Copa do Mundo, além de shows de artistas nacionais e internacionais. 

O Mineirão passou por reformas para a Copa do Mundo em 2014, desde a reforma do Mineirão, finalizada em 2012, o educativo do estádio permite que os visitantes tenham uma experiência completamente diferente da vivenciada nos dias de jogos, incluindo tour guiado aos bastidores do estádio e visita ao Museu Brasileiro do Futebol, que expõe a história do esporte em Belo Horizonte e no Brasil.

Para visitar o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol é necessário comprar o ingresso da visita guiada aos bastidores do Mineirão os visitantes têm direito também de conhecer o Museu Brasileiro do FutebolO ingresso é único e inclui as duas atividades. 

Museu Brasileiro do Futebol (MBF) está localizado nas dependências do Mineirão e o acervo é composto por objetos relacionados desde à época da construção e inauguração do estádio aos dias atuais. 

As peças do museu estão distribuídas entre salas temáticas e descontraídas, seguindo uma ordem cronológica. Algumas destas salas permitem a interação dos visitantes com as obras, através de vídeos, jogos e totens interativos, por exemplo.  
  
As primeiras salas do Museu Brasileiro do Futebol são dedicadas à história da construção de Belo Horizonte e do Mineirão. Construído na década 60, o empreendimento contou com a participação de engenheiros, arquitetos, políticos, operários, imprensa, entidades esportivas e população de Minas Gerais. 

O Mineirão foi considerado na época o segundo maior estádio de futebol do Brasil e do mundo. Atualmente, estas posições são ocupadas pelo Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e pelo Salt Lake Stadium, na Índia. Mineirão caiu para a quinta posição dos maiores estádios brasileiros.

Na sala Mineirão: Construção e Inauguração” estão expostos alguns itens da inauguração do estádio em 1965, como faixas, fotografias e placas de homenagens.

As demais salas dedicam espaço aos jogos já realizados no estádio, inclusive, na Sala das Fichas” estão expostas fichas de registros de aproximadamente 4 mil jogos disputados por lá, desde a inauguração até junho de 2010.

Já na sala Mineirão em Atividade” há bandeiras doadas por times que jogaram no estádio, além de outros objetos dos primeiros anos de funcionamento do Mineirão.

Entre 2010 e 2012 o Mineirão passou por uma significativa reforma para se adequar aos padrões necessários para a realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 e, desde então, passou a ser administrado pela Minas Arena . 

As obras se estenderam por todas as dependências do estádio, incluindo a área externa, onde foi construída a Esplanada do Mineirão , local utilizado para a realização de shows e eventos, além de permitir que o público pratique esportes. 

Skate, patins, bicicleta, corrida e caminhada são as modalidades mais praticadas. O processo de remodelação do estádio está documentado com fotos no Museu Brasileiro do Futebol, na sala “O Novo Mineirão”.

Na “Sala das Confederações” o visitante encontra uma maquete do novo Mineirão, além de camisas de seleções e imagens que relembram a Copa das Confederações FIFA de 2013, já que o estádio também sediou alguns jogos na ocasião.

As demais salas exploram o assunto futebol de uma forma geral, incluindo ainda dados históricos e curiosidades sobre o esporte. 

Na sala ABC do Futebol os visitantes conhecem as regras e expressões usadas no futebol, além de acompanhar a evolução do mesmo com o passar dos anos e na sala “Os Imortais do Futebol” são apresentadas biografias de algumas personalidades do futebol brasileiro, incluindo jogadores e técnicos.


  O tour guiado aos bastidores do Mineirão é realizado em grupos e na companhia de um educador do Museu Brasileiro do Futebol. 

O trajeto pelos bastidores do estádio tem duração aproximada de uma hora e pode sofrer alterações, caso tenha eventos e demais programações sendo realizadas no local. Mas, basicamente, os visitantes conhecem áreas restritas que são utilizadas por jogadores e imprensa nos dias de jogos.

No tour aos bastidores do Mineirão, os principais locais que os turistas podem conhecer são o vestiário, área de trabalho da imprensa, Mineirão Tribuna  (uma área reservada, com vista privilegiada do gramado e com espaço de entretenimento em dias de jogos), áreas premium, arquibancadas, bancos dos jogadores reservas e um pedacinho restrito do gramado.


Centenas de objetos da história do Mineirão estão no museu

O visitante pode tirar fotos com dois itens decorativos da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Brazuca e o Fuleco. Afinal, o Mineirão é um dos estádios brasileiros que sediaram os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014. Inclusive, foi o local da histórica derrota do Brasil para a Alemanha nas semifinais, conhecido como Mineiraço. Como esquecer o 7 x 1?!


Após visitar o Museu Brasileiro do Futebol e os bastidores do Mineirão a dica é estender o passeio e caminhar pela Esplanada.

Informações úteis

Visita aos bastidores do 
Mineirão e Museu Brasileiro do FutebolConfira os horários de funcionamento: Terça-feira das 9h às 20h, com permanência até às 21h. Quarta a sexta-feira das 9h às 17h, com permanência até às 18h.

Sábado e domingo das 9h às 13h, com permanência até às 14h. O Museu Brasileiro do Futebol e as visitas ao estádio não funcionam em feriados. 

Os valores dos ingressos são R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). O ingresso é único e válido para os dois espaços (estádio e Museu Brasileiro do Futebol)A bilheteria comercializa ingressos apenas para visitação no dia vigente. 

Crianças até 3 anos e guias de turismo credenciados não pagam entrada. Meia entrada para menores de 21 anos, estudantes, professores, maiores de 60 anos e pessoas com necessidades especiais. 

Em dias de jogos e eventos, o MBF e as visitas ao Mineirão funcionam em horário diferenciado, podendo ser canceladas, conforme o caso.  As visitas ao estádio acontecem de hora em hora e têm capacidade máxima de 40 pessoas por horário. 

Grupos acima de 10 pessoas deverão fazer agendamento prévio pelo telefone (31) 3499-4312, (31) 3499-4304 ou pelo e-mail: educativo@estadiomineirao.com.br.

Para visitas em grupos inferiores a 10 pessoas, basta se dirigir à recepção do museu e adquirir o ingresso para o dia vigente, mediante disponibilidade de ingressos. As áreas do estádio destinadas às visitas podem sofrer alterações, devido a eventos no local. 

As fotografias e filmagens não comerciais são liberadas, sem uso do flash. Não é permitido entrar com bolsas, mochilas e similares no museu. No local há armários gratuitos, com chave, para os visitantes guardarem seus pertences pessoais. 

Não é permitido fumar nas dependências do MBF e do estádio. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do museu. Acessibilidade para pessoas necessidades especiais. 

Em dias que não há eventos no estádio, costuma ser bem tranquilo encontrar vagas na rua para estacionar. Já estacionamos na A. Presidente Carlos Luz, próximo à Escola de Veterinária da UFMG e na Av. Coronel Óscar Paschoal. 

A Esplanada do Mineirão recebe os visitantes diariamente de 7h às 22h. O horário está sujeito a alterações devido a festas e eventos. 

O Mineirão adota medida sustentáveis na estrutura e nas ações, como o uso de energia solar, reaproveitamento de resíduos e de água da chuva. 
Clique aqui para mais informações. 

O tradicional Feirão de Carros no Mineirão ocorre todos os domingos, das 6h às 13h. 
Clique aqui para mais informações.
Serra da Canastra
A região do sudoeste de Minas Gerais, que abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, é destino de natureza exuberante e diversas belezas naturais. 

Quem visita o lugar, se encanta com os cenários típicos de cerrado com campos rupestres, vegetação de Mata Atlântica e, principalmente, com suas cachoeiras. Isso porque, por lá, há diversas quedas d’água que ultrapassam os cem metros de altura e formam paisagens de tirar o fôlego.

O Parna Serra da Canastra abrange as cidades de São Roque de Minas, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio e, em seus quase 200 mil hectares, é destino para ecoturismo, aventura e turismo contemplativo. 

Não à toa, em 2018, o lugar foi considerado – de acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais - o ponto turístico mais visitado do Estado, com mais de cem mil turistas.

Para desbravar os atrativos do parque, há diversas trilhas, desde as mais leves até algumas que exigem maior condicionamento físico. 

Entre as cachoeiras, estima-se que são cerca de 30 catalogadas, algumas têm acesso liberado, outras disponíveis somente para contemplação.
A seguir, listamos seis quedas imperdíveis para se conhecer em um roteiro pela Serra da Canastra.

Confira: Cachoeira Casca D’Anta



Com 186 metros de altura, a Casca D’Anta é a mais famosa da região e está listada entre as maiores quedas livres do Brasil. Para admirá-la, é possível fazer dois roteiros: o primeiro, pela parte baixa do parque, tem uma trilha de cerca de um quilômetro até seu poço. 

De lá, é possível observar bem de perto toda a abundância da queda formada pelas águas do rio São Francisco; já a rota da parte alta oferece vista para o cânion por onde o rio desce a serra, além de um mirante de onde é possível avistar parte da queda principal e algumas piscinas naturais.

Cachoeira da Chinela
Com fácil acesso de carro e uma trilha de menos de um quilômetro, a cachoeira, situada em uma propriedade particular em Vargem Bonita tem poço profundo bom para banho e uma queda de 30 metros.

RPPN do Cerradão
A cachoeira do Cerradão fica em uma reserva Particular do Patrimônio Natural localizada a cerca de dez quilômetros de São Roque de Minas. Com uma queda de 200 metros de altura dividida em três lances, a formação tem poços profundos bons para banho.

Cachoeira dos Rolinhos



Considerada a cachoeira mais alta do Parque Nacional, com 300 metros, a queda cai em forma de cascata formando poços de até 50 metros de extensão. Para admirá-la, há um mirante com acesso fácil via trilha.

Cachoeira do Capão Forro
O conjunto fica a cerca de cinco quilômetros de São Roque de Minas e abrange cinco cachoeiras e piscinas naturais. A do Mato, considerada a mais bonita, tem acesso a partir de uma caminhada de vinte minutos.

Poço das Orquídeas
A área pertencente à Cooperativa Agropecuária de São Roque de Minas é também conhecida como Lagoa dos Patos, uma referência a uma pequena lagoa que teria secado. 

Seu nome faz referência à maior atração da imensa fazenda de quase 560 hectares: uma piscina natural arredondada, com praia de cascalho, pequena cachoeira e muitas árvores com orquídeas.

Onde ficar
O Hotel Chapadão da Canastra é a opção ideal para curtir um roteiro completo na região. Unindo o rural e o urbano, com estrutura de hotel e aconchego de pousada, o empreendimento ocupa um terreno de cinco mil metros quadrados onde mais da metade é composta de exuberantes jardins que chamam a atenção de seus visitantes. 

Localizado à margem do Rio do Peixe, é possível encontrar ainda, pequenos animais silvestres e diversas espécies de pássaros. 

São 24 apartamentos com uma área de 25 metros quadrados, com banheiro completo, com frigobar, TV LED 32’, telefone, ventilador e ar condicionado, além de varandas com vistas da exuberante serra e do bosque que margeia a propriedade. 

Para o lazer o hotel oferece: piscina adulto e infantil, hidromassagem aquecida e barzinho, além de salão de jogos, loja de artesanatos, lavanderia, videoteca, lan house e wi-fi

Para conhecer melhor a região, o Chapadão da Canastra  disponibiliza veículos 4X4 para passeios nos melhores e mais procurados roteiros da Serra da Canastra.
Informações: chapadaodacanastra.com.br

O FESTURIS Gramado 
– A  principal Feira de Negócios do setor de Turismo e Eventos na América do Sul, o FESTURIS Gramado terá sua 31ª edição em 2019, de 07 a 10 de novembro. 

O evento se divide em Feira de Negócios, no período da tarde, com mais de 25 mil metros quadrados, 2.500 marcas em exposição, 15 mil profissionais de turismo visitantes de todo o mundo. 

Já o Meeting FESTURIS ocorre pela manhã, no Hotel Master, e é a parte de conteúdo oferecida aos profissionais. As inscrições da Feira de Negócios são free para agentes de viagens. 

Já profissionais em geral e estudantes pagam uma pequena taxa de inscrição. O evento deve abrir o suas inscrições no mês de maio. Inscrições abertas www.festurisgramado.com
_________________________________________________________________________________
 sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.