Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 10 de maio de 2019

VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Regional Centro-Oeste da SOGESP. Sediado em Bauru, o evento terá, pela primeira vez, curso sobre Endocrinologia e saúde da mulher. Serão realizados cursos práticos de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia e ainda o I Curso de Endocrinologia na Saúde da mulher

Em maio, acontecerá a VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) Regional Centro-Oeste. Será nos dias 17 e 18, na sede da Associação Paulista de Medicina, em Bauru.  

De acordo com o dr. José Roberto Salina, presidente da Regional Centro-Oeste da SOGESP, até ano passado, a Jornada acontecia bianualmente. Porém, por desejo e necessidade dos associados, a partir desta edição a realização se torna anual.   

“Nós sabemos como é o dia a dia do ginecologista e obstetra que reside e trabalha no interior do estado. Entendemos sua realidade, as dificuldades enfrentadas e o quanto é dispendioso fechar seus consultórios para buscar atualização científica, a qual é indispensável para o bom exercício profissional. É com isso em mente que a SOGESP cria e desenvolve tais eventos, tornando possível levar para perto dos associados conteúdo de alto nível”, explica Salina, médico ginecologista e mastologista.   

Preparada para receber todos os profissionais que se dedicam à saúde feminina, em especial os Gos e os residentes da especialidade, a Jornada é uma oportunidade ímpar no sentido da educação continuada presencial. 

Segundo o presidente da Regional, “diferentemente dos grandes congressos, nestes eventos, o participante tem a chance de ter um contato direto com os professores palestrantes, tirando suas dúvidas e aprimorando seus saberes”.  

Dr. Salina ainda acrescenta que, pela primeira vez, serão realizados cursos práticos de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia e de temas inéditos, relacionados à valorização profissional e programação financeira.   

“Serão dois dias de muitas atividades, mas também de momentos de descontração, oportunidades de relacionamento interpessoal e troca de experiências. Além das aulas e palestras de altíssima qualidade, estão programados um happy-hour e um jantar com congressistas e professores, realizados ao final do primeiro dia e ao final da Jornada, respectivamente. Esperamos por vocês, amigos”, finaliza o presidente.   

Endocrinologia e saúde da mulher  
Dentro da VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Regional Centro-Oeste da SOGESP acontecerá o I Curso de Endocrinologia na Saúde da mulher. Com um programa científico pragmático que possibilitará atualização sobre os temas mais relevantes da Endocrinologia feminina, o curso foi desenvolvido graças à integração entre médicos das duas áreas.  

“É importante sempre lembrar que o Ginecologista-Obstetra é o clínico da mulher. É a este profissional que elas recorrem para exames de rotina ou quando sentem mudanças na saúde. Daí a importância de realizarmos um curso dentro da Jornada: uniformizar as condutas entre as duas especialidades e debater as principais alterações endocrinológicas que acometem nossas pacientes”, pontua dr. José Roberto Salina.  

Segundo ele, o equilíbrio metabólico da mulher depende, especialmente, do bom funcionamento dos ovários, do pâncreas, da tireoide, das glândulas pineal e adrenais. Ainda, pacientes do sexo feminino costumam ter mais alterações na função tireoidiana e diabetes do que os homens.  

“Tais mudanças têm repercussão no metabolismo, no bem estar e na fertilidade, podendo comprometer o bom desenvolvimento da gestação. Os resultados disso são inúmeros, entre eles podemos citar abortamentos, prematuridade e alterações no desenvolvimento e na constituição do feto. Dessa forma, se faz necessário que nós, ginecologistas e endocrinologistas, trabalhemos em perfeita sintonia”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.