Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 7 de maio de 2019

O C3 WRC CHEGA AO CHILE PELA PRIMEIRA VEZ - A sexta rodada da temporada, terceira em cascalho depois de México e Argentina, introduz o C3 WRC no Chile, que hospeda um evento de campeonato mundial de ralis pela primeira vez. Com Sébastien Ogier - Julien Ingrassia e Esapekka Lappi - Janne Ferm, o Citroën Total World Rally Team está bem equipado para enfrentar com sucesso este novo desafio.



Sempre muito à vontade ao experimentar uma pista pela primeira vez, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia vão tentar conquistar o quinto pódio da temporada nesta nova rodada, depois de terem conquistado as vitórias gerais em Monte Carlo e México e o pódio na Córsega (2º) e Argentina (3º).

Embora eles ainda estejam ajustando certos pontos com a equipe à medida que se adaptam ao C3 WRC, a vitória no México e o pódio na Argentina, juntamente com as dez etapas conquistados nestes dois eventos, confirmam que eles já estão confortáveis ​​como carro no cascalho. 

Atualmente ocupando o segundo lugar na classificação do campeonato, eles estarão largando na segunda colocação no primeiro dia. 

Esta posição deve oferecer a dupla uma ideia geral de como seguir na competição, se as condições estiverem secas, além de oferecer uma vantagem significativa se chover.


Enquanto isso, Esapekka Lappi e Janne Ferm ainda precisam acumular mais milhas no C3 WRC nesta superfície, e é por isso que a abordagem deles será diferente, com a intenção de construir o ritmo durante o evento e ao mesmo tempo mostrar gradualmente toda a extensão de seu inegável potencial. 

Pela primeira vez, o par finlandês, que é uma das tripulações menos experientes do campeonato, não estará em desvantagem em relação aos seus rivais no que diz respeito ao conhecimento das estradas. 

Começando em oitavo na etapa de sexta-feira - desde que o tempo permaneça seco - também significa que as estradas serão varridas de cascalho solto e poeira por aqueles mais acima na ordem de marcha, permitindo que possam manter seus rolamentos em alta velocidade.


Como a realização de testes é proibido fora da Europa, a rápida transição da Argentina para o Chile descartou a possibilidade de realizar mais treinamentos. 

No entanto, a equipe do Citroën Total World Rally também se preparou para o Chile durante os quatro dias de testes realizados em Portugal, antes das rodadas sul-americanas. 

As superfícies da estrada são um pouco diferentes entre Argentina e Chile, então os engenheiros da Citroën usaram todas as informações disponíveis para adaptar a configuração básica do C3 WRC. 

Eles também vão procurar usar o shakedown, que será realizado em estradas representativas, para confirmar a direção tomada.


O que eles disseram

Pierre Budar, diretor da Citroën Racing Team“Sempre há algo empolgante em competir em um rali pela primeira vez. Este parece que vai ser realizado em algumas grandes estradas, o que deve contribuir para uma corrida altamente imprevisível, com as equipes em pé de igualdade no que diz respeito à experiência. O reconhecimento será fundamental, assim como nossa capacidade de ajustar nossa configuração básica. E depois há o clima, que pode desempenhar um papel fundamental. Mas estamos determinados a fornecer as tripulações com o melhor C3 WRC possível para que possamos conquistar nosso sexto pódio consecutivo do ano no Chile”.

Sébastien Ogier, piloto Citroën Total WRT
“Pelo que posso ver assistindo alguns vídeos disponíveis, as estradas parecem bem diferentes das que tínhamos na Argentina. Os estágios parecem ser bastante fluidos e rápidos, um tanto remanescentes dos que você recebe no País de Gales (Wales Rally GB) com todas essas seções através da vegetação rasteira. Espero que tenhamos um desempenho um pouco melhor aqui. Ainda há uma camada significativa de cascalho fino na superfície da estrada, o que pode complicar a vida dos primeiros corredores. Teremos que ver se a chuva que caiu recentemente limita a extensão em que as estradas estão limpas ou não ”.


Esapekka Lappi, piloto Citroën Total WRT“Depois de um começo difícil para a temporada, estou determinado a voltar ao caminho certo no Chile e sair com um resultado decente para poder recuperar a confiança ao volante, passo a passo. Espero que o tempo seja bom para nós na sexta-feira. Se permanecer seco, as estradas provavelmente serão limpas. Isso nos permitiria aproveitar ao máximo a ordem de descida e sair para o começo ideal. Os palcos parecem muito legais e interessantes. As superfícies da estrada parecem boas, ou pelo menos o fizeram quando foram filmadas para os vídeos fornecidos pelos organizadores do rali. ”

F
iguras-chave
16 etapas cronometradas, cobrindo um total de 304,81 km

30,72 km em El Puma, a etapa mais longa do rali, realizada duas vezes na perna de sexta-feira

32º Chile é o trigésimo segundo país anfitrião na história do campeonato mundial de rali

63 o alto número de inscrições, comparado com 23 e 25 respectivamente no México e na Argentina este ano

Programação 
Embora o rali seja baseado na cidade costeira de Concepción (mais de 220.000 habitantes), as etapas serão realizadas principalmente nas florestas localizadas ao sul, entre a costa do Pacífico e o Rio Biobio, o segundo maior rio do país.

É provável que as estradas limpem, se o tempo permanecer seco em cujo caso os estágios cronometrados deverão ser razoavelmente fluentes e rápidos. 

No entanto, o clima pode - como aconteceu na Argentina - atrapalhar o assunto, sendo o mês de maio tipicamente um dos mais chuvosos nessa parte do Chile.

A ação começa na sexta-feira, com a etapa mais longa do fim de semana, a uma distância competitiva de 125,27 quilômetros e com duas corridas em El Puma, o maior estágio do rali.

Ainda mais do que o habitual, o reconhecimento e o trabalho feito posteriormente usando as imagens a bordo podem ser cruciais. 

Precisando fazer anotações para cada um dos 305 Km cobertos durante o fim de semana, os pilotos devem manter a concentração máxima para descrever as estradas com precisão e consistência, em apenas duas corridas a velocidade limitada. 

As equipes que conseguirem fazer isso e que, na verdade, forem capazes de fazer isso nas primeiras corridas competitivas, podem criar lacunas ainda maiores do que o normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.