Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 17 de maio de 2019

A Citroën lança um verdadeiro OVNI no mundo automotivo, o carro conceito 19_19, elétrico, que rompe os códigos automobilísticos. Tem autonomia de 800 km e retoma a carga para 600 km em 20 m,. Chega de 0 a 100 km/h em 5s, embora não passe dos 200 km/h de velocidade máxima. Os ocupantes ficam numa cabine suspensa e o caro conta com condução autônoma. O texto é um pouco longo, mas deixo-o o mais agradável possível para sua prazerosa leitura



Depois do Ami One Concept, revelado em fevereiro simbolizando a mobilidade urbana elétrica, a Citroën apresenta o carro conceito 19_19, uma visão da mobilidade que oferece a fuga das cidades por meio de viagens extremamente confortáveis. 

Ambos os conceitos elétricos correspondem totalmente às necessidades dos clientes que desejam plena liberdade de locomoção num mundo adepto do "sempre mais".



Manifesto da Marca, o 19_19 Concept é uma expressão não-convencional, em ruptura com os códigos automobilísticos. É um produto aerodinâmico tecnológico dotado de proporções fora dos padrões, com uma cápsula transparente suspensa e design espetacular, inspirado na aeronáutica.



Uma visão extrema do conforto ao serviço da mobilidade de amanhã:

Por sua concepção: uma arquitetura e materiais pensados para fazer do espaço interno uma verdadeira sala de estar, envolvendo cada ocupante num casulo, em que cada assento oferece uma experiência única de conforto absoluto;


Por suas tecnologias: um conceito 100% elétrico com autonomia de 800 km, um verdadeiro tapete voador para uma cabine suspensa equipada com suspensões dotadas de Batentes Hidráulicos Progressivos ®. 



Uma pilotagem ativa inteligente dotada de tecnologias de condução autônoma e de um Assistente Pessoal proativo que interage espontaneamente com os passageiros, oferecendo a cada um deles uma nova experiência de viagem.

O 19_19 Concept foi apresentado em estreia mundial no Salão VivaTech de Paris, ontem (16/5) de 2019.


"O 19_19 Concept é a nossa visão para o futuro do automóvel, tecnológica, inovadora e preservando ao mesmo tempo os fundamentos que há 100 anos norteiam a Citroën: uma marca à escuta de seus clientes, que coloca o ser humano no centro de suas preocupações, fiel à sua assinatura "Inspired by You". 

O design, a criatividade, a inovação estão e permanecerão no centro do DNA da Citroën. O 19_19 Concept é a demonstração disso."

Linda Jackson, diretora-geral da Citroën


O essencial
Para comemorar 100 anos de audácia e criatividade ao serviço da mobilidade, a Citroën tinha que apresentar um produto espetacular, um verdadeiro OVNI no mundo automobilístico. 

Um manifesto disruptivo da marca, que rompe com padrões vigentes e ilustra uma visão de mobilidade voluntariamente não convencional, prospectiva e livre de qualquer impedimento. 

Dotado de proporções totalmente inabituais no universo automobilístico e inspirado tanto no universo da aeronáutica como no de mobiliário de interiores, o 19_19 Concept é inconfundível, com suas formas afuniladas e puras, seus detalhes tecnológicos elaborados e seus diferentes níveis de leitura.

Ao fazer do espaço interno uma verdadeira sala de estar sobre rodas, o 19_19 Concept exalta o conforto e leva o programa Citroën Advanced Comfort® ao extremo. 

Ao idealizar uma verdadeira cabine suspensa graças às novas suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos ® associadas a uma pilotagem ativa inteligente, o 19_19 Concept cria um ambiente único que adota os códigos do mobiliário, disponibilizando assentos individualizados que expressam, cada um a seu modo, uma visão do conforto. 

O 19_19 Concept também é inovador e futurista devido à sua tecnologia de condução autônoma que oferece ao motorista a possibilidade de delegar a condução ao veículo. 



Apoiando-se fortemente na inteligência artificial, ele conta com um Assistente Pessoal integrado ao painel de instrumentos, que assume o controle do veículo nas fases de condução autônoma e interage com os passageiros graças a um sistema preditivo e proativo que antecipa as necessidades de cada um.

Graças ao grupo motopropulsor 100% elétrico, o 19_19 Concept reduz a pegada ecológica, amplia o conforto a bordo graças à ausência de ruídos e vibrações e prova, ao oferecer uma autonomia de até 800 km, que longas viagens também se conjugam no modo elétrico. 

Pensado para proporcionar uma condução cada vez mais serena e descontraída, o conceito pode ser recarregado por indução, parado ou em movimento quando houver infraestruturas compatíveis.

O 19_19 Concept reinventa as longas viagens sob os traços de um veículo ultra confortável que oferece aos ocupantes um trajeto regenerador e vivificante. 

Uma abordagem moderna do design e da tecnologia ao serviço de uma nova experiência automobilística que propicia um autêntico "detox mental", para dar às viagens seu merecido valor: momentos de descontração, calma e bem-estar.

O 19_19 Concept é a resposta suprema da Citroën às viagens do amanhã, inspiradas pelo desejo de uma mobilidade livre e estimulante.




Um conceito com design fora dos padrões
O 19_19 Concept foi buscar uma grande parte de sua inspiração na aeronáutica, um setor em que o aerodinamismo e a minúcia dos detalhes têm uma importância primordial. 

À primeira vista, o 19_19 Concept se caracteriza por uma silhueta totalmente inédita, poderosa, eletrizante, que pode ser interpretada em vários níveis. Um conceito de design hiperexpressivo e novo, que transgride os códigos convencionais dos carros autônomos elétricos. 

O design exterior do 19_19 Concept pode se decompor em várias camadas: uma cabine suspensa inteiramente envidraçada, rodas sobre dimensionadas, uma subestrutura técnica que deixa aparente o modo de propulsão elétrica e as suspensões.

Cápsula transparente suspensa
A silhueta nada convencional do 19_19 Concept se assemelha à fuselagem de um avião e à bolha transparente de um helicóptero. 

É uma cápsula que levita sobre 4 rodas "Super Tall & Narrow", sugerindo o conforto de um tapete voador para passageiros transportados por um carro que parece voar acima da estrada. 

Pronto para entrar em ação, solidamente assentado nas rodas situadas nos 4 cantos, o 19_19 Concept impressiona pelo comprimento de um entre-eixos que mede 3,10 m, suficiente para acomodar um tapete de bateria de dimensões excepcionais. 

O design da cabine faz com que ela pareça suspensa sobre as 4 rodas, com as suspensões servindo de interface entre a cabine e as rodas.  

As suspensões tecnológicas, com Batentes Hidráulicos Progressivos ® e pilotagem ativa inteligente comprovam que a Citroën sempre quis fazer de seus modelos verdadeiros "tapetes voadores". As suspensões são aparentes, exibidas no espaço interior.

Tela de boas vindas nas portas
Com curvas acentuadas, o interior do carro possui proporções inéditas e uma largura aumentada no espaço para os cotovelos e ombros, de modo a acolher os passageiros nas melhores condições. 

Com uma largura pronunciada, o design dessa bolha envidraçada inspirada na aeronáutica esboça de cada lado uma asa de avião, reforçando assim a impressão de robustez, de largura e aerodinâmica. 

Uma lateral na qual se integra um black panel na altura da porta dianteira, servindo de interface de boas-vindas quando se aproximam do veículo. 

O carro reconhece o condutor, o acolhe e interage com ele por meio do black panel inserido em cada porta, um verdadeiro assistente pessoal que permite transmitir mensagens gráficas animadas para ilustrar, por exemplo, a abertura e o travamento das portas.

Transparência & contraste de cores

Na frente, o vidro tem uma tonalidade cinza, a qual permite que os passageiros vejam e sejam vistos a meia altura, enquanto atrás uma decoração micro perfurada azul preserva a intimidade dos passageiros, que podem ver sem serem vistos. 

Duas experiências diferentes entre a fileira 1 e a fileira 2, materializadas por duas tonalidades distintas, marcadas e bem dissociadas: preto na frente e azul atrás. 

O 19_19 Concept se inspira também no legado na Marca através do Azul Rosalie, uma tonalidade viva e profunda, em referência ao veículo Petite Rosalie. Esse azul luminoso, quase elétrico, é anodizado, não envernizado, tecnológico e futurista.



Rodas "super tall & Narrow" 

desenvolvidas pela Goodyear


Ilusão de continuidade entre a roda e pneu
As rodas foram concebidas e desenvolvidas em parceria com o fabricante Goodyear, cujo monograma adorna cada pneu. 

Essas rodas sobre dimensionadas de 30’’, com um diâmetro de 930 mm e dotadas de pneus 255/30 R30, exibem um design revolucionário e excepcional. 

As rodas estão fora dos padrões não apenas em termos de dimensões, como também de concepção, com tecnologias inovadoras e um design inspirado em engrenagens, elementos que estão na origem do logo da Citroën. 

Enquanto uma roda convencional é constituída por um aro e um pneu, no 19_19 Concept a roda é híbrida. As equipes da Goodyear aceitaram o desafio de criar uma continuidade perfeita entre o pneu e o aro da roda, projetando o 19_19 Concept num mundo futurista em ruptura com os códigos automobilísticos convencionais, dando a impressão que o veículo se locomove sobre esferas independentes.

Conforto acústico e de filtragem

O pneu e a roda parecem formar um único elemento, com a borracha que se prolonga sobre os aros para criar um conjunto perfeitamente integrado e decididamente único , contribuindo para o conforto acústico. 

Acima das rodas e em total coesão com elas, os para-lamas, ao mesmo tempo separados da carroceria e integrados às rodas, sugerem rodas totalmente independentes da carroceria: a cabine parece repousar sobre 4 esferas elaboradas que a isolam totalmente da estrada. 

Desenvolvidas pela Goodyear especialmente para o 19_19 Concept, as rodas contribuem amplamente para o conforto de rodagem proporcionado pelo 19_19 Concept.




Logo centenário com cubo fixo
Outro elemento hipnótico das rodas é o logotipo centenário com cubo fixo que permanece na horizontal mesmo quando as rodas giram, deixando o logo Citroën Origins visível mesmo quando o veículo está em movimento. 

Trata-se de mais uma referência à história da Marca, e especialmente ao famoso cisne que simboliza o motor flutuante, integrado desde o Rosalie. O logotipo centenário com cubo fixo acentua o aspecto imperturbável do veículo, que parece sobrevoar a estrada.

Um design aerodinâmico e 
detalhes tecnológicos elaborados
O aerodinamismo do 19_19 Concept foi especialmente trabalhado, a exemplo dos modelos legendários da Citroën, do DS ao XM passando pelo CX, particularmente eficientes. 

O esforço para alcançar um aerodinamismo perfeito inspirou fortemente a expressão estilística do 19_19 Concept, com a busca do máximo de aderência, de um arrasto minimizado por fluxos de ar otimizados ao redor do veículo, aéreo e afastado do solo.



Uma face dianteira tecnológica 
desestruturada e futurista

Transferência e tecnologia

Fora do comum, o 19_19 Concept integra um duplo capô transparente com um duto de ar direcionado para o para-brisa de modo a favorecer o aerodinamismo do veículo. 

O capô superior, muito curto, serve de aerofólio e de suporte para a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em "Y" , na sequência dos últimos conceitos da Marca: o CXPerience Concept e o Ami One Concept. 

O 19_19 Concept ostenta uma nova divisão da assinatura luminosa Full LED que integra totalmente os chevrons, na forma de uma dupla ranhura geométrica. 

A linha luminosa superior corresponde à totalidade da extremidade do capô superior, formando sua aresta frontal, enquanto a linha luminosa inferior corresponde à extremidade do capô inferior. 

Essa nova disposição dos chevrons e da assinatura luminosa, tecnológica e flutuante, substitui os tradicionais frisos cromados.

A bolha envidraçada do espaço interior, num traço de estilo totalmente inédito ao serviço da funcionalidade, é visível sob o duplo capô, revelando assim o espaço interno: no interior, os passageiros podem ver a estrada que corre debaixo de seus pés. O capô superior possui câmeras de retrovisão integradas em suas extremidades traseiras.

Exibição dos elementos estruturais

O 19_19 Concept repensa os códigos automobilísticos e deixa transparecer os elementos técnicos debaixo do capô, com uma área deliberadamente aberta que normalmente é ocultada pelo para-choque e o motor. 

Dessa forma, além do elemento envidraçado que serve de traço de união entre o exterior e o interior, também podem-se ver as suspensões do veículo, destacadas e tratadas de forma tecnológica, os radares, bem como outros sensores utilizados no modo autônomo. 

Toda a estrutura das suspensões, das rodas, dos para-lamas, é ornamentada com ranhuras que reproduzem os chevrons emblemáticos da Citroën, uma especificidade inaugurada no Ami One Concept. 

Essa escolha acentua ainda mais a expressividade da face dianteira, reforçando sua personalidade e criando um nítido diferencial em relação aos produtos automobilísticos convencionais.



Face traseira tecnológica em 

coerência com a face dianteira


Assinatura coerente
Fazendo contraponto à face dianteira, a face traseira adota as mesmas características: a bolha da porta traseira, a subestrutura aerodinâmica, a assinatura luminosa. 

Fazendo referência a alguns modelos míticos da Marca, como o Ami 6, o CX ou ainda, mais recentemente, os C5 e C6, o 19_19 Concept possui uma janela côncava na porta traseira. 

Em total coerência com a frente, a face traseira ostenta a mesma assinatura luminosa, com dois traços de luz de LED em "Y " que integram os chevrons, reforçando a base do veículo e formando um spoiler aerodinâmico.

Encenação tecnológica no teto

No teto composto por linhas extremamente puras, dois LIDAR, sistemas de medição por detecção a laser, estão posicionados acima dos passageiros traseiros. 

A exemplo de uma empenagem de avião dupla, eles estão propositadamente presentes e totalmente desintegrados, valorizados. Assim como na aviação, eles funcionam em pares, a função é redundante para aumentar a segurança.

Subestrutura que se afirma e 
exalta a tecnologia 100% elétrica
Quanto mais nos aproximamos do conceito, mais os detalhes adquirem importância. Os elementos técnicos e detalhes tecnológicos do veículo, normalmente ocultos, estão aqui deliberadamente expostos, trabalhados dentro do espírito da aeronáutica, desintegrados, cada um com sua própria função. 

Embora o 19_19 Concept seja uma bolha puríssima, os elementos técnicos estão intencionalmente expostos, com as tecnologias praticamente em estado bruto e valorizadas, inclusive os diodos luminosos que indicam a entrada em funcionamento das diferentes partes técnicas que gerenciam a propulsão elétrica ou os dispositivos de condução autônoma.

A subestrutura do 19_19 Concept foi projetada como um skate board, uma plataforma técnica assumida e não dissimulada que acolhe as baterias da propulsão elétrica e todos os elementos técnicos. 

Inteiramente carenada, ela inclui apêndices e dutos aerodinâmicos para otimizar os fluxos de ar, bem como diversos sensores e radares que contribuem para o funcionamento do veículo. 

Na parte traseira, embaixo da cabine, a forma de proa favorece a aerodinâmica do veículo, para conter o fluxo de ar, inspirada no leme de uma aeronave.

Em referência à origem francesa da marca Citroën, a subestrutura integra três traços coloridos formando a bandeira tricolor francesa. Todos os elementos técnicos têm acabamento preto, alguns foscos e outros brilhantes, com o contraste entre eles destacando sua função.

"Com o 19_19 Concept, nós quisemos romper com os códigos automobilísticos e criar um veículo impactante, com um design forte e potente inspirado no mundo da aeronáutica. Aerodinâmico e tecnológico, o 19_19 Concept é uma bolha de conforto que sobrevoa a estrada, com detalhes primorosos, como as assinaturas luminosas de nova geração, os apêndices aerodinâmicos ou as rodas desenvolvidas juntamente com a Goodyear", segundo Pierre Leclercq, diretor de Estilo da Citroën.



Um conceito que leva o conforto ao extremo






Um interior projetado como uma sala de estar

O 19_19 Concept leva o conforto ao extremo ao recriar uma verdadeira sala de estar no espaço interior. É um pouco como se fosse um prolongamento do domicílio dos passageiros, uma extensão que faz com que eles se sintam tão à vontade no carro como em casa, com tranquilidade, silêncio e calma.

O tema da sala de estar em destaque. A sala de estar dos sonhos é uma composição de belas peças, um conjunto único composto por produtos diferentes, materiais diferentes e às vezes, por estilos diferentes. 


Da mesma forma que numa uma sala de estar, composta por um sofá, uma chaise longue, pufes e poltronas de leitura, com móveis separando diversos espaços, cada pedacinho do interior tem sua especificidade e proporciona experiências diferentes, um conforto postural diferente, dependendo das vontades. 

O produto oferece assim diversas maneiras de desfrutar do programa Citroën Advanced Comfort®, com regulagens diferentes, dependendo dos lugares.

As equipes da Citroën criaram um conceito que domina a estrada, com um ponto de visão alto. Os passageiros têm assim a impressão de poder sobrevoar a estrada sem restrições, de dominá-la a partir do momento em que entram no veículo. 


As portas autoclaves, com abertura invertida, sem coluna B, proporcionam um acesso a bordo excepcional, sem restrições, facilitando o ato de sentar e de sair do veículo. 

A altura dos olhos em relação ao solo é semelhante à dos SUV contemporâneos; a visibilidade, a postura e o acesso a bordo contribuem amplamente para o conforto.

O design do 19_19 Concept é composto por formas geométricas puras e nítidas, sem floreios. Dotado de cores calorosas e profundas, com uma base de tons azuis e vermelhos, na continuidade do Ami One Concept, ele cria um resultado que oscila entre azul, vermelho e roxo, graças a uma trama em 3D. O mesmo tecido se encontra em todo o interior, em diferentes escalas, do chão ao teto.



Um universo específico em 
cada lugar, um conforto à la carte





Uma resposta individualizada para cada passageiro
Cada lugar do interior foi pensado com o objetivo de oferecer uma experiência única e individualizada, com cada passageiro podendo escolher sua própria experiência de viagem. 


A viagem não é um inconveniente, mas um momento de prazer: as pessoas se sentem em casa no veículo, onde gostam de desfrutar momentos de descanso, de bem-estar, um tempo útil ao invés de um tempo perdido ou imposto. 

Os passageiros, sejam eles familiares, amigos, colegas ou apenas pessoas compartilhando o veículo, viajam todos juntos e têm a possibilidade de permanecer em sua bolha ou de interagir: são experiências de viagem de um novo tipo. 

Acabou-se a época em que o condutor ocupava um lugar privilegiado no veículo. Todos os passageiros agora dispõem de um lugar especial, atendendo aos desejos de todos e oferecendo-lhes a comodidade de escolher seu próprio conforto. 

Uma experiência verdadeiramente personalizada: no interior do 19_19 Concept, os passageiros podem ler um livro, folhear uma revista, jogar vídeo game, pedir uma refeição, escutar ou compartilhar música, assistir a um filme … e até conduzir, se o condutor assim o desejar!

O lugar do condutor: 

conforto e sustentação em todas as circunstâncias
O lugar do condutor é dedicado à condução: uma condução extremamente intuitiva com comandos simplificados. Para tornar a condução confortável e agradável, o banco do condutor possui uma estrutura bruta, protetora, sobre a qual está fixado o assento ultra confortável, macio e envolvente, como se fosse uma grande almofada ampla e espessa adicionada à estrutura. Sinal de modernidade, o banco é oco na altura do encosto e do apoio de cabeça, 'sonificado' e sobre dimensionado. 


O condutor se mantém numa postura de condução muito confortável e o veículo facilita-lhe a vida graças, entre outros, ao head-up display através do para-brisa com realidade aumentada que lhe fornece as informações necessárias a uma condução antecipatória e tranquila.

A chaise longue, um lugar 

privilegiado para o passageiros dianteiro
O lugar do passageiro dianteiro é um verdadeiro espaço dedicado à viagem e ao relaxamento, imerso em serenidade e harmonia. 


O passageiro, em posição semi deitada, pode se concentrar em qualquer outra atividade não relacionada à viagem, da mesma forma que faria na Classe Executiva de um voo de longo curso. 

Pode aproveitar sua viagem com um conforto postural inédito num carro, se refestelar, estender as pernas e viver o conforto como se estivesse em casa. 

Dotada de um descanso para os pés regulável e motorizado, uma referência ao banco de passageiro relax com conforto ampliado do C4 SpaceTourer, essa chaise longue vai ainda além ao se posicionar no mundo do design mobiliário. 

A Citroën rompe com os códigos vigentes e ultrapassa o universo automobilístico, adotando um apoio de cabeça cilíndrico, 'sonificado' e dotado de um reforço nas costas. 

A chaise longue, lugar icônico e simbólico no espaço interior, é feita no mesmo material que o restante do espaço interno, porém em outra tonalidade: branco mesclado de cinza.



Atrás, um sofá com espírito de sun deck
Os passageiros traseiros também são mimados, com bancos que formam um sofá que se estende até o porta-malas, como o sun deck de um iate Riva. 


O mesmo material reveste todos os elementos, como numa alcova: assentos e encostos, teto, porta-malas: uma verdadeira manta de conforto calorosa, intimista e dinâmica. Uma trama de tecidos elásticos vermelhos dispostos em forma de chevrons, inspirada numa rede, permite repousar a cabeça para relaxar, bem como acessar o porta-malas para colocar objetos. 

Esse sofá para os passageiros traseiros é um verdadeiro casulo, um cantinho aconchegante que possui sua própria bolha sonora, podendo isolar os passageiros traseiros dos dianteiros. 

Essa atmosfera é realçada pela decoração micro perfurada que recobre todo o espaço traseiro e permite ver de dentro para fora sem ser visto. 

Luzes de leitura se encontram acima dos passageiros traseiros, proporcionando uma luminosidade ideal a bordo, quaisquer que sejam as circunstâncias. Essas luzes, localizadas no prolongamento dos LIDAR exteriores, sublimam a tecnologia.


Espaço interior que 

transcende as referências ao automóvel
O espaço interior do 19_19 Concept foi projetado como uma sala de estar sobre rodas. Cada um dos elementos tipicamente automobilísticos foi repensado dentro de um espírito de conforto absoluto, de viagem, de sala de estar sobre rodas. Os códigos foram subvertidos, as cartas foram embaralhadas. O tempo passado dentro do carro agora pode ser um momento de repouso.

Painel de instrumentos: 

aéreo, suporte de entretenimento
O painel de instrumentos do 19_19 Concept é despojado e simplificado ao máximo, para melhor valorizar o volante e o Assistente Pessoal. 


Abaixo do painel, a área envidraçada, sem bordas, pode se transformar em tela de projeção de filmes, para o prazer e entretenimento dos passageiros. Lisa e plana, ela está localizada em frente aos passageiros e assegura a continuidade entre o exterior e o interior. 

Flutuante e com aberturas para proporcionar uma extensa visão do exterior, ela dá lugar, na parte inferior, a uma área envidraçada, totalmente transparente. 

O funcionamento das suspensões e a estrada são visíveis a partir do espaço interno, abaixo do painel de instrumentos, proporcionando a impressão de sobrevoar a estrada, como num helicóptero. 

O revestimento em tecido reforça essa sensação. Contínuo, ele percorre todo o interior sem interrupção, como um tapete voador. 

As áreas mais tecnológicas, desprovidas de tecido, têm um acabamento macro granulado com um padrão de chevrons, que anima e reforça a personalidade, ao mesmo tempo que se contrapõe ao exterior ao acentuar a continuidade gráfica e formal entre o exterior e o interior, de ambos os lados do vidro.

O assistente pessoal, design 

decorativo cilíndrico, animado e colorido
O painel de instrumentos despojado valoriza não apenas o volante, como também o Assistente Pessoal, um design cilíndrico gráfico e animado que desliza verticalmente para cima e para baixo do painel, dependendo do modo de condução selecionado. 


Objeto decorativo e interativo que se comunica naturalmente com o condutor e os passageiros, o Assistente Pessoal é parte integrante do mobiliário, como se fosse um quinto passageiro a bordo.


O volante, de design retrátil, uma referência à história
O volante permanece presente no caso de o condutor precisar reassumir o controle do veículo, pois o 19_19 Concept pode circular em modo autônomo sem supervisão do condutor. 


Quando o modo autônomo é acionado, o volante e os pedais se retraem, liberando mais espaço para o condutor que pode assim desfrutar da viagem. 

A originalidade do volante reside em sua forma: ele é flutuante, uma verdadeira releitura do volante de raio único típico da Citroën, com o raio localizado em posição alta para que as mãos possam percorrer todo o aro sem nenhum entrave na parte baixa. 

Os materiais que compõem o volante também contribuem para sua originalidade: ele é composto por uma resina mineral com aspecto de mármore e um toque quente, para um resultado original, topo de linha e autêntico. 

No centro, uma tela na qual são exibidos em sequência os chevrons que constituem as diferentes gerações de logotipos da Citroën ao longo do tempo faz a transição entre passado e futuro. 

A tela é mono estável, com os chevrons que permanecem na posição horizontal enquanto o volante gira, numa referência aos volantes de cubo fixo tipicamente Citroën. 

Em conformidade com as regras de “driver distraction”, a exibição dos chevrons é suspensa quando o veículo se põe em movimento.



Portas e espaços de arrumação projetados 
como móveis de interior práticos e astuciosos
As portas se abrem de maneira invertida, à direita e à esquerda, permitindo um acesso ideal a todos os passageiros em razão da ausência da coluna B. O tratamento estilístico das portas é muito puro e leve, de forma a aerar o interior e destacar as diferentes experiências. 


O revestimento das portas é idêntico ao do interior, reforçando o aspecto de casulo, enquanto os diferentes espaços de arrumação nas portas ou no console central são tratados como objetos em sua integralidade, com uma presença forte e dotados de formas e matérias que contrastam com o resto. 

O console central e os espaços de arrumação nas portas, no mesmo material quente e maciço que o volante, são puros e maciços, fortes e gráficos. 

Eles possuem amplas fendas de arrumação vermelhas destinadas à exposição de belos acessórios, revistas ou obras de arte, como numa verdadeira sala de estar, e ostentam o logo Origins para comemorar o centenário.

Conforto sonoro para que cada um viaje em sua bolha
Nesse espaço dedicado ao conforto dos passageiros, a acústica e o conforto sonoro foram trabalhados de modo que cada passageiro possa dispor de sua própria zona de intimidade, de uma bolha sonora exclusiva e personalizada. 


O mapping permite que o veículo envie mensagens diretamente ao seu destinatário, sem perturbar os outros ocupantes, enquanto o zoning possibilita a individualização total dos conteúdos, preservando a independência de cada passageiro, sem que nenhum deles incomode os outros.

Uma luminosidade excepcional

Inteiramente envidraçada, a cabine é um casulo luminoso dotado de uma visibilidade excepcional em todas as direções e para todos os passageiros. 

A cápsula de vidro panorâmica se faz discreta para aproximar os passageiros dos elementos externos, para que eles possam, por exemplo, admirar descontraidamente as estrelas, confortavelmente instalados na posição de sua escolha. 

A visibilidade também aumenta na parte inferior, com a estrada que corre sob os pés dos passageiros dianteiros, como num helicóptero, e nas laterais, pois a parte inferior das portas é inteiramente envidraçada.



Tecnologia a serviço do conforto
O programa Citroën Advanced Comfort®, uma visão moderna e inovadora do conforto em prol de um conforto a 360°, é parte integrante da estratégia da Marca. Todos os componentes do conforto são considerados, desde o conforto de rodagem até o conforto espiritual, para que os trajetos sejam cada vez mais agradáveis e descontraídos.



Uma cabine suspensa graças 

às suspensões e aos pneus Goodyear

Uma nova etapa para as suspensões 
com batentes hidráulicos progressivos® 
Se uma marca levou o ajuste das suspensões ao extremo, inovando constantemente para proporcionar cada vez mais conforto aos clientes, essa marca é a Citroën. As suspensões têm um papel essencial no amortecimento, na estabilidade da carroceria e no conforto global do veículo.

O 19_19 Concept surge como a continuidade, a conclusão lógica de 100 anos de conforto das suspensões. Digno herdeiro do Xantia Activa que fazia curvas sem se inclinar, o 19_19 Concept dispõe de suspensões inteligentes, de uma pilotagem ativa inteligente que permite viajar como num tapete voador, com uma leitura ativa da estrada para proporcionar trajetos sem o menor sobressalto, em complemento das suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos ® já disponíveis no Novo C4 Cactus e no Novo SUV C5 Aircross. 


O objetivo supremo é fazer com que os passageiros tenham a sensação de estar totalmente desconectados da estrada, de sobrevoar a estrada sem sentir os solavancos, as perturbações e os incômodos exteriores. 

O espírito do 19_19 Concept é o de um veículo suspenso acima da estrada, com um sistema pendular que garante um conforto excepcional aos passageiros, qualquer que seja sua postura ou atividade durante a viagem, eliminando os efeitos sentidos nas curvas. 

Graças ao trabalho das suspensões, as rodas se deslocam em relação à cabine, que não é submetida a nenhum movimento, permanecendo totalmente estável. 

Dessa forma, os passageiros ficam perfeitamente isolados da estrada e do mundo exterior, dentro de uma verdadeira bolha de conforto, desfrutando ao máximo as novas possibilidades oferecidas pela condução autônoma.

Pneus pensados para o conforto
Entre os elementos que contribuem para o conforto das suspensões, as rodas e os pneus desempenham um papel essencial, pois são a única ligação com a estrada. As rodas montadas com pneus desenvolvidos pelo fabricante Goodyear beneficiam de uma concepção engenhosa e inovadora que aumenta o conforto. 


Os pneus são preditivos, ou seja, eles sentem a estrada e as condições meteorológicas graças a um sistema de sensores inteligentes que subsidiam os sistemas de controle da condução autônoma, transmitindo diversas informações graças às quais o 19_19 Concept pode determinar o modo ideal de condução autônoma, influindo sobre a velocidade, a frenagem, a aderência ao solo e a estabilidade. 

Os pneus foram projetados para isolar os ocupantes dos ruídos externos, em especial aqueles causados pela rodagem. Com uma textura porosa que absorve os choques e reduz os ruídos, tal como uma esponja natural, a banda de rodagem funciona como um filtro acolchoado entre a estrada e o espaço interno, atuando como um muro antirruído.



Um assistente intuitivo e proativo
O conforto a bordo do 19_19 Concept vai além do conforto das suspensões, dos bancos ou da acústica. Ele também é fruto de uma tecnologia intuitiva e proativa, tranquilizadora no dia a dia, que torna as viagens calmas, serenas ou até lúdicas graças a um Assistente Pessoal proativo, dotado de inteligência artificial e movido pela vontade de aumentar o conforto a bordo. 


Com um design muito limpo que rompe com os códigos automobilísticos convencionais, desprovido de tela sensível ao toque ou de botões, o espaço interno do 19_19 Concept dispõe de áreas de projeção e de exibição que destacam o legado da Citroën, bem como telas de boas-vindas nas portas. 

O Assistente pessoal que gerencia todas as interações a bordo, oferecendo uma maior facilidade de utilização, adivinha as necessidades dos ocupantes, sugerindo ações antes mesmo que estes manifestem suas vontades. 

Ele permite reduzir ao mínimo o número de interações entre os ocupantes e o veículo: é o cérebro, o verdadeiro centro nevrálgico do veículo. Proativo e preditivo, o Assistente 

Pessoal pode sugerir trajetos alternativos, um desvio para visitar um ponto de interesse que tenha sido pesquisado anteriormente na internet, uma pausa num local agradável nas redondezas, ou ainda um restaurante famoso nos arredores.

O Assistente Pessoal pode ocupar duas posições no painel de instrumentos. Quando o automobilista está conduzindo, o Assistente Pessoal se posiciona na parte inferior, abaixo do painel, em modo acompanhante: ele se mantém ativo e proativo, mas não assume a condução. 


A área de retroprojeção não pode se encontrar no campo visual do condutor, para respeitar as regras de "driver distraction" e garantir uma condução segura. 

A área de projeção sob o painel de instrumentos fica visível apenas para os passageiros, que podem relaxar assistindo a um filme durante as fases de condução. 

Em modo autônomo, o volante, os pedais e a coluna de direção se retraem, o banco do condutor recua para dar mais espaço para as pernas e o Assistente Pessoal se posiciona acima do painel de instrumentos para assumir o controle. 

Ele se torna assim o supervisor e libera para todos a área de projeção sob o painel de instrumentos, inclusive para o condutor - que passa a ser um passageiro a bordo do veículo em modo autônomo.



Reconhecimento de voz em 
linguagem natural da soundhound INC
Uma simples frase permite interagir com o veículo, selecionar uma playlist, lançar um filme, um vídeo game ou um aplicativo, alterar a temperatura, ajustar a iluminação, fazer ligações ou enviar mensagens. 


Animado, o Assistente Pessoal, tal como um totem cilíndrico em destaque no painel de instrumentos, entra em contato com o condutor. 

Ele é equipado com um sistema de reconhecimento de voz em linguagem natural desenvolvido pela SoundHound Inc, uma start-up de Silicon Valley e parceira estratégica do Groupe PSA. 

Essa tecnologia, que equipará os novos modelos do Groupe PSA e em especial os futuros modelos da Citroën, está baseada na tecnologia "Deep Meaning Understanding", a única capaz de responder instantaneamente a diversas perguntas feitas numa mesma frase, assim como faria um ser humano. 

Essa tecnologia única possui o reconhecimento de voz mais rápido do mundo e uma perfeita compreensão da linguagem natural em cerca de quarenta idiomas.

Quando o reconhecimento de voz é ativado por meio do comando de voz "Hello Citroën
", sua interface colorida se anima graças a um grafismo vertical que reproduz um universo gráfico azul, vermelho e branco, em harmonia com as cores do espaço interior, e a uma tipografia quadrada. 

Animações gráficas são exibidas nas fases de reflexão e tomadas de palavra do Assistente Pessoal, que entra assim visualmente em contato com os passageiros.



Uma facilidade de condução inédita
O 19_19 Concept foi imaginado para facilitar a vida do condutor, em quaisquer condições de condução. Equipado com tecnologias de condução autônoma avançadas, o 19_19 Concept pode assumir e gerenciar a condução automaticamente, liberando assim o condutor para se dedicar a outras ocupações não relacionadas com a condução. 


Mas quando o condutor reassume o controle do veículo, por imposição da infraestrutura rodoviária ou apenas por vontade de compartilhar com o veículo seu prazer de conduzir, tudo é feito de forma a facilitar a condução e torná-la mais segura e tranquila. 

Em ambos os modos de condução, o condutor e os passageiros desfrutam de um verdadeiro conforto espiritual, pois a carga mental é reduzida para que possam aproveitar plenamente as viagens, conversar, compartilhar, rir, relaxar e chegar ao destino em plena forma, sem tensões e com total liberdade.

Head-up display e realidade aumentada
Em seu painel de instrumentos extremamente despojado, ao invés de exibir as informações de condução em um bloco de mostradores digital em frente do condutor, o 19_19 Concept as exibe no campo de visão do condutor, graças a um sistema evoluído de head-up display através do para-brisa, como em aviões de caça, lembrando o sistema disponível no C6. 


Essa exibição através do para-brisa auxilia o condutor graças a dispositivos de realidade aumentada, fornecendo-lhe as informações mais pertinentes no lugar mais adequado, por exemplo, as indicações de navegação diretamente na estrada, com flechas posicionadas na própria estrada para materializar com mais clareza o itinerário, as ruas sem saída ou os perigos a evitar.



Condução autônoma
Verdadeira expressão do futuro próximo do automóvel, o 19_19 Concept assume determinadas fases de condução, como em estradas ou em congestionamentos. 

O condutor pode então, com total segurança, se deixar conduzir pelo veículo sabendo que não precisará reassumir o comando em caso de necessidade; sem se preocupar em ficar vigilante, o condutor fica "Minds off". 

Caso deseje conduzir por mero prazer, ele pode, em qualquer momento, reassumir o volante. Talvez ele seja obrigado a fazê-lo em determinadas situações complexas, como transitar em centros urbanos congestionados.

O 19_19 Concept é ao mesmo tempo um veículo que pode ser conduzido pelo automobilista, e um veículo autônomo: o condutor pode delegar a condução ao veículo para descansar e desfrutar plenamente da viagem. 


Os comandos de voz permanecem totalmente acessíveis graças ao Assistente Pessoal que interage com todos os passageiros. A viagem pode assim prosseguir e o condutor, tranquilo, relaxado, sem restrições ou limites, não precisa mais supervisionar a estrada e pode aproveitar o seu tempo.

O melhor da eletricidade para 

uma mobilidade sem limites
Ao mesmo tempo futurista, prospectivo e realista, o 19_19 Concept é movido por um grupo motopropulsor 100% elétrico, plenamente integrado à estratégia de acompanhamento da transição energética da Citroën. 


Potente e veloz, o 19_19 Concept acelera de 0 a 100 km/h em 5 s e atinge uma velocidade máxima de 200 km/h. Com a ajuda de baterias de 100 kWh, o grupo motopropulsor com tração nas quatro rodas associa dois motores (um na frente e outro atrás), desenvolve um torque de 800 Nm, uma potência de 340 kW e dispõe de uma autonomia de 800 km de acordo com o protocolo WLTP, oferecendo uma liberdade de movimento sem restrições.

Sempre visando aumentar a fluidez e o conforto de utilização, o 19_19 Concept conta com uma recarga ultrarrápida (600 km de autonomia recuperados em 20 minutos). 


Para recarregar com tranquilidade e sem cabo, o 19_19 Concept dispõe de uma recarga por indução que permite inclusive recarregar as baterias em movimento quando as infraestruturas rodoviárias forem adequadas. 

O 19_19 Concept é um veículo adaptado a todos os trajetos: um passeio no campo, férias nas montanhas ou um fim de semana na praia… Invertendo a tendência dos veículos elétricos com campo de ação limitado, o 19_19 Concept abre plenamente o leque de possibilidades.

"No ano em que comemora seu centenário, a Citroën projeta no futuro dois de suas características essenciais que ainda hoje fazem o sucesso de sua gama: a audácia do estilo e o conforto do século 21 – o Advanced Comfort, com 4 lugares que possuem, cada um, seu próprio universo, uma motorização 100% elétrica, um Assistente Pessoal e tecnologias de condução autônoma", Xavier Peugeot, diretor de Produto da Citroën.

Dimensões
Comprimento: 4.655 mm
Largura: 2.240 mm
Altura: 1.600 mm
Entre-eixos: 3.100 mm
Diâmetro das rodas: 913 mm
Pneus Goodyear: 255/30 R30

Equipe de estilo Citroën

Responsável avance de phase pelo Estilo exterior: Frédéric Duvernier
Estilo exterior: Romain GAUVIN
Responsável avance de phase pelo Estilo interior: Jean-Arthur Madelaine-Advenier
Estilo interior: Raphaël LE MASSON, Jérémy LEBONNOIS
Estilo, Cores & Matérias: Hélène VEILLEUX, Aude RENON

VÍDEOS E FOTOS DISPONÍVEIS NO SITE:
http://www.citroencommunication-echange.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.