Ford 1932, de Norman Santos, um dos vencedores do Encontro |
Texto: Arnaldo Moreira e Mariana Hummel / Betini Comunicação
Fotos: Fabrício Junqueira
Depois de um segundo dia da 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), de Águas de Lindóis, no interior do Estado de São Paulo, por onde passaram no sábado mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil e do exterior, o domingo, dia do encerramento, foi destinado à premiação dos carros que mais se destacaram entre os mais de 800 expostos.
As raridades, muitas delas percorrendo longas distâncias para chegarem ao destino, por vezes em caravanas organizadas por Veteran Car Clubs, como o da Bahia que levou 16 preciosidades que percorreram 1.900 km de Salvador a Águas de Lindóia, em quatro dias de viagem, um caminhão e uma cegonha, possantes raros e lustrosos que colocaram as rodas na estrada. "Formamos o maior comboio que já chegou até aqui '', disse Erick Soares do Caravan Club baiano.
Muitos carros mais raros expostos no jardim da Praça Adhemar de Barros, há várias raridades de clássicos, originais, restaurados, hot rods, streets e gigantes caminhões antigos.
Entre elas, um tem chamado bastante atenção do público: um Schwimmwagen, carro tipo anfíbio (foto acima), que se locomove tanto em terra firme quanto na água, muito utilizados por fuzileiros, para realizar desembarques em praias. Foi projetado por Ferdinand Porsche, então designer da Volkswagen, durante a II Guerra Mundial e foram construídos cerca de 14.500, dos quais existem apenas uns 150 em todo o mundo, mas apenas um, no Brasil, em condições de navegar.
Mingo Abonante na entrega dos prêmios |
O EBAA, organizado por Junior Abonante e seu pai, Mingo Abonante, aficionados por veículos antigos, há mais de 10 anos ininterruptos, atrai colecionadores, amantes do automobilismo e do antigomobilismo.
Homenagem do Blog a Roberto Nasser
É justo lembrar o jornalista e advogado, meu amigo, José Roberto Nasser, um apaixonado pelo antigomobilismo, colunista do Blog, falecido aos 74 anos, no dia 9 de novembro de 2018. Era colecionador de automóveis raros e fundador do Museu do Automóvel de Brasília, onde vivia, e ferrenho defensor da preservação da história da indústria automobilística e automotiva brasileira que sua morte prematura deixou uma grande lacuna.
Retomada
Depois de dois anos sem a realização do encontro, devido à pandemia da Covid-19, apaixonados por antigomobilismo voltaram a lotar as ruas da cidade hidromineral e puderam ver, curtir e fotografar os mais diferentes veículos antigos, em uma simbiose de paixão e saudosismo, que reuniu mais de 400 mil pessoas.
VW Variant II 1964 Foto: Jurandir Jr. (Fortaleza) |
A premiação da 7º edição do EBAA aconteceu na noite de ontem, sábado (23/04), no Hotel Majestic que recebeu a cerimônia dos veículos que mais se destacaram, em suas respectivas categorias. A noite foi marcada por muita emoção com uma série de homenagens a personalidades do mundo do antigomobilismo, desfile dos veículos e um jantar de confraternização.
Phyimountth Superbird 1970 |
Um dos homenageados da noite, o colecionador Dante Forestieri, com mais de 40 anos dedicados ao carro antigo, chegou em um Dodge Brother 1929 e foi recebido na premiação com aplausos, ao lado da família, emocionado, recebeu das mãos do presidente do EBAA, Mingo Abonante um troféu pelos anos dedicado ao antigomobilismo.
“Maravilhoso tudo isso, o carro antigo tem tudo isso, a amizade que tem em volta é especial, essa cidade é linda, estar aqui ao lado dos filhos, em um evento que a cada ano fica mais forte é muito especial”, disse Forestieri muito emocionado no alto de seus quase 75 anos.
Os premiados
Os premiados foram anunciados um a um, entrando em uma espécie de passarela com tapete vermelho, onde as estrelas foram as máquinas. “Cada ano é uma emoção diferente, depois de dois anos sem o nosso encontro, de muito trabalho, estar com os amigos aqui nessa noite, poder premiar esses carros e abraçar as pessoas é indescritível, toda a família EBAA está muito feliz e já pensando na próxima edição em 2023”, comentou Junior Abonante, um dos organizadores do encontro.
Alfa Romeo Fúria |
Alfa Romeo Fúria, The Best in Show 2022 |
Na categoria Galaxie Clube, o vencedor foi João Caetano de Melo com um Galaxie 500 – 1970. Na categoria distância percorrida o troféu foi para Norman Santos que veio de Vitória (ES) em seu Ford 1932, percorrendo entre ida e volta, mais de 2 mil quilômetros.
Na Batalha dos Construtores quem levou a melhor foi a equipe Ogros Garage com o projeto Ford F1 1951 (foto acima). Entre os veículos da categoria Tributo, destaque para o Fusca Telesp, de Odil Porto, que arrancou muitos aplausos, principalmente dos mais nostálgicos, durante os quatro dias do evento, a réplica da viatura da antiga Companhia Telefônica de São Paulo estava no gramado do evento junto com um orelhão com a marca da Telesp.
The Best in Show
Ford Cord 810, de 1936 |
No “Best in Show Nacional 2022”, o vencedor foi Léo Steinbruch com um Alfa Romeu Furia, nas categorias “Best in Show”, pré-guerra e pós-guerra, os vencedores foram um Ford2 Cord 810 de 1936 de Fernando Leibele e um Plymountth Superbird 1970 de Juliano Gonçalves.
Entre os mais de 800 veículos expostos no jardim da Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindoia, que disputaram a premiação, houve várias raridades de clássicos, originais, restaurados, hot rods, streets e gigantes caminhões antigos.
O encontro foi encerrado às 14 h.
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