Yokohama, Japão – A Nissan anunciou hoje a aquisição da escuderia e.dams, assumindo o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Atualmente, a equipe é baseada na cidade de Le Mans, na França, e continuará competindo na atual Temporada 8 conforme previsto.
A participação da Nissan no campeonato de Fórmula E se insere no compromisso de longo prazo da empresa com a eletrificação e a sustentabilidade definido no plano Ambition 2030 da Nissan. Esta aquisição configura uma evolução nos planos da montadora japonesa de assumir total controle de seu projeto na Fórmula E.
A Nissan entrou para a categoria em 2018. Por meio de uma parceria com a e.dams, ambas as empresas corriam juntas no campeonato de corridas 100% elétrico sob o nome de equipe Nissan e.dams de Fórmula E. Em março de 2021, a montadora japonesa anunciou seu compromisso com a era da 3ª Geração (Gen3) da Fórmula E, que terá início na Temporada 9 (2022/2023) e se estenderá até o final da Temporada 12 (2025/2026) do campeonato.
A mudança no controle do capital da escuderia e a nova estrutura organizacional passam a ter efeito imediato. Tommaso Volpe, gerente-geral da Nissan Fórmula E, também será diretor-geral da e.dams.
"Este é um momento incrível tanto para nós na Nissan, como para nossos fãs e clientes em todo o mundo", disse Ashwani Gupta, COO da Nissan Motor Co. "Estamos presentes no grid das corridas há mais de 85 anos e nosso desejo de vitória nos faz acelerar ainda mais. Quanto mais competimos, mais aprendemos e o ritmo incansável dos avanços tecnológicos que propulsionam o campeonato de Fórmula E nos proporcionará ainda mais oportunidades de transmitir estes aprendizados para o desenvolvimento de carros ainda melhores para os nossos clientes".
"A aquisição da equipe e.dams reconfirma nosso compromisso de longo prazo não apenas com a Fórmula E, mas também com o mundo dos esportes a motor como um todo. Entretanto, nossa paixão não se resume apenas às competições. Também temos paixão por proporcionar experiências inovadoras e emocionantes ao volante, demonstrando nosso compromisso com zero emissão de poluentes e soluções sustentáveis. Esta aquisição nos fortalece ainda mais em relação aos objetivos estratégicos de eletrificação do nosso negócio".
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global e diversa. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A fabricante japonesa quer usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas de Fórmula E e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
"É muito bacana o fato de a Nissan assumir o controle da e.dams e isso nos faz pensar em Jean-Paul Driot que, junto com a Nissan, definiu a visão de futuro da equipe e ajudou a desenvolver nossa parceria", disse Volpe. "Desde que ele faleceu, em 2019, Olivier e Grégory Driot assumiram a direção da equipe para dar continuidade ao legado de sucesso de seu pai. Foi um prazer trabalharmos juntos e eu gostaria de agradecer pelo compromisso e apoio que eles nos deram".
"Este é um passo importante em nosso projeto de Fórmula E, a categoria máxima de competições 100% elétricas, que nos oferece uma plataforma global para engajamento dos nossos clientes, permitindo demonstrar a eles que os veículos elétricos são divertidos e emocionantes de dirigir e que a Nissan se mantém na ponta da tecnologia de veículos elétricos. Foi muito legal entrar na categoria por meio da parceria com a e.dams, em 2018. Fizemos um trabalho de equipe forte e bem-sucedido e aprendemos muito com a longa experiência deles na categoria. Temos uma fantástica equipe de competição em atividade e estamos ansiosos para aumentar nosso sucesso e experiência juntos como equipe, no início deste novo capítulo de nossa participação na Fórmula E".
Olivier e Grégory Driot também comentaram: "Temos um grande orgulho de entregar o controle da escuderia e.dams a uma empresa tão comprometida e inovadora como a Nissan. Tivemos várias discussões abertas com a Nissan nos últimos meses e decidimos que essa era a hora certa para eles assumirem o comando e dar continuidade ao legado da nossa família, assegurando o futuro de longo prazo dos colaboradores".
"Tivemos a honra de trabalhar em parceria com uma marca global como a Nissan na Fórmula E desde que nosso pai faleceu e temos orgulho de tudo o que conquistamos juntos. Queremos agradecer a todos na equipe operacional da e.dams pelo seu grande trabalho e compromisso durante todos estes anos e desejamos à Nissan tudo de melhor, não só nesta Temporada 8 como além dela".
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na atual Temporada 8, o veterano e bem-sucedido piloto Sébastien Buemi continua com a equipe pela quarta temporada, tendo iniciado sua trajetória com a Nissan e.dams desde que a marca entrou para a Fórmula E, em 2018. O suíço tem como companheiro de equipe Maximilian Günther, uma estrela ascendente que entrou para a equipe em setembro de 2021. O piloto alemão demonstrou anteriormente um grande ritmo no campeonato, com três vitórias em corridas e um segundo lugar no pódio.
A equipe continua a associar sua presença no campeonato 100% elétrico aos veículos de produção em série da Nissan. Buemi compete novamente com seu carro nº 23 chamado de Nissan Ariya, o mesmo nome do novíssimo crossover elétrico da montadora japonesa. Já Günther corre com o carro de número 22, cujo nome Nissan LEAF presta homenagem ao conhecido veículo elétrico da marca, que foi lançado mundialmente em 2010.
A Nissan é especialista mundial no desenvolvimento e produção de veículos elétricos que entregam experiências emocionantes. Com mais de 500 mil unidades do Nissan LEAF vendidas desde que o modelo estreou, em 2010, a Nissan empregou sua atual experiência em veículos elétricos para desenvolver seu carro de corridas de Fórmula E.
As lições aprendidas nas pistas contribuem para o desenvolvimento das próximas gerações de veículos elétricos da montadora japonesa, a exemplo do Ariya, um crossover 100% elétrico, de alta performance e cheio de estilo, lançado em 2021.
Sobre a e.dams
Com três títulos no Campeonato de Equipes, a e.dams é a escuderia de maior sucesso na Fórmula E. A equipe acumulou uma grande experiência nas corridas 100% elétricas competindo desde que a categoria foi lançada. A equipe de competições e.dams foi criada em 2014 pelo fundador da escuderia DAMS, Jean-Paul Driot, para competir na Fórmula E. Trabalhando em parceria com o tetracampeão da Fórmula 1 Alain Prost e a Renault para criar a Renault e.dams, a organização conquistou três títulos de equipes e um título de pilotos, com a vitória de Sébastien Buemi na temporada de 2015/2016.
A Nissan se tornou parceira e acionista da e.dams em 2018, no início da quinta temporada, para criar a Nissan e.dams. Em sua primeira temporada de trabalho em conjunto, a parceria rendeu seis pódios, cinco pole positions e uma vitória inaugural em Nova Iorque, com Buemi.
Na sexta temporada da Fórmula E, a Nissan e.dams conquistou mais uma pole e cinco pódios, cuja participação culminou com a primeira vitória do piloto Oliver Rowland na categoria, na penúltima rodada realizada em Berlim.
Na atual Temporada 8, Buemi está competindo com seu companheiro de equipe Maximilian Günther.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário