Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Assista o vídeo no YouTube e se inscreva no canal: https://youtu.be/7ssD0sIyxxk
O teste de avaliação de um carro é sempre uma experiência muito agradável, na medida em estamos oferecendo aos nossos leitores e seguidores informações que de alguma maneira os ajudarão a decidir sobre determinada marca e modelo mais adequado à sua necessidade ou/e gosto.
O carro testado nesta semana pelo Blog deixou logo de início uma excelente impressão pela sua versatilidade, desempenho e design agradável: o Fiat Pulse Impetus, um SUV de menor porte, de excelente dirigibilidade, confortável e com um excelente desempenho graças ao novo motor Firefly 200, 1.3, de 1.332 cm3, turbo flex, 12 válvulas, de 130 cv e 20,3 kgfm de torque.
O propulsor é acoplado a uma caixa de câmbio automática CVT de 7 velocidades simuladas, de notável precisão e boas respostas, melhoradas quando se opta pela troca de marchas nas borboletas (paddle shifts) localizadas atrás do volante, que implementam maior celeridade ao câmbio nas trocas, oferecendo uma condução esportiva quando se aciona o botão sport que eleva a rotação do motor, deixando-o mais nervoso.
A velocidade máxima Pulse Impetus é de 189 km/h, usando etanol e 187 km/l com gasolina. Da mesma forma, o carro chega de 0 a 100 km/h em 9,4 s, com etanol, e 9,7 s abastecido com gasolina.
No quesito dirigibilidade o Impetus é nota 10.
A tela de multimidia, de 10,1”, foi inteligentemente ligeiramente direcionada para o motorista.
Vem com navegação embarcada, espelhamento de smartphone, acesso aos sistemas Android Auto e Apple Car Play, câmara de ré extremamente nítida, controles do ar condicionado automático de duas zonas.
O volante, forrado em couro, tem regulagem de altura e profundidade e controles de som, telefone, viva voz, piloto automático e tecla de acionamento do modo Sport que interfere na assistência de direção, na atuação do controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e no tempo de resposta e de troca das marchas. e comandos do computador de bordo. Ressalte-se o excelente tamanho e a boa pegada do volante.
Para aumentar a segurança, o Pulse, além dos freios ABS com EDB, possui controle eletrônico de estabilidade e de subida em rampa, sistema de frenagem de emergência AEB que reconhece veículos à frente através da câmera frontal que aciona os freios automaticamente. Possui ainda alerta de saída de faixa LDW+ detectado também pela câmera frontal gerando uma pressão e vibração no volante, além de um aviso sonoro no painel.
Ao girar o volante o farol de neblina acompanha o traçado da pista, iluminando o trajeto (cornering light). Os faróis têm comutação automática de alto e baixo que funcionam no cruzamento com outro veículo evitando ofuscar o motorista do carro que vem em sentido contrário.
O design do Pulse chama à atenção por suas linhas fortes como o vínculo ao longo da lateral na altura das maçanetas e as molduras das caixas de rodas em plástico preto que completam o charme da lateral. O Pulse mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre eixos, sendo 11 cm mais comprido, 6 cm mais largo, 8 cm mais alto e com 1 cm a mais no entre-eixos do que o Argus.
A frente alta dá um ar de imponência ao carro. Na traseira, é de ressaltar o excelente ângulo de saída de 31,6 graus e de frente 20,4 de entrada. As lanternas tridimensionais em LED têm visual característico dos modelos da marca e o para-choque com desenho.
O Pulse tem um bom espaço interior e um porta-malas de 370 l, capacidade que cresce com os bancos rebatidos. Aliás a Fiat é especialista em achar espaços onde eles parecem não existir.O banco traseiro com cintos de segurança retráteis de três pontos, como manda a lei, acomoda três passageiros, mas o ocupante do assento do meio, inevitavelmente, sempre sofre um pouco. Ali, há ganchos para fixação de cadeira de criança (isofix). O acabamento é de excelente padrão e os bancos são confortáveis.
Preços
e outras versões
O
Pulse apresenta-se em cinco versões com motor 1.3 flex 2022:
-
Drive 1.3 ----------------------- R$ 89.990
-
Drive 1.3 AT -------------------R$ 98.290
-
Drive 1.3 turbo 200 AT ---- R$ 107.490
-
Audace 1.3 turbo 200 AT – R$ 113.990
-
Impetus 1.3 turbo 200 AT – R$ 125.590
______________________________________________________________________________________
Opinião
O Pulse, ao contrário do que se dizia, não é, de maneira nenhuma, um Argus – um modelo excelente de sucesso da Fiat - mais crescido e encorpado. Trata-se de um novo carro muito bem confeccionado, com acabamento esmerado, confortável e disposto a boas viagens e de ótima dirigibilidade na cidade. Sugiro um test-drive em uma concessionária Fiat para ter uma ideia do desempenho do modelo.
_______________________________________________________________________________________
Painel de fotos
Rodas de 17" com tratamento diamantado |
Porta-malas de 370 l |
Porta-objetos do painel central tem lugar próprio para colocar a chave presencial |
Sob o encosto de braço há um grande porta-objetos |
Ar condicionado dual zone automático |
No volante controles de som e piloto automático e atrás as borboletas de troca de marchas manual |
Acabamento da forração das portas é de boa qualidade |
Bancos forrados de couro são confortáveis |
Câmera de ré de alta definição |
A rica imagem no Pão de Açucar no retrovisor |
O teto do Pulse Impetus é pintada de preto |
As duas aberturas nas postas são saídas de escape |
Traseira com spoiler |
Teto conta com calhas de |
Grade tradicional da Fiat e o detalhe da logomarca à esquerda |
Controle do ar condicionado na tela sensível ao toque |
Tela inicial do multimídia de 10,1" |
No retrovisor a tecla de socorro SOS |
Carregador de celular por indução |
Lanternas traseiras de LED |
Botão de acionamento do motor Start/Stop |
Imagem noturna do painel de instrumentos |
Itens
de série
- Gear
Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Cintos
de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Alto
falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Retrovisores
externos na cor preta
- Ar-condicionado
automático digital
- Banco
do motorista com regulagem de altura
- Faróis
em LED
- Novo
motor Firefly 1.3 8V Flex
- Gancho
universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Controle
de cruzeiro
- Desembaçador
do vidro traseiro temporizado
- Volante
com regulagem de altura
- Drive
by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Roda
de liga leve R16 x 6,0
- Hill
Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas
arrancadas do ve ículo em subida)
- ASR
(Controle eletrônico de tração)
- Lanterna
traseira em LED
- Vidros
elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
- Espelho
no para-sol (2) - motorista e passageiro
- Apoios
de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Cintos
de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Sensor
de estacionamento traseiro
- ESC
(Controle Eletrônico de Estabilidade)
- iTPMS
(Sensor de pressão dos pneus)
- Travas
elétricas com travamento automático a 20 km/h
- Conta-giros
- Alertas
de limite de velocidade e manutenção programada
- Central
multimídia com tela de 8,4" touchscreen, Apple Car Play e Android
Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada
Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
- Airbags
(4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
- TC+
(armário eletrônico)
- Abertura
elétrica do bocal de abastecimento
- Quadro
de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e
informações do veículo em TFT personalizável
- Apoios
de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Estepe
temporário
- Siga-me
para casa
- Retrovisores
externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Direção
elétrica
- Grade
Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- Câmbio
manual de 5 velocidades
- Lane
Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de
faixa)
- USB
traseira (Tipo A)
- HCSS
(Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- Barras
longitudinais no teto
- DRL
LED
- ESS
(Sinalização de frenagem de emergência)
- Comandos
de áudio e painel de instrumentos no volante
- Alerta
de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro
dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Repetidores
de seta laterais em LED
- Hodômetro
digital (total e parcial)
- Maçanetas
na cor preta
- Luz
de freio
- Limpador
e lavador do para-brisa com intermitência
- Alarme
contra roubo
- Computador
de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia,
velocidade média e tempo de percurso)
- Chave
canivete com telecomando para abertura das portas
- Freios
ABS com EBD
- Bancos
revestidos em couro
- DRL
LED
- Teto
bicolor
- ESS
(Sinalização de frenagem de emergência)
- Comandos
de áudio e painel de instrumentos no volante
- Modo
Sport com botão de acionamento no volante
- Novo
motor Turbo 200 Flex 12V com 130 cv
- Alerta
de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro
dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Repetidores
de seta laterais em LED
- Hodômetro
digital (total e parcial)
- Maçanetas
externas na cor da carroceria
- Retrovisor
interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
- Luz
de freio
- Limpador
e lavador do para-brisa com intermitência
- Alarme
contra roubo
- Faróis
de neblina dianteiros com função cornering lamps
- Computador
de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia,
velocidade média e tempo de percurso)
- Câmbio
automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Freios
ABS com EBD
CORES DISPONÍVEIS
CORES SÓLIDAS:
- PRETO VULCANO COM TETO CINZA STRATO
- BRANCO BANCHISA COM TETO PRETO VULCANO
- VERMELHO MONTECARLO COM TETO PRETO VULCANO
CORES METÁLICAS:
- AZUL AMALFI COM TETO CINZA STRATO
- CINZA SILVESTONE COM TETO PRETO VULCANO
- PRATA BARI COM TETO PRETO VULCANO
- AZUL AMALFI COM TETO PRETO VULCANO
CORES PEROLIZADAS:
- BRANCO ALASKA COM TETO PRETO VULCANO
CORES ESPECIAIS:
- CINZA STRATO COM TETO PRETO VULCANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário