Coluna Fernando Calmon
Nº 1.198 — 28/4/22
911 GT3 ENCANTA
POR ONDE PASSA
Depois de um primeiro
lote de 40 unidades que já chegaram vendidas ao Brasil no ano passado, a
Porsche estuda importar em 2022 mais um lote do 911 GT3. Se já não bastasse o
visual tão admirado que ao longo de quase seis décadas manteve o perfil
clássico com motor colocado atrás do eixo traseiro, o GT3 exibe uma peculiar
asa traseira que chama atenção por onde passa ou estaciona por suas dimensões
nada discretas.
Os suportes da enorme asa
invertida têm novo desenho destinado a não ocasionar prejuízo ao fluxo de ar
sob ela e permitir ajuste manual em quatro posições, elevando a força vertical
sobre o eixo traseiro em até 150%. No
interior os minúsculos bancos traseiros foram retirados para facilitar a
instalação de uma gaiola de proteção. Os bancos dianteiros são do tipo concha
em compósito de fibra de carbono e não têm ajuste de inclinação do encosto.
Entrar no carro é relativamente fácil, mas ao abrir a porta para sair
prepare-se para um exercício de contorcionismo.
Na realidade o GT3 é
uma versão de rua dos modelos que disputam as corridas da Porsche Cup ao redor
do mundo. Mesmo no modo, digamos, menos esportivo ajustado pela central
multimídia não espere o carro enfrentar o asfalto irregular e os buracos sem acentuado
desconforto, mas o ronco do motor agrada de tal forma os ouvidos que compensa o
sacrifício.
O motor de 4 litros,
único da linha 911 de aspiração natural (todos os outros são turbos), entrega 510
cv a nada menos de que 8.400 rpm, com limite de 9.000 rpm. Traz a sensação de
um carro esporte dos tempos em que acompanhar o ponteiro do conta-giros subir
freneticamente era quase uma catarse. O câmbio automatizado tem sete marchas e
uma velocidade de troca extremamente rápida. Acelera de 0 a 100 km/h em ótimos
3,4 s, mas não é o 911 mais rápido. O GT2 de 700 cv faz de 0 a 100 km/h em
incríveis 2,6 s.
Preço do GT3: R$ 1.208.900. O 911 menos caro parte de R$ 709.000 com motor turbo (3-litros) de 385 cv a 6.500 rpm e vai de 0 a 100 km/h em 4,2 s.
Elétrico HAN é
completo, mas preço não atrai tanto
Planos da BYD são
ousados no Brasil e concentrados em modelos elétricos. Depois do SUV Tan cujas
primeiras unidades foram entregues simbolicamente, o sedã Han chega ao mercado
de sedãs médios grandes que já é bastante limitado pela forte presença dos
SUVs. O Han tem 4,98 m de comprimento e distância entre eixos de 2,92 m. Assim
seu porte assemelha-se ao de Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E, por
exemplo, mas a comparação resume-se a isso.
Carros elétricos oferecem
a possibilidade de haver um motor em cada eixo e neste caso a potência
combinada é de 494 cv. Desempenho nas acelerações são fulminantes porque o
torque máximo surge quase instantaneamente. No caso do sedã chinês nada de
diferente do esperado: 0 a 100 km/h em apenas 3,9 s, no modo Sport, mesmo
pesando 2.170 kg.
A BYD desenvolveu uma
nova bateria, batizada de Blade, mais leve, menos volumosa e de recarga rápida:
30% a 80% em 25 minutos. A fabricante declara alcance máximo de 500 km
(referência NEDC, muito otimista e usada apenas na China), porém sem informar os
ciclos de consumo urbano e rodoviário.
Estilo é atual com a
parte frontal mais ousada e de perfil lembra o Tesla S. A traseira poderia ter
lanternas um pouco maiores. No interior destaca-se a tela multimídia gigante de
15,6 pol. rotacionável com imagens e mapas que ocupam toda a sua superfície. Há
cinco câmeras para visão de 360° e outra para gravação interna de alta
resolução de imagem e som. Quem está no banco traseiro dispõe de uma tela de
onde comanda do teto solar ao banco do passageiro dianteiro.
Preço de R$ 539.000,
tudo incluído, não atrai tanto. A BYD importará mais três modelos até o fim do
ano: sedã Qin Plus DM-i, SUV Song Plus DM-i, ambos híbridos plugáveis, e o
furgão elétrico eT3.
ALTA RODA
JETTA GLI, versão de topo importada do México, recebeu alterações na grade
frontal, para-choques dianteiro e traseiro, além de novas rodas diamantadas de
18 pol. No interior o acabamento foi refinado. Há um novo volante com
borboletas de troca de marchas do câmbio automatizado de duas embreagens: antes
seis e agora sete marchas. Central multimídia de 10,1 pol. projetada no Brasil
também estreia no Jetta. O motor 2-litros já enquadrado no Proconve PL7 entrega
231 cv. Preço único e alto: R$ 216.990.
FORD decidiu importar sua picape grande F150, já vendida na Argentina, na
mesma faixa de porte e preço da Ram, a partir de 2023. Exibiu a versão Lariart
na Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), com especificação final a definir. A Série
F, em suas sete versões, é a picape mais vendida nos EUA há 45 anos. Já se
especula que a GM poderia responder importando a Silverado, mas se trata de um
mercado restrito pelo alto preço. Também anunciado na Agrishow, S10 e
Trailblazer passam a contar com serviço de streaming Spotify nativo.
UBER
explicitou os recursos de segurança (antes pouco visíveis) em seu aplicativo de
mobilidade após queixas de motoristas e passageiros. Há uma barra horizontal e um
botão específico de acesso a um código PIN. Este permite checagem mútua para
confirmar se o usuário está no veículo correto e se o motorista pegou a pessoa
certa.
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