Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 23 de abril de 2022

Sedan BYD Hav EV 100% entra na concorrência dos elétricos de luxo e alta performance. 500 km de autonomia, bateria Blade e sofisticação. R$ 539.990

 


Texto: Arnaldo Moreira

Fotos: Renato Durães

O Rio de Janeiro voltou a ser palco de lançamentos de novos modelos e marcas de automóveis, o que aconteceu na noite desta quarta-feira, 20 de abril, no Hotel Fairmont, em Copacabana, onde a BYD, fabricante chinesa de veículos, com fábricas de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos, em Campinas, com a apresentação à Imprensa Automotiva e a concessionários de todo o Brasil, do modelo Hav EV, 100% elétrico.


Trata-se de um luxuoso sedan elétrico com 500 km de autonomia com um design futurista que chama a atenção por onde passa. Foi exatamente isso que constatei quando realizei o test-drive na manhã de ontem. Dirigir o Hav EV é de fato muito prazeroso pela estabilidade, conforto, desempenho e silêncio no habitáculo. O desempenho de alta performance do MYD é um dos pontos altos do carro.

O Han EV possui dois motores elétricos um na dianteira de 222 cv e outro na traseira mais potentes ainda, de 274 cv, que juntos fornecem uma potência total de 494 cv, quase 500 cv, e 69,34  kgfm de torque, que levam o Han EV de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, apenas 1,5 s a mais do que um bólide de Fórmula 1. A velocidade máxima está controlada a 186 km/h. Acelerar esse sedan é sentir-se num avião na decolagem, você cola as costas no banco.

A recarga da bateria

O sedã Han EV foi o primeiro modelo elétrico a receber a inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria BYA que torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio. O Han EV é alimentado por uma matriz de segurança com capacidade de permanecer estável em altas temperaturas.


 


Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).




A beleza do Han EV se confundiu com a do lugar que escolhi para fazer as fotos do carro, em frente a um dos mais importantes ícones do turismo nacional e mundial, o Pão de Açúcar, no Parque do Flamengo. Mas o ídolo do lugar foi o sedan que todos queriam saber a marca, detalhes e o preço.

 

De fato, o design do HAN EV é daqueles detalhes que não passam despercebidos em momento algum. O carro é grande e imponente, mede quase 5 metros de comprimento, e no quesito luxo impõem um novo padrão entre os veículos elétricos, adota a linguagem de design Dragon Face (face de dragão), que leva a assinatura do renomado diretor de design Wolgang Eger, com suas linhas agressivas e os faróis Full LED, que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”.

 


O Interior do HAN EV é marcado pelo luxo, sofisticação e tecnologia. Tem painéis de madeira de lei, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados. A tela multimídia DiLink de 15.6” tem rotação elétrica de que é feito o comando de todas as funções do carro. Possui bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. O banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.

 

Os ocupantes do assento traseiro podem comandar através de uma tela multifuncional a inclinação e afastamento dos bancos da frente, a inclinação dos bancos traseiros e ainda do ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador e saída de ar para a traseira e carregamento sem fio (Wireless) para celulares.

 


As rodas de 19”, suspensão, firme e segura, e uma estabilidade garantida pelo peso da bateria instalada no fundo do carro são garantia de um conforto de alto padrão em viagem ou na cidade.

 

O quesito segurança conta com nove airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), faróis full led, controle de estabilidade que atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.



Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.


Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

A chegada do Han EV ao mercado brasileiro fortalece ainda mais a participação da empresa no segmento de automóveis de passeio. Para se ter ideia, além dos modelos já confirmados, a BYD pretende se consolidar por intermédio de sua rede de concessionárias, já aliada a alguns dos principais grupos automotivos do país como Eurobike, Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros. Com mais de 20 cidades confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano.

Opinião


O que posso garantir, depois do test-drive, de 1h30, muito pouco, é certo para conhecer melhor o Han EV, mas suficiente para quem está habituado a testes de avaliação, e constatar que se trata de um veículo que com certeza veio revolucionar o segmento de carros elétricos de luxo e pode-se referir que com a vantagem do preço competitivo entre os de sua classe. R$ 539.990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.