Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: emoção religiosa no maior palco de teatro ao ar livre. em 2023 o espetáculo acontece de 1 a 8 de abril

 



* Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O Brasil possui uma riquíssima cultura, tanto profana, que tem seu ápice nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a maior festa da terra, quanto religiosa: a Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém, uma grande produção teatral que há 53 anos revive na Páscoa a história do nascimento do cristianismo e já foi assistida por mais de quatro milhões de pessoas no maior teatro ao ar livre do mundo.

O público durante o espetáculo é tomado por uma grande e visível emoção. Muitos revelam que vão anualmente assistir a Paixão de Cristo não exatamente pela grandiosidade do espetáculo, mas pelo sincronismo espiritual, religioso que ele transmite, que transpira a cada passo do desenrolar da apresentação.


Depois de dois anos de um interlúdio provocado pela pandemia de covid-19, a encenação da Paixão de Cristo voltou ao município de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, a 180 km do Recife, uma cidade de sete mil habitantes que se torna o epicentro do turismo religioso brasileiro durante oito dias, quando foi visitado por 200 mil pessoas entre os dias 9 e 16 deste mês de Abril.


O espetáculo é encenado por atores e atrizes famosos no cenário nacional teatral e de novelas e coadjuvado por 450 atores e figurantes da região, em nove palcos: Jerusalém dos tempos de Jesus, que inclui o o grandioso Templo, o Fórum Romano, o Palácio de Herodes, a Via Sacra e o Monte do Calvário.

Público e atores se deslocam entre os palcos a cada apresentação de um episódio descrevendo a Paixão de Cristo. Os palcos representam as várias fases da Paixão de Cristo. É de ressaltar o excelente padrão das apresentações, dos figurinos, a excelente cenografia, os efeitos especiais de última geração, o excelente sistema de som, que justificam a quantidade de público ido de todo o Brasil e do exterior que acorreu entre 9 e 16 de Abril a Nova Jerusalém.

Este ano, o personagem principal, que fez o papel de Jesus Cristo, foi ator Gabriel Braga Nunes. Já o expoente feminino na peça coube a Christine Fernandes, como Maria; Luciano Szafir, interpretou Herodes, o papel de Pilatos foi representado por Sérgio Marone, a influenciadora digital Thaynara OG, foi Herodíades, e Madalena esteva a cargo da atriz pernambucana Marina Pacheco. O diretor artístico foi consagrado Lúcio Lombardi que teve como assistente especial Alberto Brigadeiro.


A organização da Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em participar do espetáculo. São dois dias de hospedagem: no primeiro dia os turistas assistem à peça e, no segundo, se desejarem, atuam como figurantes, juntamente com todo o elenco.

Contatos: (81) 3732-1574/ (81)99673-0815/ WhatsApp (81)99673-0805

(www.pousadadapaixao.com.br).

O acesso à Fazenda Nova é feito pela rodovia PE-145 que estará duplicada para o espetáculo de 2023.

Para o espetáculo de 2023, que acontecerá de 1º a 8 de Abril, os ingressos serão colocados à venda em data a ser anunciada pela organização através do site www.novajerusalem.com.br. Mais informações através do telefone 55.081.3732.1129.



Assista os vídeos:

https://youtu.be/ZEBP3nqgPZg

https://youtu.be/HhSUQap1_EQ

https://youtu.be/w2iC4JsU5BQ

https://youtu.be/xJQmggb7IXk
___________________________________________________________________________________________

*O jornalista viajou com o grupo da Confraria de Jornalistas de Turismo a convite da Sociedade Teatral da Fazenda Nova Jerusalém para a pré-estreia da Paixão de Cristo, no dia 8 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.