Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 9 de dezembro de 2012

O BMW GUGGENHEIM LAB FOI INAUGURADO HOJE, EM BOMBAIM, NA ÍNDIA. O PROJETO QUE OFERECE PROGRAMAS GRATUITOS POR TODA A CIDADE EXPLORANDO OS ESPAÇOS PÚBLICOS E A VIDA URBANA, VAI ATÉ 13 DE JANEIRO


Com abertura em Bombaim a partir de domingo, 9 de dezembro de 2012, até domingo, 20 de janeiro de 2013, e apresentado em colaboração com o Museu Dr. Bhau Daji Lad, o BMW Guggenheim Lab oferecerá programas e projetos públicos gratuitos em toda a cidade seguindo o tema ME=WE (EU=NÓS). 

Na terceira parada desta iniciativa móvel, o Lab, em Bombaim, abordará desafios e oportunidades relacionados com o espaço público e as opções que os Mumbaikarsfazem para equilibrar interesses individuais (“eu”) e comunitários (“nós”).

Parte think tank urbano, centro comunitário e espaço de encontro público, o BMW Guggenheim Lab é um projeto global que tem como objetivo aumentar a conscientização de importantes desafios urbanos e inspirar um diálogo contínuo em cidades de todo o mundo. 

O programa, com duração de seis semanas no local central do Lab, em Bombaim, ocorrerá das 15h às 21h, de quinta a segunda-feira, na Praça do Museu Dr. Bhau Daji Lad. 

Também serão oferecidas atividades em datas exclusivas, das 17h às 21h, em Labs adicionais espalhados por cinco comunidades da cidade:


Horniman Circle (Fort): 13 a 17 de dezembro
Sambhaji Park (Mulund East): 20 a 23 de dezembro
Priyadarshini Park (Malabar Hill): 27 a 30 de dezembro
Batliboy Compound (Mill Worker Colony): 3 a 7 de janeiro
Mahim Beach (Mahim): 10 a 13 de janeiro
Além de participar nos programas gratuitos oferecidos nos locais do Lab, o público é convidado a visitar o website do projeto, fazer parte das comunidades de rede social online exclusivas e assinar a newsletter do Lab para receber as notícias mais atualizadas.

“O BMW Guggenheim Lab tem como objetivo explorar a vida urbana nas ruas, através do olhar das pessoas que vivem nas cidades”, disse Richard Armstrong, diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim. 

“Após lançar o Lab em Nova Iorque e levá-lo para Berlim, estamos empolgados com a oportunidade de apresentar este projeto em Bombaim, uma das cidades mais complexas, populosas e culturalmente ricas do mundo”.

“Não há lugar melhor para receber o BMW Guggenheim Lab em Bombaim do que o Museu Dr. Bhau Daji Lad — e não há parceiro melhor para este projeto do que a Fundação Solomon R. Guggenheim”, disse Philipp von Sahr, presidente do Grupo BMW Índia.

“Estamos plenamente cientes de que o Lab, depois de Nova Iorque e Berlim, já passou por uma longa jornada para conectar as pessoas de forma a aceitarem em conjunto os desafios que as megacidades de hoje e do futuro apresentam para todos nós. Com essa perceção, vem o conhecimento de que o motivo do sucesso do Lab são as pessoas que participam ativamente nesse projeto, seja online ou no local. Nesse sentido, já estamos convencidos de que Bombaim, mais uma vez, provará ser uma metrópole capaz de acolher novas ideias e inovações perpétuas”.

“É com satisfação que colaboramos com o Museu Solomon R. Guggenheim e com o Grupo BMW para levar o BMW Guggenheim Lab Bombaim para o Museu Dr. Bhau Daji Lad”, disse Tasneem Mehta, administradora e diretora honorária do Museu Dr. Bhau Daji Lad. 

“Esperamos que a nossa série de programas interativos para a família e as atividades participativas inspirem os jovens de Bombaim a refletirem sobre o futuro da vida urbana e o papel que eles desempenham na sua formação”.


Programas do Lab em Bombaim
Os programas incluirão projetos de design, estudos participativos, passeios, palestras, workshops, filmes e atividades culturais.

Atividades práticas e de criação reunirão o público com profissionais da área de design, representantes oficiais da cidade e planeadores urbanos para abordar problemas relacionados com transporte, habitação, abastecimento de água e governação. 

Além disso, passeios pela cidade explorarão os efeitos psicológicos do espaço público. Os projetos de design incluem uma competição aberta para desenvolver soluções para um cruzamento com trânsito extremamente congestionado em Bombaim e explorar maneiras de reajustar a infraestrutura com o novo espaço público e funções para os pedestres.

Pode aceder ao calendário online do Lab para saber mais detalhes sobre os programas individuais.

“A nossa esperança para a programação do BMW Guggenheim Lab em Bombaim é continuar a ampliar a participação para além do público tradicional dos museus”, comentou David van der Leer, curador do Lab em Bombaim. 

“Todas as pessoas que moram numa cidade têm interesse no seu futuro, e os nossos programas são elaborados para reunir pessoas de todas as formações e pontos de vista para abordar importantes questões relacionadas com a vida urbana”.


Equipa do Lab em Bombaim
Os programas foram desenvolvidos pela equipa do Lab em Bombaim (Aisha Dasgupta, Neville Mars, Trupti Amritwar Vaitla e Héctor Zamora), um grupo internacional multidisciplinar composto por especialistas, em coordenação com David van der Leer e Stephanie Kwai, ambos curadores do Guggenheim, a equipa do Museu Dr. Bhau Daji Lad e os consultores locais do programa, Sourav Biswas, Dr. Vikram, Naresh Fernandes, Aaron Pereira, Swati Sanghavi, Surabhi Sharma e Pooja Warier.


Arquitetura do Lab, em Bombaim
Assim como em Nova Iorque e Berlim, a estrutura física do Lab em Bombaim condiz com o seu ambiente urbano. Os arquitetos do escritório Atelier Bow-Wow, de Tóquio, trabalhando com o arquiteto Samir D’Monte, de Mumbai, projetaram uma estrutura em forma de L feita principalmente de bambu, que é exclusivamente adequada para a praça do Museu Dr. Bhau Daji Lad e para a cidade extremamente populosa, bem como uma versão modificada do Lab que viajará para os locais-satélite em Bombaim.

Informações aos visitantes
Todos os programas do BMW Guggenheim Lab em Bombaim são gratuitos e abertos ao público durante o expediente operacional. 

A maioria dos programas e eventos do Lab será realizada em inglês; os programas a serem apresentados em hindi e em marati serão indicados no calendário do Lab, assim como os programas com vagas limitadas que precisarão de confirmação de presença antecipada.

BMW Guggenheim Lab
O BMW Guggenheim Lab é uma iniciativa conjunta da Fundação Solomon R. Guggenheim e do Grupo BMW. Os curadores do BMW Guggenheim Lab são David van der Leer e Maria Nicanor, do Museu Solomon R. Guggenheim. 

O blog do projeto, Lab | Log, apresenta entrevistas com os colaboradores do BMW Guggenheim Lab e inclui cobertura das atividades do Lab. 

O público está convidado a fazer parte das redes sociais exclusivas do BMW Guggenheim Lab no Twitter (@BMWGuggLab e #BGLab), Facebook, YouTube, Flickr e Foursquare.

A Fundação Solomon R. Guggenheim
Fundada em 1937, a Fundação Solomon R. Guggenheim dedica-se a promover o entendimento e a apreciação da arte, principalmente dos períodos moderno e contemporâneo, por meio de exposições, programas educacionais, iniciativas de pesquisa e publicações. 

A rede global, que teve início na década de 70 quando o Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York se afiliou à Coleção Peggy Guggenheim de Veneza, expandiu-se para incluir o Museu Guggenheim de Bilbao (inaugurado em 1997), o Deutsche Guggenheim em Berlim (1997-2013) e o Guggenheim Abu Dhabi, que, atualmente, está em fase de desenvolvimento. 

Pensando no futuro, a Fundação Guggenheim continua a desenvolver colaborações internacionais que levam a arte contemporânea, a arquitetura e o design para além das paredes do Museu. Mais informações sobre a Fundação estão disponíveis no site guggenheim.org.

O compromisso cultural da BMW
Há mais de 40 anos, o Grupo BMW iniciou e participou em mais de 100 cooperações culturais no mundo inteiro. 

A empresa concentra o seu foco no compromisso de longo prazo com a arte moderna e contemporânea, jazz e música clássica, além de arquitetura e design. 

Nos últimos oito anos, o Grupo BMW também foi classificado como líder do setor nos Índices Dow Jones Sustainability Index (Índices de Sustentabilidade da Dow Jones). 

Em 1972, o artista Gerhard Richter criou três grandes pinturas especialmente para o saguão da sede da empresa, localizada em Munique. Desde então, artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Olafur Eliasson, Jeff Koons, Zubin Metha, Daniel Barenboim e Anna Netrebko já cooperaram com a BMW. 

A empresa já contratou arquitetos famosos como Karl Schwanzer, Zaha Hadid e Coop Himmelb(l)au para projetar prédios e fábricas importantes da empresa. 

O Grupo BMW garante a total liberdade criativa em todas as atividades culturais com as quais se envolve, uma vez que isso é tão fundamental para o trabalho artístico de vanguarda quanto para as grandes inovações num negócio bem-sucedido. 

Mais informações: bmwgroup.com/culture e bmwgroup.com/culture/overview.

O Museu Dr. Bhau Daji Lad
O Museu Dr. Bhau Daji Lad é o museu mais antigo de Bombaim, estabelecido em 1872 como o Museu Victoria & Albert, em Bombaim. 

A coleção exibe a história e o desenvolvimento cultural da cidade de Mumbai. A coleção do Museu de artes plásticas e decorativas é um exemplo vivo da prática e do trabalho no começo da era moderna. 

Em 2005, o projeto de restauração do Museu, respaldado pela Fundação Jamnalal Bajaj e concluído pela INTACH, recebeu a maior premiação da UNESCO em Excelência pela Preservação da Herança Cultural. 

O Museu lançou um amplo programa de exposições que exibe importantes artistas indianos e colabora com instituições internacionais com a finalidade de levar a arte contemporânea para espaços públicos em Bombaim. 

Estas exposições fazem parte da iniciativa do Museu de criar um fórum público para discutir sobre questões urbanas contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.