Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 15 de dezembro de 2012

PAGUE O SEU IPVA, NO RIO DE JANEIRO DE UMA SÓ VEZ. A QUEDA DA TAXA SELIC DE 25% PARA MENOS DE 8% BENEFICIA O PAGAMENTO DA COTA ÚNICA, APESAR DO DESCONTO SER MENOR EM 2013. VEJA AS DATAS DE PAGAMENTO DO SEU IPVA NA TABELA


Os donos de carros do Rio de Janeiro, ao invés do desconto dos tradicionais 10% no pagamento da cota única do IPVA de 2013 terão uma redução de apenas 8% por conta da redução taxa básica de juros Selic, (fixada em 7,25%), que serve de parâmetro para estabelecer a redução do percentual no imposto.

Apesar de redução menor, a vantagem do pagamento da cota única em 2013 será maior do que em 2012, quando a Selic rondava os 25% ao ano, e o desconto para o IPVA era de 10%. A conclusão é do economista Ilan Gorin.

Para tentar minorar os efeitos políticos da redução do desconto, o governo ressalta que o abatimento no Rio será o maior entre os estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e do Distrito Federal, será de 5%, e São Paulo e Minas Gerais, ainda menos: 3%. 

Mesmo com a redução para 8%, o pagamento da cota única é vantajoso para os proprietários de veículos, garantiu Gorin: "Se alguém decidir aplicar o dinheiro do IPVA por três meses, tempo máximo para o pagamento parcelado, sem juros, os ganhos nesse período serão menores do que os obtidos com o desconto à vista".

Receita prevista de R$ 1,76 bilhão
Com relação aos valores do IPVA 2013, a Secretaria de Fazenda informou que ainda está finalizando a tabela para o pagamento do imposto.

 Os valores são calculados com base no preço médio de mercado de veículos usados. Estes valores são fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com a qual a secretaria mantém contrato. 

Este ano, em comparação a 2011, o tributo ficou em média 5% mais barato. Para os carros novos, a base de cálculo do IPVA é o valor da nota fiscal de venda do veículo, e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar do emplacamento.

No início deste ano, a secretaria estimou uma receita com o IPVA de R$ 1,76 bilhão, cerca de13% maior do que a registrada em 2011.

Os valores de outro tributo que costuma pesar no bolso dos cariocas ainda estão em fase de elaboração. A prefeitura informou ontem que está concluindo a tabela do IPTU 2013. 

Os valores devem ser divulgados no próximo dia 20. O prefeito Eduardo Paes já havia adiantado que o desconto para quem pagar a cota única deve ser igual ao de 2012, que foi de 7%. 

O tributo cobrado este ano sofreu um reajuste 6,56% e teve como parâmetro o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E) acumulado de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.