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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RENAULT CONSIDERA 2012 COMO UM ANO HISTÓRICO EM SUAS OPERAÇÕES NO BRASIL, QUE MARCA UMA NOVA FASE DE CRESCIMENTO NO PAÍS. A META DA RENAULT É CONSEGUIR ATINGIR 8% DO MERCADO, ATÉ 2016, COMO RESULTADO DA RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA GAMA, QUE ANUNCIA


A Renault do Brasil distribuiu hoje à Imprensa um relatório de resultados e metas que pela importância e curiosidade decidimos publicar.

De acordo com a Renault, o ano de 2012 marca um período de importantes conquistas para a marca e também o início de uma nova fase no seu processo de crescimento no País. 

Além de consolidar sua posição entre as cinco principais marcas automotivas do mercado brasileiro, em 2012 deu inicio ao seu programa de investimentos para aumento da capacidade de produção. 

Com ele, espera continuar o seu plano de crescimento e alcançar 8% de participação do mercado até 2016.

Com desempenho de vendas sempre acima do mercado, a Renault deve fechar o ano com crescimento de 25% nos seus volumes em comparação a 2011, enquanto o mercado cresce em torno de 5% a 7%. 


 Com uma estratégia focada em três pilares, a marca deu um grande salto competitivo em 2012, conforme a seguir.

1 – Renovação e ampliação da gama
O ano foi marcado pelo lançamento do Novo Clio, primeiro automóvel com a nova identidade visual no Brasil, que se destaca pelo baixo consumo de combustível (obteve a nota “A” na categoria “Subcompacto” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, se posicionando como o mais econômico do seu segmento) e pela ampla possibilidade de personalizações. Outra estreia importante foi a do Fluence GT, primeiro Renault com motor turbo e com a assinatura “Renault Sport” no País.

O Duster, utilitário esportivo mais vendido em 2012, também recebeu sua primeira série limitada: trata-se do Duster Tech Road, que, além de visual diferenciado, traz o Media Nav, um completo sistema multimídia integrado ao painel. Já a nova linha 2013 do Sandero, Sandero Stepway e Logan passou a contar com o novo motor 1.6 8V Hi-Power, que traz mais economia com melhor desempenho. Outra novidade foi a chegada da versão GT Line, que passou a integrar a gama Sandero, como a versão que realça a esportividade da gama. Além do acabamento exclusivo, ela tem o novo motor 1.6 8V Hi-Power.

2 – Ampliação da rede comercial
A Renault deve fechar o ano com um aumento de 15% em sua rede comercial, chegando a 235 concessionárias em todo o País. 


Para 2013, o objetivo é crescer 17% e alcançar o número de 275 concessionárias, chegando a uma abrangência de 83% do território nacional. 

O ano foi marcado pela estreia de projetos importantes, entre os quais:


1 – Renault Minuto: rede de serviços de reparo rápido que dá aos consumidores a qualidade de peças originais e a garantia de fábrica, por preços acessíveis. Disponível em Curitiba (PR) e Campinas (SP). Até 2016, cerca de 70 unidades Renault Minuto serão inaugurados.


2 – Pró +: sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho. 


É uma evolução do programa “Renault Empresas”, que já vinha sendo oferecido com sucesso. 

Já disponível em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Até 2016, 65 unidades Pró+ serão inauguradas.

3 – Renault C@re: Trata-se de um novo conceito de interação completa entre o cliente, o ambiente e os produtos, explorando novas tecnologias e espaços temáticos. 


Duas concessionárias já possuem a tecnologia C@re: a AR Motors, em São Paulo, e a recém-inaugurada Iesa Veículos, em Porto Alegre.

3 - Aumento da capacidade produtiva instalada
Para sustentar o crescimento da marca, é fundamental a expansão da capacidade produtiva da Renault, hoje com capacidade anual de 280.000 carros anuais. 


Há pouco mais de um ano, em outubro de 2011, foi anunciada a ampliação da fábrica de automóveis, que, a partir de 2013, terá um acréscimo de 100.000 unidades em sua capacidade produtiva anual.

As obras de ampliação da fábrica de automóveis estão acontecendo e algumas etapas já foram concluídas, como a inauguração do novo prédio da estamparia, em agosto deste ano. 


Com ela foram iniciadas as operações de uma nova linha de cortes de chapa de aço, fundamental para garantir agilidade e produtividade à fabricação neste momento de expansão da capacidade instalada no Brasil. 

Com uma área de 4.300m2, a nova área é responsável por uma produção de 284.000 peças/mês.

Para completar as obras na fábrica de veículos de passeio, foi necessária, ainda, a interrupção da produção a partir de 8 de dezembro, e deve se estender por 8 semanas, até 7 de fevereiro de 2013. A partir de então, a fábrica responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, passará a produzir 1 carro por minuto.

O ano também foi marcado pelo anúncio da expansão da capacidade produtiva da Fábrica de Motores em mais 100.000 unidades por ano. A produção anual vai passar dos atuais 400.000 para 500.000 motores. 


Cerca de 40% desse volume é destinado à exportação. Desde o início de suas operações, a fábrica já produziu cerca de 2,5 milhões de motores e exportou mais de 1,2 milhão de unidades. Para a expansão da fábrica, sua área total será ampliada em 5.000 m2.

Renault, uma empresa cada vez mais brasileira
No âmbito institucional, 2012 também foi marcado por ações históricas. Em junho, a Renault firmou os direitos de naming rights do Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque de Curitiba (PR), o Parque Barigui. Já em outubro, a marca firmou os direitos de naming rights da principal sala de espetáculos musicais de projeção internacional de São Paulo, que passou a se chamar, Teatro Renault (antigo Teatro Abril).

No que tange à responsabilidade social, o Instituto Renault comemorou dois anos de vida durante o Salão Internacional de São Paulo, onde foi lançado em 2010. 


Atuando em quatro eixos de trabalho - educação, segurança no trânsito, ações voltadas à preservação do meio ambiente, e apoio ao desenvolvimento social e à diversidade, o Instituto Renault continuou imprimindo sua marca em projetos que já impactaram, direta ou indiretamente, mais de 290.000 pessoas por ano.

Destaque para os projetos voltados para a diversidade. Pela primeira vez no Brasil, o Women’s Fórum for Economy and Society foi patrocinado pela Aliança Renault-Nissan. 


O Evento reuniu mais de 400 participantes – entre empresários, políticos e personalidades – para promover novas redes brasileiras e internacionais de ações e oportunidades voltadas às mulheres, para impulsionar negócios, a economia e a sociedade em geral.

A Aliança Renault-Nissan também marcou presença na Rio+20. Uma frota de veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan fez o traslado dos representantes das Nações Unidas durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, a maior cúpula ambiental do mundo. 


A Renault disponibilizou um Fluence Z.E (Zero Emissão), cuja comercialização foi iniciada na Europa no final do ano passado, e um Kangoo Z.E, um pequeno furgão elétrico premiado com o título de International Van of the Year 2012.

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