Moscou – 12 de dezembro de 2012 – O presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn (foto ao lado), anunciou hoje o nascimento da empresa conjunta Alliance Rostec Auto BV, durante uma cerimônia realizada em Moscou, junto com Sergueï Tchemezov, diretor-geral da Russian Technologies e presidente do Conselho de Administração da AvtoVAZ, e Igor Komarov, presidente da AvtoVAZ. “O compromisso histórico anunciado hoje é um acordo que beneficia tanto a Renault quanto a Nissan e a AvtoVAZ”, declarou Ghosn.
Aliança Renault-Nissan e a empresa pública Russian Technologies criaram uma joint venture que agrupará todas as participações das duas parceiras na empresa AvtoVAZ e que desempenhará, desta forma, o papel de acionária majoritária, responsável pela estabilidade de longo prazo da mais importante montadora de automóveis russa, proprietária da marca Lada.
O acordo prevê que a Aliança Renault-Nissan faça um aporte de 23 bilhões de rublos (US$ 742 milhões de dólares).
Este investimento representará 67,13% de participações na joint venture daqui até o fim do primeiro semestre de 2014. Esta última possuirá, por sua vez, 74,5% do capital da AvtoVAZ.
A Renault, que já havia adquirido 25% do capital da AvtoVAZ, em 2008, tendo posteriormente ajudado a montadora russa a se recuperar de forma surpreendente, fará um aporte de aproximadamente 11,3 bilhões de rublos (US$ 366 milhões de dólares) na nova estrutura.
O Lada Concept poderá entrar em produção em 2013 |
A Renault, que já havia adquirido 25% do capital da AvtoVAZ, em 2008, tendo posteriormente ajudado a montadora russa a se recuperar de forma surpreendente, fará um aporte de aproximadamente 11,3 bilhões de rublos (US$ 366 milhões de dólares) na nova estrutura.
A Renault deseja possuir 50,10% da joint venture até junho de 2014. A Nissan, que antes não era acionária da AvtoVAZ, investirá 11,7 bilhões de rublos (US$ 376 milhões de dólares). A montadora japonesa visa a uma participação à altura de 17,03% até junho de 2014.
Nesta data, a Russian Technologies deve controlar 32,87% do capital da empresa conjunta.
No âmbito do novo acordo, a Russian Technologies vai reduzir seus empréstimos à AvtoVAZ à altura de 8 bilhões de rublos (US$ 258 milhões de dólares), recebendo o produto resultante da venda antecipada de ativos fora do negócio principal da AvtoVAZ.
A linha de produção do modelo Lada Kalina na fábrica da AvtoVAZ, em Toliatti. |
No âmbito do novo acordo, a Russian Technologies vai reduzir seus empréstimos à AvtoVAZ à altura de 8 bilhões de rublos (US$ 258 milhões de dólares), recebendo o produto resultante da venda antecipada de ativos fora do negócio principal da AvtoVAZ.
A dívida restante, ou seja, aproximadamente 46 bilhões de rublos (US$ 1,48 bilhão de dólares), emprestados sem juros, foi renovada até 2032. Estas disposições permitem que a AvtoVAZ apresente um balanço sólido, livre de qualquer restrição de tesouraria.
Quando o acordo tiver sido totalmente operacionalizado, até 2014, a Alliance Rostec Auto BV terá comprado todas as participações da AvtoVAZ atualmente de propriedade da empresa Troika Dialog Investment Ltd. A transação está sujeita às condições aplicáveis anteriormente, que devem ser concluídas rapidamente.
Juntas em um mercado que é considerado um verdadeiro motor do crescimento econômico na Europa
A atenção do Conselho de Administração da Alliance Rostec AutoBV se concentrará principalmente nas grandes decisões dos acionistas da AvtoVAZ. Esta assembleia será, além disso, o local privilegiado para as discussões entre a Aliança e a Russian Technologies.
No âmbito do acordo, o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, se torna presidente do Conselho de administração da Alliance Rostec Auto BV.
Quando o acordo tiver sido totalmente operacionalizado, até 2014, a Alliance Rostec Auto BV terá comprado todas as participações da AvtoVAZ atualmente de propriedade da empresa Troika Dialog Investment Ltd. A transação está sujeita às condições aplicáveis anteriormente, que devem ser concluídas rapidamente.
Juntas em um mercado que é considerado um verdadeiro motor do crescimento econômico na Europa
A atenção do Conselho de Administração da Alliance Rostec AutoBV se concentrará principalmente nas grandes decisões dos acionistas da AvtoVAZ. Esta assembleia será, além disso, o local privilegiado para as discussões entre a Aliança e a Russian Technologies.
No âmbito do acordo, o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, se torna presidente do Conselho de administração da Alliance Rostec Auto BV.
Esta instância compreenderá:
- três representantes da Aliança Renault-Nissan: Dominique Thormann, vice-presidente Executivo e diretor Financeiro da Renault; Joseph Peter, vice-presidente Executivo e Diretor Financeiro da Nissan; Bruno Ancelin, vice-presidente Sênior e diretor de Operações da Região Eurásia;
- dois representantes da Russian Technologies: Sergueï Tchemezov e Igor Zavyalov, respectivamente, diretor-geral e diretor-geral adjunto da empresa estatal.
O Conselho de Administração da AvtoVAZ passará de 12 para 15 membros. A Aliança Renault-Nissan terá oito representantes nesta instância.
- três representantes da Aliança Renault-Nissan: Dominique Thormann, vice-presidente Executivo e diretor Financeiro da Renault; Joseph Peter, vice-presidente Executivo e Diretor Financeiro da Nissan; Bruno Ancelin, vice-presidente Sênior e diretor de Operações da Região Eurásia;
- dois representantes da Russian Technologies: Sergueï Tchemezov e Igor Zavyalov, respectivamente, diretor-geral e diretor-geral adjunto da empresa estatal.
O Conselho de Administração da AvtoVAZ passará de 12 para 15 membros. A Aliança Renault-Nissan terá oito representantes nesta instância.
Os executivos assumirão seus respectivos cargos durante a reunião extraordinária dos acionistas da AvtoVAZ, que será realizada em 12 de fevereiro de 2013.
Sergueï Tchemezov continuará sendo presidente do Conselho de Administração da AvtoVAZ e exercerá, a partir de junho de 2013, as funções de vice-presidente, em alternância com Carlos Ghosn.
“O mercado automobilístico russo está prestes a se tornar o primeiro da Europa, em termos de venda de veículos”, declarou o diretor-geral da Russian Technologies, Sergueï Tchemezov. “Até 2020, a AvtoVAZ e seus parceiros vão produzir mais de um milhão de carros, dentro dos melhores padrões mundiais. A parceria com a Aliança Renault-Nissan vai permitir criar empregos modernos e bem remunerados em Togliatti e em sua região.”
“O mercado automobilístico russo está prestes a se tornar o primeiro da Europa, em termos de venda de veículos”, declarou o diretor-geral da Russian Technologies, Sergueï Tchemezov. “Até 2020, a AvtoVAZ e seus parceiros vão produzir mais de um milhão de carros, dentro dos melhores padrões mundiais. A parceria com a Aliança Renault-Nissan vai permitir criar empregos modernos e bem remunerados em Togliatti e em sua região.”
O acordo acontece oito meses após a inauguração pelo presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, de uma fábrica de montagem com capacidade para 350.000 veículos por ano em Togliatti, na região russa de Samara, um complexo industrial escolhido para acolher um dos mais importantes programas de compartilhamento de plataformas da Aliança Renault-Nissan.
A fabricação do Lada Largus começou no segundo trimestre de 2012. A produção do Nissan Almera acaba de ser iniciada, com um aumento da cadência de produção de forma progressiva até o segundo trimestre de 2013.
Em 2013, cinco modelos sairão deste complexo de montagem, para as três marcas: Lada, Renault e Nissan. Os investimentos realizados nesta planta representarão em médio prazo aproximadamente 400 milhões de euros.
Os parceiros disporão também de outras plantas de produção na Rússia: em Moscou, em São Petersburgo e em Ijevsk (a 700 quilômetros ao norte de Togliatti, em uma fábrica comprada, em 2012, pela AvtoVAZ). Cada uma destas plantas continuará a se beneficiar de novos projetos e investimentos.
Tendo em vista as melhorias implementadas no complexo de Togliatti e daquelas previstas para as outras plantas, a Aliança Renault-Nissan e a AvtoVAZ terão na Rússia uma capacidade anual de produção de pelo menos 1,7 milhão de carros a partir de 2016.
“O fortalecimento de nossa parceria é uma etapa lógica em nossa colaboração”, destacou Igor Komarov, Presidente da AvtoVAZ. “A AvtoVAZ tornou-se uma montadora multimarcas, tendo iniciado a produção em Togliatti do primeiro modelo Nissan. Graças a esta integração rápida, nossa cooperação vai ganhar em eficácia e nós vamos aumentar nossas participações de mercado.”
No ano passado, a produção total da indústria automobilística russa atingiu 2,65 milhões de veículos, incluindo veículos utilitários. Esta cifra deve atingir em 2012 2,9 milhões de unidades.
A Rússia é atualmente o terceiro mercado da Aliança Renault-Nissan, por ordem de importância. A Aliança vendeu 878.990 carros na Rússia no ano passado, dos quais 578.387 Ladas, tendo aproximadamente 33% de participação de mercado.
SOBRE A ALIANÇA RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica estabelecida entre a montadora francesa Renault (com sede em Paris, França) e a japonesa Nissan (com sede em Yokohama, Japão). Associada à montadora AvtoVAZ, a Aliança vende mais de 10% dos carros comercializados em todo o mundo.
Tendo em vista as melhorias implementadas no complexo de Togliatti e daquelas previstas para as outras plantas, a Aliança Renault-Nissan e a AvtoVAZ terão na Rússia uma capacidade anual de produção de pelo menos 1,7 milhão de carros a partir de 2016.
“O fortalecimento de nossa parceria é uma etapa lógica em nossa colaboração”, destacou Igor Komarov, Presidente da AvtoVAZ. “A AvtoVAZ tornou-se uma montadora multimarcas, tendo iniciado a produção em Togliatti do primeiro modelo Nissan. Graças a esta integração rápida, nossa cooperação vai ganhar em eficácia e nós vamos aumentar nossas participações de mercado.”
No ano passado, a produção total da indústria automobilística russa atingiu 2,65 milhões de veículos, incluindo veículos utilitários. Esta cifra deve atingir em 2012 2,9 milhões de unidades.
A Rússia é atualmente o terceiro mercado da Aliança Renault-Nissan, por ordem de importância. A Aliança vendeu 878.990 carros na Rússia no ano passado, dos quais 578.387 Ladas, tendo aproximadamente 33% de participação de mercado.
SOBRE A ALIANÇA RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica estabelecida entre a montadora francesa Renault (com sede em Paris, França) e a japonesa Nissan (com sede em Yokohama, Japão). Associada à montadora AvtoVAZ, a Aliança vende mais de 10% dos carros comercializados em todo o mundo.
Parceiras estratégicas desde 1999, Renault e Nissan venderam em 2011 8,03 milhões de carros em aproximadamente 200 países.
A Aliança tem acordos de colaboração estratégica com várias montadoras, como a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng ou ainda alguns fabricantes regionais, como a Ashok Leyland, na Índia.
http://blog.allance-renault-nissan.com/
SOBRE A RUSSIAN TECHNOLOGIES
Criada em 2007, a empresa Russian Technologies tem a missão de contribuir para a concepção, fabricação e exportação de produtos industriais de alta tecnicidade, destinados tanto para fins civis como militares.
http://blog.allance-renault-nissan.com/
SOBRE A RUSSIAN TECHNOLOGIES
Criada em 2007, a empresa Russian Technologies tem a missão de contribuir para a concepção, fabricação e exportação de produtos industriais de alta tecnicidade, destinados tanto para fins civis como militares.
Agrupando 663 entidades diferentes, o grupo Russian Technologies é formado por 12 holdings ativas no setor militar e 5 holdings presentes na indústria civil.
Distribuídas em aproximadamente sessenta territórios e divisões administrativas da Federação da Rússia, as várias filiais da Russian Technologies vendem para mais de 70 países em todo o mundo.
Dirigido por Sergueï Tchemezov, o grupo registrou em 2011 um lucro líquido de 1,55 bilhão de rublos. Suas contribuições fiscais para o orçamento das diferentes entidades do Estado chegam a 100 bilhões de rublos.
SOBRE A AVTOVAZ
A AvtoVAZ, fabricante de veículos das marcas Lada e Nissan, é a mais importante montadora de automóveis da Rússia.
SOBRE A AVTOVAZ
A AvtoVAZ, fabricante de veículos das marcas Lada e Nissan, é a mais importante montadora de automóveis da Rússia.
A empresa opera uma das maiores fábricas do mundo, em Togliatti, assim como uma unidade situada em Ijevsk.
A AvtoVAZ tem o objetivo de atingir a marca de 1,4 milhão de veículos (das marcas LADA, Renault e Nissan) provenientes de suas linhas de montagem até 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário