Design interpretado de modo revigorante
O impacto visual da carroceria feita de fibra de carbono é causado principalmente pela elegante linha do teto, típica de um Coupé, e pela interpretação revigorada do design “stream flow” da sub-marca BMW i.
No interior, a sensação de amplo espaço característica da marca BMW i, é combinada com um ambiente estilo lounge exclusivo assentos traseiros.
Graças à inclusão de funções BMW ConnectedDrive inovadoras, desenvolvidas pela BMW i para uso em veículos de produção em série, a operação do sistema de navegação e a transferência de informações entre o veículo, o mundo externo e o smartphone do motorista foram otimizados para atender aos requisitos específicos da mobilidade elétrica (e-mobility).
O BMW i3 Concept Coupé foca-se claramente no desempenho dinâmico que pode ser obtido com a tecnologia puramente elétrica BMW eDrive.
Igualmente ao BMW i3 Concept, o Coupé também é movido por um motor elétrico projetado pelo BMW Group, que desenvolve uma potência máxima de 125 kW/170 hp e um torque máximo de 250 Nm (184 lb-ft), que canaliza sua força instantaneamente para as rodas traseiras através de uma transmissão de velocidade única.
O motor elétrico extrai sua energia de células de armazenamento de íon-lítio posicionadas sob o piso.
Este posicionamento das unidades de bateria tem o efeito de reduzir consideravelmente o centro de gravidade, o que aprimora o manuseio extremamente ágil do veículo.
Quando comparado diretamente com o BMW i3 Concept, o novo conceito tem uma aparência mais ampla e rebaixada, que serve para enfatizar sua natureza ágil logo à primeira vista.
A distância entre os eixos, por outro lado, não sofreu alterações em comparação ao BMW i3 Concept com 2.570 milímetros.
Fluxo de linhas dinâmico
O modo específico de construção da célula de passageiros Life em fibra de carbono (CFRP) significa que não há necessidade para uma coluna B.
A seleção de material garante que os princípios característicos de sustentabilidade, leveza e transparência sejam aplicados para efeito genuíno também no design interior dos modelos da sub-marca.
O interior do BMW i3 Concept Coupé ilustra como o design do cockpit evoluiu para ser preparado para sua produção em série e, ao mesmo tempo, cria um ambiente único que se encaixa no conceito de um veículo esportivo de três portas.
Três modos de condução
A autonomia de um veículo totalmente elétrico depende muito do estilo de condução do motorista, assim como acontece com o consumo de combustível em veículos movidos à combustão interna.
O BMW i3 Concept Coupé ajuda o motorista a otimizar a eficiência escolhendo uma configuração de veículo apropriada.
O botão de Driving Experience Control no console central pode ser usado para selecionar os três modos de condução, COMFORT, ECO PRO e ECO PRO+.
A esportividade e o conforto do BMW i3 Concept Coupé podem ser experimentados da melhor maneira na configuração COMFORT.
O modo ECO PRO tem como foco a economia de energia para uma autonomia maior e um desempenho ainda mais limpo.
O mapeamento do acelerador é modificado para, por exemplo, que o mesmo curso do pedal consuma menos energia que no modo COMFORT.
Ao mesmo tempo, o aquecimento e o ar-condicionado são alterados para um modo operacional com uso de energia mais eficiente. Alterar do modo COMFORT para o modo ECO PRO pode ampliar a autonomia do veículo em 20%.
A eficiência pode ser aumentada ainda mais no modo ECO PRO+, que foi projetado para maximizar o alcance de condução.
Assim, não somente o mapeamento do acelerador é modificado, como a velocidade máxima também é limitada a 90 km/h (56 mph).
As funções de conforto interior, como o aquecimento e o ar-condicionado, são adicionalmente executadas no nível minimamente necessário, por exemplo, evitando que os vidros embacem.
Conectividade total
O sistema BMW eDrive que equipa o BMW i3 Concept Coupé é projetado para permitir que o veículo cubra uma distância de aproximadamente 160 quilômetros com a carga completa da bateria sem que seja necessário conectá-lo novamente a uma estação de carga.
Essa autonomia permite que ele seja usado confortavelmente para mais do que apenas mobilidade urbana.
Graças aos serviços BMW i ConnectedDrive que foram especificamente desenvolvidos para aplicações de mobilidade elétrica com a tecnologia BMW eDrive, o motorista recebe estimativas realísticas sobre o alcance atual do veículo, que podem ser visualizadas até mesmo antes de dar partida no carro.
Portanto, o BMW i3 Concept Coupé assume o título do primeiro veículo elétrico do mundo totalmente conectado.
A de autonomia dinâmica é visualizada no painel de informações central do veículo não apenas como um valor, mas como um contorno periférico no mapa de navegação.
Usando o local atual do veículo como ponto de partida, todos os pontos que podem ser alcançados com as reservas de energia disponíveis são mostrados no mapa, formando assim um contorno periférico.
Além disso, o BMW i também oferece serviços de mobilidade pioneiros que podem ser incorporados no planejamento de mobilidade do cliente.
Esses incluem o serviço premium de compartilhamento de veículos DriveNow, que está disponível na Alemanha desde 2011 e desde setembro de 2012 também em São Francisco.
Também em São Francisco, a funcionalidade ParkNow foi introduzida pela primeira vez no mundo, permitindo que espaços de estacionamento sejam reservados através de um aplicativo de smartphone.
ParkNow e outros serviços são fornecidos para o cliente via BMW ConnectedDrive e são disponibilizados para uso no sistema de navegação.
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