Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SINDICATO DAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS ALERTA QUE O CONSUMO DE GASOLINA E DIESEL CRESCERAM MUITO E O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DO MERCADO ESTÁ NO LIMITE POR FALTA DE AMPLIAÇÃO DE ESTRADAS, PORTOS E TERMINAIS. NO AMAPÁ JÁ HOUVE FALTA DE COMBUSTÍVEIS DE FORMA GENERALIZADA. SINDICOM NÃO ACREDITA, TODAVIA, EM DESABASTECIMENTO NO PAÍS

consumo de combustíveis no Brasil já muito aquecido deve crescer 6,3%, este ano, em relação a 2011, e o abastecimento do mercado nacional está no limite.

O comentário, à guiza de alerta, foi feito pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) que previu um aumento de 12,2% somente da gasolina.

O presidente do Sindicom, Alísio Vaz, comparou o aumento do consumo de combustíveis no Brasil ao crescimento da China. "São índices que têm descolado do PIB. E isso tem levado a um esforço muito grande para manter o mercado abastecido", ressaltou.

Segundo ele, até o momento, houve falta de combustíveis generalizada apenas no Amapá. “Nos demais estados pode ter faltado em um posto ou outro, mas o consumidor sempre encontrou combustível", explicou. 

Alísio Vaz anunciou que para atender ao mercado estão sendo abertos mais postos e a frota de caminhões vem crescendo. 

De acordo com o presidente do Sindicon, apesar do aquecimento da demanda, ainda não chegou a ocorrer desabastecimento de combustíveis no País. Contudo, confirmou que já houve problemas pontuais de entrega do insumo a alguns postos. “Desabastecimento é uma palavra ruim, não é isso. Mas estamos muito próximos do limite”, advertiu Vaz.

Ele atribui parte dos problemas à falta de obras estruturais como a ampliação dos portos, estradas e terminais. “Temos gargalos na infraestrutura, como o recebimento de gasolina e diesel nos portos do Nordeste. As refinarias estão com a produção no limite e esses são os principais desafios dos investidores", sentenciou.

Importações
O executivo lembrou ainda o fato de que o Brasil tornou-se importador de combustíveis. "Estamos importando mais diesel e muita gasolina", denunciou.

As distribuidoras elevaram para 1 bilhão de reais os investimentos em infraestrutura de distribuição em 2012, contra 300 milhões de reais investidos em 2009, para atender ao crescimento vigoroso do setor, informou.

“Está se discutindo se o PIB (Produto Interno Bruto) vai crescer 1,5%, mas aqui a discussão é de um crescimento de demanda de 20% de gasolina no Nordeste em 2012. É difícil manter o país abastecido com a mesma estrutura que se tinha 20 anos atrás", lamentou o presidente do Sindicom. Ele lembrou que o mercado cresceu 30% em três anos.

Somente o consumo de gasolina no País deverá crescer, em média, 12% ao ano, ao passo que, em alguns estados, a alta deve superar 20%, como Mato Grosso (24%), Piauí (22%) e Maranhão (20%). 

Já o mercado de óleo diesel deverá crescer 6,8% neste ano. A perspectiva é que as vendas deste combustível – considerado um termômetro da economia – chegue a 55,8 bilhões de litros neste ano. Desde 2009, a comercialização de óleo diesel cresceu 26%.

Etanol
A média de consumo de combustíveis em 2012 só não será maior porque houve queda na demanda por etanol hidratado, segundo o Sindicom. A procura pelo biocombustível deverá encerrar este ano com uma retração de 10,4%. Desde 2009, o consumo de etanol caiu 41%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.