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sábado, 15 de dezembro de 2012

O CAMINHO DOS CARROS HÍBRIDOS NO BRASIL ESTÁ SENDO ASFALTADO A PASSO DE TARTARUGA. ESSES VEÍCULOS QUE POUCO POLUEM O AR NÃO TÊM AINDA DEFINIDOS PELOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS OS INCENTIVOS QUE DEVEM RECEBER PARA QUE A MAIORIA DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS DE CARROS POSSA ADQUIRI-LOS. A PREFEITURA DE SÃO PAULO SAIU NA FRENTE E POR DECRETO LANÇOU O PROGRAMA DE TÁXIS HÍBRIDOS, EM PLENA FASE DE TESTES DE TOYOTAS MODELO PRIUS, QUE A PARTIR DO COMEÇO DE 2013 ESTARÃO TAMBÉM À VENDA AO PÚBLICO, COM RECURSOS, POR R$ 120 MIL.


Habituado a carros que, com o ar condicionado ligado, não conseguem rodar com um litro de gasolina mais do que 10/11 km - e olhe lá! -, a chegada dos carros híbridos ao Brasil veio oferecer uma alternativa bem mais econômica, chegando aos 25/26 km/l. 



O problema é que esses híbridos, equipados com motores a gasolina e elétrico, ainda estão longe do bolso de quem só pode chegar até os populares e em menor número aos que conseguem ir um pouco mais longe, os modelos até R$ 60 mil.



O Prius, da Toyota, no modo de condução "Normal", atinge excelentes 25,5 km/l rodando na cidade, garante uma autonomia de 1.150 quilômetros para seu tanque de combustível de 45 litros, mas custa R$ 120 mil. Primeiro híbrido do mundo, o Prius já vendeu 3,2 milhões de unidades em 15 anos de vida.


O Prius foi lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 2012
Lançado em 1997 com o significativo slogan  “Just in time” (produção enxuta), o modelo tornou-se rapidamente um dos ícones do mercado automobilístico.



No Brasil, o Prius já é notado nas ruas de São Paulo. A Toyota entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, fomentado pela prefeitura paulistana.



Quando na década de 90 os principais líderes mundiais se reuniam para encontrar alternativas de reduzir a emissão de poluentes, executivos da Toyota trabalhavam para achar suas próprias alternativas, contribuindo para reduzir a poluição no mundo.

O Projeto do Prius começou em 1994, para criar um veículo ambientalmente correto, mas mantendo as características de qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota. Em 1997, o modelo foi lançado, ainda cercado de desconfiança por conta da tecnologia inovadora e totalmente futurista para a época. 



Essa desconfiança, no entanto, desapareceu tanto aos olhos da indústria, que começou a desenvolver projetos baseados no Prius, quanto dos consumidores, que fizeram do modelo o híbrido mais vendido do mundo.
O sucesso do Prius foi tão grande que a Toyota decidiu tornar os modelos híbridos um importante modelo de negócio. Atualmente a marca mantém uma linha de 16 carros híbridos cujas vendas mundiais já alcançaram a marca de quase 5 milhões de unidades. Até 2015, a meta é aumentar a linha de produtos para 21.

Táxis Prius em São Paulo



Através do Decreto nº 53.223, de 19 de junho de 2012, que criou o Programa de Táxis Híbridos, a prefeitura de São Paulo, em breve poderá adotar o híbrido Prius e, com certeza, outros, de outras marcas, como táxis, dependendo obviamente dos incentivos que forem oferecidos aos taxistas.




O carro já está rodando na cidade desde que a Toyota entregou a cooperativas  de 20 unidades que realizam os testes. De acordo com o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ceder outros 96 carros, totalizando 116.



Pelas regras municipais, as empresas interessadas serão autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um para atender pessoas com necessidades especiais.



A iniciativa da Prefeitura de São Paulo segue a tendência do que vem sendo feito em outras capitais mundiais, que contam com veículos híbridos em suas frotas de transporte público.


Para o consumidor final, o produto estará disponível a partir de janeiro de 2013, com preço de aproximadamente R$ 120 mil, para os taxistas o carro deverá ser isento de IPI, I

O Prius
O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798 cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.

O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. 


O Prius que chegará ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.

Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico. 


A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia. que reúne as seguintes qualidades:

- Dispensa carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica


Meio Ambiente
O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:

- 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
- 85% do veículo é reciclável
- A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada.





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