O Prius foi lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 2012 |
Lançado em 1997 com o significativo slogan “Just in time” (produção enxuta), o modelo tornou-se rapidamente um dos ícones do mercado automobilístico.
O sucesso do Prius foi tão grande que a Toyota decidiu tornar os modelos híbridos um importante modelo de negócio. Atualmente a marca mantém uma linha de 16 carros híbridos cujas vendas mundiais já alcançaram a marca de quase 5 milhões de unidades. Até 2015, a meta é aumentar a linha de produtos para 21.
Táxis Prius em São Paulo
O carro já está rodando na cidade desde que a Toyota entregou a cooperativas de 20 unidades que realizam os testes. De acordo com o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ceder outros 96 carros, totalizando 116.
O Prius
O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798 cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.
O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico.
O Prius que chegará ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.
Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico.
A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia. que reúne as seguintes qualidades:
- Dispensa carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica
O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:
- 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
- 85% do veículo é reciclável
- A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário