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segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CARROS ELÉTRICOS JÁ SÃO NOTADOS NAS RUAS DE CAPITAIS EUROPEIAS COMO PARIS, LONDRES E LISBOA, ASSIM COMO UMA QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE ÔNIBUS HÍBRIDOS, EM LONDRES. É UM SINAL DE QUE ESSES VEÍCULOS NÃO POLUIDORES PODERÃO EM ALGUNS ANOS SER EM GRANDE NÚMERO, NA EUROPA. NO BRASIL, HÁ EXPERIÊNCIAS TÍMIDAS COM TÁXIS, EM SÃO PAULO, MAS O GOVERNO NÃO DEFINIU AINDA A POLÍTICA DE USO DOS CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS


Cada vez mais o carro elétrico ganha a preferência dos consumidores pelo custo do combustível a eletricidade ser muito menor e por não poluir o ar, mas, embora tenuemente, ainda, somente alguns países do bloco dos desenvolvidos adotaram medidas de incentivo à aquisição desses silenciosos carros.



Na Europa, pude constatar - e fotografar - que já se vêem muitos carros elétricos circulando nas grandes cidades. Em diversos pontos de Paris já há pontos de abastecimento de veículos elétricos, como perto da famosa igreja de Notre Dame e da Ópera - dois locais distintos da cidade.



Em Lisboa, também já circulam táxis elétricos, ainda em número reduzido, se comparado com os de motor a diesel, combustível usado por 100% dos taxistas.


Em Lisboa, os carros elétricos são o modelo elétrico da Renault.
No entanto, a maioria dos consumidores que adquiriu veículos elétricos, na Europa, ainda prefere os híbridos, que usam motores de combustão e elétricos, entre eles um grande número de taxistas. 



Em Londres e Paris, andei em táxis híbridos. O modelo Prius, da Toyota, predomina em Londres, onde circulam inúmeros ônibus híbridos (motores diesel e elétricos). Em Paris, os Renault e Pegeout são maioria, entre os táxis híbridos.


Postos de abastecimento de carros elétricos, perto da Ópera, de Paris
Esse fato, permite-nos prognosticar um futuro promissor quanto ao uso de veículos movidos a eletricidade, embora isso dependa de uma união de forças e de uma absoluta vontade política da sociedade consumidora, governos e fabricantes.


Carro elétrico no posto de bastecimento em frente da Gendermerie, ao lado de Notre Dâme

O que se constata é que, mesmo na Europa, onde os governos oferecem incentivos que barateiam os veículos elétricos e híbridos, a procura ainda é bastante tímida, o que naturalmente tem a ver diretamente, também, com o custo do carro, a oferta colocada no mercado e a confiança dos consumidores no produto e esse enlace tem seu tempo de maturação.

Em São Paulo,  está em curso o teste com táxis elétricos. Várias marcas cederam os carros para essa experiência.  

O Brasil não definiu, ainda, uma política nacional para o uso e aquisição de carros elétricos. Porém, em São Paulo, a prefeitura iniciou testes com táxis elétricos cedidos por diversas marcas - como publicamos no dia 12 de junho 2012. 

Tramitam o Congresso Nacional diversos projetos de lei estabelecendo o uso dos carros elétricos e híbridos no País. Entretanto, o governo federal até agora mostrou-se muito tímido sobre que caminho tomará, enquanto alguns estados já oferecem isenção total do ICMS, outros, como o Rio de Janeiro, apenas parcial, e a maioria não se pronunciou ainda sobre o tema.



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