Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A ERA DOS CARROS SEM MOTORISTAS APROXIMA-SE. A AUDI AG INVESTE NO SISTEMA QUE LOCALIZA VAGAS DE ESTACIONAMENTO QUE DARÁ AO CARRO AUTONOMIA PARA MANOBRAR SEM A PARTICIPAÇÃO HUMANA. O PROCESSO FOI PREMIADO E RECEBEU ELOGIOS DE ESPECIALISTAS PRESENTES AO CES 2013


O que não passava de ficção aproxima-se da realidade e a passos largos: automóveis em que o motorista é mero passageiro. A Audi AG investe forte nesse sistema que é acionado através de um aplicativo para smartphone.

O sistema está entrando em fase prática e começou a equipar um parque, em Ingolstadt, com todos os recursos necessários para os testes finais, de acordo com a Audi.



Com esta nova tecnologia, os carros poderão fazer manobras de forma autônoma dentro e fora de estacionamentos acionado pelo motorista com o auxílio de um aplicativo para smartphone que interage com o computador central da garagem e guiará o veículo por meio do sistema WLAN (Wireless Local Area Network) para o espaço mais próximo disponível.


A Audi explica ainda que sensores a laser no estacionamento serão responsáveis por captar os movimentos do carro. 


Posteriormente, o computador central processa essas informações que, juntamente com os dados da deslocação do veículo, encontrarão a posição exata da vaga e do carro. O sistema terá um mapa de toda a garagem e das vagas ocupadas. 

Essas informações são utilizadas no planejamento da rota que será feita, garantindo que não haverá obstáculos no trajeto. 

O carro também faz o monitoramento  do que acontece ao seu redor através de doze sensores de ultrassom, e que futuramente, terão quatro câmeras de vídeo.


A Audi desenvolve, também, uma série de tecnologias para os carros sem condutor, que ajudarão o motorista também em engarrafamentos e manobras em vagas estreitas, sempre que necessário.


"Reduzimos não só o tempo, mas também o esforço do condutor. Futuramente, os automóveis irão localizar automaticamente os espaços disponíveis para estacionar", sentenciou Ricky Hudi, chefe de Desenvolvimento de Tecnologias da AUDI AG.

Os sistemas desenvolvidos pela Audi são aplaudidas por inúmeros profissionais norte-americanos. A revista “Popular Science” denominou o sistema inovador da fabricante alemã como o “Produto do Futuro”. 


A equipe editorial reconheceu a evolução apresentada pela Audi no Consumer Eletronic Show 2013 (CES), maior evento de tecnologia do mundo, apresentado nos Estados Unidos, Las Vegas.

A Audi recebeu inúmeros elogios e também foi eleita como a “Melhor Tecnologia Automotiva” da CES, deste ano, pela especialista “The Verge”. 

“Ambos os prêmios reconhecem o nosso árduo trabalho de desenvolvimento. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca Ricky Hudi, chefe de desenvolvimento de tecnologias da Audi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.