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sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CRISE EM PORTUGAL GERA UMA QUEDA DE 38% DAS VENDAS DE VEÍCULOS. GRUPO BMW TEVE MENOR QUEDA: 18%


Portugal vive uma enorme crise econômica agravada por medidas de austeridade determinadas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) agravadas pelas regras extremamente drásticas de iniciativa do governo chefiado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho que estão levando a economia portuguesa ao fundo do poço, inúmeras famílias entrando perigosamente na pobreza e as empresas encerrando as portas num ritmo acelerado de 5.000 ao mês.

Essa situação gerou uma queda na venda de automóveis de 40%, em 2011. Em 2012, o mercado bastante fragilizado registrou nova queda de 38% que representou um total de 95.290 veículos vendidos em Portugal. O mercado das duas rodas também sofreu uma quebra na ordem dos 10%.

Por se tratar de uma marca de carros consumida por gente de maior poder aquisitivo e menos afetada pela crise, o  BMW Group Portugal não ficou imune às consequências da crise, mas a queda registrada nos seus modelos foi menor. No total, em 2012, foram vendidas 8.007 unidades, entre automóveis BMW e MINI e motociclos BMW Motorrad, o que representa uma quebra de 18% no volume de vendas relativamente ao ano precedente.

BMW - Atinge melhor quota de mercado de sempre e mantém liderança do segmento Premium.
A BMW registou 6.369 unidades vendidas em 2012, o que se traduziu numa quebra de 13% face a 2011. Com a melhor quota de mercado de sempre em Portugal (6,7%), a marca ascendeu à 4ªposição do ranking das marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidos em Portugal, mantendo desta forma a liderança do segmento Premium pelo 8º ano consecutivo.
Os principais contributos para este resultado são provenientes das seguintes gamas: BMW Série 1, BMW Série 3 e BMW Série 5.

A gama mais vendida em Portugal em 2012 foi o BMW Série 1 tendo sido vendidas 2.406 unidades nos modelos 3 e 5 portas, Coupé e Cabrio. Destaque para o BMW 116d EfficientDynamics de 5 portas, que com 1.629 unidades vendidas, foi o modelo mais vendido, da marca, em Portugal.

A gama BMW Série 3 representa a segunda maior fatia para o mercado português, tendo registando 1.696 unidades vendidas nas variantes Sedan, Touring, Coupé e Cabrio. Nesta gama, o modelo mais vendido foi o BMW 320d Berlina, com 429 unidades.

A terceira gama com maior volume de vendas foi o BMW Série 5, com 1.390 unidades vendidas dos modelos Sedan, Touring e Gran Turismo. Nesta gama, o modelo mais vendido foi o BMW 520d Touring, com 459 unidades.

MINI – Cimenta quota de mercado.
Em 2012 também a MINI foi influenciada pela tendência económica que se fez sentir em Portugal. 

Embora tenha registado uma quebra de 36% nas suas vendas, a mesma, foi inferior à queda global do mercado (38%), o que permitiu à marca cimentar a quota de mercado atingida em 2011 (1.1%), com 1.054 unidades vendidas.

Desta forma, a marca reforça a sua posição no mercado português, estando já previsto para o início de 2013, o lançamento do seu 7º modelo no mercado nacional.

Em 2012, a gama mais vendida foi o MINI Hatchback, com 423 unidades, seguido do MINI Countryman, com 395 unidades vendidas, e do MINI Cabrio, com 106 unidades.

BMW Motorrad – 3,5% quota de mercado num ano difícil.
O mercado dos motociclos também sofreu uma quebra na ordem dos 10%, tendo a BMW Motorrad registado 584 unidades vendidas em 2012, o que representa uma quebra de 20% face ao ano anterior. 

Esta quebra deve-se fundamentalmente ao segmento onde a marca está representada (>500cc), que regista um decréscimo na ordem dos 17%, assim como ao ciclo de produto em que se encontraram, ao longo do ano, as gamas mais vendidas em Portugal: a gama F e a gama R.

A Gama F foi renovada no final de 2012 e a BMW R 1200 GS, que é líder do seu segmento há vários anos, será completamente renovada na primavera de 2013.

Face ao mercado total, em 2012, a BMW Motorrad registou uma quota de mercado de 3,5%. No entanto, no segmento onde a marca está representada (>500cc), atinge uma quota de mercado na ordem dos 21%.

Com 177 unidades vendidas, a BMW R 1200 GS foi o motociclo mais vendido da marca, tendo contribuído para que a gama R (com 217 unidades) tenha sido a mais vendida em Portugal.

Por sua vez, a gama F foi a segunda mais vendida, com 186 unidades vendidas, cabendo à F  800 GS, com 96 unidades, a liderança nas vendas desta gama.

As novas scooters, lançadas no final de Julho de 2012, registaram um total de 51 unidades vendidas.

BMW Financial Services – Aumento do número de contratos de financiamento.
O BMW Financial Services registou no ano 2012 um total de 4.990 novos contratos, o que representa um crescimento de 2,8% face ao ano anterior.

Os contratos de financiamento relativos a viaturas novas registaram um aumento de 0,8% face ao ano anterior apesar da tendência negativa do mercado. 
Relativamente ao financiamento de veículos usados, registou-se um crescimento de 15%.  
No total, o BMW Financial Services financiou 52% das vendas de automóveis BMW e MINI novos e 53% das vendas de motociclos BMW novos.

No que respeita à totalidade da carteira de contratos ativos no final de 2012, a mesma registou um crescimento de 2,4%, o que se traduz na gestão de uma carteira de 15.600 contratos ativos.
De realçar o negócio de seguros, que registou um crescimento de 40%, tendo sido efetuados 1.813 novos contratos.

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