• A edição de 2013 é uma oportunidade para comemorar o 40º aniversário dos três pódios da Alpine-Renault em uma mesma edição do Rali de Monte Carlo. Este pódio de berlinettes, cujo primeiro degrau foi ocupado por Jean-Claude Andruet e sua co-piloto “Biche”, contribuiu amplamente à conquista do Campeonato Mundial de Rali pela Alpine-Renault em 1973. • Cinco Alpine-Renault A110 entraram neste ano para a Equipe Renault Classic com pilotos míticos, como o vencedor de 1973 ou ainda Jean Ragnotti, Jean Vinatier ou Alain Serpaggi. • Esta seleção de equipes também permite comemorar a volta da Alpine anunciada em novembro passado. • A largada aconteceu ontem (27 de janeiro) na cidade francesa de Reims, com chegada em 1º de fevereiro em Mônaco. A Renault Classic volta com força total na 16ª edição do rali Monte Carlo Historique. Nada menos do que cinco berlinettes Alpine-Renault A 110 vão estar na largada desta mítica competição. Estrelas também entre as equipes: - N° 01: Jean-Vinatier / Jean-François Jacob com o A110 1300 - N° 15: Carlos Tavares / Jean Pascal Dauce com o A110 1300 - N° 18: Jean-Claude Andruet / “Biche” com o A110 1600S - N° 21: Alain Serpaggi / Jean-Pierre Prévost com o A110 1300 - N° 36: Jean Ragnotti / Francis Mercier com o A110 1800 grupo 4 Com suas cinco duplas, a equipe Renault Classic partiu da cidade francesa de Reims no domingo, 27 de janeiro, para chegar a Mônaco em 1º de fevereiro, passando pelas cidades de Valence e Gap (também na França). A forte presença da Renault no rali pelo terceiro ano consecutivo é uma oportunidade para comemorar as várias vitórias que marcaram o ano de 1973: - Vitória da equipe Andruet e Biche com o Alpine-Renault n o Rali de Monte Carlo - Três pódios no mesmo de Rali Monte Carlo para a Alpine-Renault - Título de campeão do Mundo de Ralis para a Alpine-Renault. Esta participação de berlinettes também coincide com o esperado retorno da marca Alpine, anunciado pela Renault em novembro passado. Sobre os pilotos… Jean VINATIER (com Jean-François JACOB) 1º piloto oficial da Renault, pilotou pela marca de 1964 a 1971. Ganhou principalmente a Volta à Córsega de 1964 com um Renault 8 Gordini e se consagrou Campeão da França de Rali em 1969, com o Alpine-Renault A110. Com Stirling Moss e Ian Appleyard, é um dos três únicos pilotos a ganhar, com o Alpine-Renault, a Coupe d'Or, que premia três vitórias consecutivas no Rali dos Alpes (1968, 1969 e 1971 – o Rali dos Alpes não foi realizado em 1970). Lista de premiações: 1953 - Vitória na categoria Sport 500 no Bol d'Or (barquette 2CV Citroën) 1958 - Vencedor do Trophée Total 1959 - Vencedor da categoria turismo no Rali da Costa do Marfim e 2º lugar na categoria Mil Milhas (Renault Dauphine) 1964 - Vencedor do Volta à Córsega (Renault 8 Gordini) 1965 - Vencedor do Rali Lyon-Charbonnières (Renault 8 Gordini), e 2º lugar no Rali de San Marino 1966 - Vencedor do Critérium des Cévennes (Alpine-Renault A110) 1967 - Vencedor da categoria nas 24 Horas de Le Mans (Alpine-Renault A210) 1968 - Vencedor do Rali dos Alpes (Alpine-Renault A110), do Critérium des Cévennes, do Rali Vercors-Vivarais, do Rali da Checoslováquia 1969 - Campeão da França de Ralis com o Alpine A110 1971 - Vencedor do Rali dos Alpes. Carlos TAVARES (com Jean-Pascal DAUCE) Carlos Tavares é Vice-Presidente de Operações do Gru po Renault desde 2011. Fiel à sua paixão pelo automobilismo esportivo há 30 anos e à sua dedicação à riqueza histórica da marca Alpine, Carlos Tavares entrou para a equipe Renault Classic, a título pessoal, para se aprofundar na compreensão do DNA da Alpine. Lista de premiações 1997 - Campeão da França de Superturismo categoria 2 (e 1998) 1999 - 6º lugar no Campeonato da França de Superturismo categoria 1 2000 - Vice-Campeão da França Superturismo categoria B 2001 - 3º lugar no Campeonato da França Superturismo Promoção 2002 - 2º lugar do Grupo A da campeonato francês de circuitos 2003 – 2º lugar do Grupo A e 2º lugar do Grupo D da Copa da França de rali 2004 - Campeão da campeonato francês de circuitos no Grupo A 2005 - Campeão do V2V Sprint moderno no Grupo A 2006 - 3º lugar no Euroboss Masters 2007 - Campeão Euroboss Masters 2008 - 4º lugar no Euroboss Masters 2009 - Vice-Campeão do Euroboss Masters (e 2010) 2011& nbsp;- 3º lugar no Boss GP Formula 2012 - 4º lugar no Euro Boss Formula. Jean-Claude ANDRUET (com sua co-piloto “Biche”) Jean-Claude Andruet se tornou conhecido do público em geral em 1965, graças a uma temporada com o Renault 8 Gordini, ao vencer o prêmio Critérium des Aspirants. No ano seguinte, participou de diversas competições: Copa Gordini, ralis, circuitos. Lista de premiações 1967 – Ingressou na equipe oficial Alpine-Renault. Pilotava geralmente um 1300 GT e conquistava vitórias de grupos e posições de honra nas classificações gerais (Rali dos Alpes, Critérium des Cévennes, Rali Mont Blanc etc.). Sua brilhante temporada foi recompensada no Challenge Shell. 1968 - Campeão da França de Rali com o Alpine-Renault e ve ncedor da Volta à Córsega, Rali do Mont Blanc, etc. Vencedor do Índice de Performance nas 24 Horas de Le Mans, com um Alpine 1000 cm3 com Jean-Pierre Nicolas 1970 - Campeão da Europa de Rali 1972 – Vencedor da Volta à Córsega, do Rali Lyon-Charbonnière e da Ronde Cevenole. 1973 - Vencedor do Rali de Monte Carlo e vencedor do Campeonato Mundial de Rali com o Alpine-Renault. Alain SERPAGGI (com Jean-Pierre PREVOST) Lista de premiações 1970 - 4º lugar no campeonato da França de Fórmula Renault 1971 - 2º lugar no campeonato da França de Fórmula Renault 1972 - Campeão da Europa de F3 com o Alpine-Renault 1973 - Vice-campeão da França de Fórmula 3 1974 - Campeonato F2 com o ELF 2 BMW 1974 – 1.000 km de Monza / 8º lugar na classificação geral com o Ligier Maserati 1974 - Campeão da Europa de pilotos de protótipos 2L (Alpine-Renault) 1975-1995 - Piloto e piloto de testes da Alpine 1985 - Campeão da França de Rali 2ª divisão (Renault 5 turbo) Também participou das 24 Horas de Le Mans: 1989 com o ALD Cosworth, 1974 com o Ligier Maserati, 1973 com o Ferrari Daytona, 1969 com o Alpine A210, 1968 com o Alpine A210. Jean RAGNOTTI (com Francis MERCIER) Especialmente fiel à Marca Renault, Jean é atualmente um embaixador conhecido e reconhecido pelo público em geral, além de apreciado pela qualidade de sua relação com o mundo esportivo. Lista de premiações: 1969 – 1ª vitória de grupo na Volta à Córsega 1970 - 2º lugar no Campeonato da França de Rali 1971 - Vitória no Rali de Monte Carlo no Grupo 2 1975 - 2º lugar no campeonato da Fórmula Renault Europa 1977 - Campeão da França de Rallycross - Alpine A310 V6 1978 - 2º lugar em Monte Carlo - R5 Alpine Grupo 2, 4º lugar nas 24 Horas de Le Mans - Alpine A442 1980 - Campeão da França de Rali - R5 Alpine e Turbo 1981-1982 - Vitórias na Volta à Córsega - R5 Turbo 1984 - Campeão da França de Rali - R5 Turbo 1985 - Vitórias na Volta à Córsega, 24h de Ypres, Volta da França – Maxi 5 Turbo 1987 - 2º lugar no Campeonato Mundial de pilotos de rali - R11 Turbo 1988 - Campeão da França de Superprodução - R21 Turbo 4X4 1990 - Campeão da França Grupo N - R5 GT Turbo 1991 - Campeão da França 2L - 2 rodas 1992 - 2º lugar no campeonato da França de Rali 1993 - Campeão da França de pilotos de Rali de 2 Litros 1994 - Campeão da França de pilotos de Rali de 2 Litros 1995 - Vitória em Monte Carlo - 2 rodas |
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
RALI MONTE CARLO HISTORIQUE: CINCO BERLINETTES PARA COMEMORAR OS 40 ANOS DOS TRÊS PÓDIOS DA ALPINE-RENAULT, NA EDIÇÃO DE 1973
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.
-
São Caetano do Sul, SP - A Chevrolet acaba de confirmar um dos mais esperados lançamentos para o mercado brasileiro. Trata-se do n...
-
Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 q...
-
Conta a lenda que não há carro inroubável e isso não está muito longe da verdade. As f ábricas investem em equipamentos como chave...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA ...
-
Uma criação dos deuses Ferrari 612 GTO, saído da criatividade de Sasha Selipanov, é ainda um conceito, mas já vem sendo considerado um dos...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Mogi ...
-
Não se deixe levar pelas aparências: apesar da dianteira que remete ao Agile , o novo Cobalt não tem nada de Agile Seda...
-
O lubrificante Extravida XV 300 (SAE 15W-40) da YPF acaba de ser homologado pela Volvo para ser usado nos motores de seus veículos que e...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Te...
-
Texto e fotos: Arnaldo Moreira Avaliação concluída é hora de "falar" sobre as impressões na direção do SUV Jac T5, automático,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário