Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MINI SEGUE NA FRENTE NO RALLY DAKAR



Um MINI, o primeiro com sistema de tracção integral, pilotado pelo francês Stéphane Peterhansel domina o Rally Dakar, o mais duro do mundo. 

A 11ª etapa, nos carros, disputada nesta quarta-feira, foi interrompida por causa de um rio que transbordou no percurso de 219 km entre La Rioja e Fiambalá.

As motos conseguiram passar e completaram a etapa. Apenas sete carros, inclusive o do líder, o francês Stéphane Peterhansel, puderam atravessar o rio.



Para dar apoio aos MINIs que estão competindo, modelos muito semelhantes aos carros padrão, compõem a equipe Monster Energy X-raid, trabalhando para que a equipe MINI conquiste a segunda vitória consecutiva no Dakar, andando 8.600 quilômetros.

O Rally Dakar 2013 é o derradeiro teste de resistência para os melhores pilotos, veículos e equipamentos do mundo internacional de rali.

A equipe Monster Energy X-raid está confiante nas qualidades e versatilidade do MINI Countryman. Este modelo de cinco portas compacto faz parte este ano pela primeira vez do número de veículos utilizados pelos mecânicos que têm a tarefa de garantir que os pilotos e suas máquinas fiquem em boa forma para cumprir sua missão de defender o título.






Lima / Santiago
Considerando os novos regulamentos estritos e rotas também mais exigentes do que no ano passado, o Rally Dakar 2013 se tornou um evento que requer plena competência de todos os participantes, mesmo os mais experientes. 

Stéphane Peterhansel, o atual campeão e piloto de maior sucesso, com 10 vitórias no Dakar, disse antes do jogo no Peru de capital Lima seria mais difícil do Rally Dakar já correu na América do Sul. No entanto, o francês ainda lidera a classificação geral após a segunda fase.

Os pilotos devem viajar 8600 km no total, durante as duas semanas de rali, ao Peru, Argentina e Chile. As etapas são cronometradas para 593 km. Só previu um dia de descanso em todo o caminho até o fim, em Santiago do Chile, em 20 de janeiro de 2013.

O MINI Countryman é o carro ideal para apoiar o Monster Energy X-raid Team em sua tentativa de defender o título conquistado na edição anterior.

Os MINIs Countryman foram submetidos a severos testes durante a fase de preparação da corrida. As versões normais que têm uma distância ao solo mais elevada, podem ser adquiridas nas concessionárias MINI.

A agilidade, estabilidade, dinâmica e a tração MINI Countryman são explicados por seus motores potentes e especialmente para sua All4 all-wheel drive. Este sistema baseia-se num diferencial electromagnético central de funcionamento capaz de distribuir a força motriz continuamente entre os dois eixos.

Em condições de condução normais, é aplicada até 50 por cento do binário de accionamento no eixo traseiro. Em situações extremas, por exemplo, conduzir na neve ou gelo, a aplicação da força sobre o eixo traseiro pode ser de 100 por cento.

Integração da eletrônica de controle para o sistema de acionamento All4 all-wheel no controle de estabilidade DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) garante uma distribuição muito rápida e precisa da força.


O sistema é capaz de detectar em todos os momentos comandos do motorista e da situação dinâmica do carro, e as adaptações correspondentes são realizadas em milésimos de segundos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.