Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GOVERNO ENDURECE CONTRA BEBUNS. NOVAS REGRAS NA LEI SECA JÁ ESTÃO EM VIGOR: VAI ENCARAR? AGORA É TOLERÂNCIA ZERO, BOMBOM COM LICOR PODE REGISTRAR, MAS SEU EFEITO DESAPARECE EM 15 MINUTOS. JÁ O CHOPE, VINHO... MELHOR IR PARA O BAR DE TÁXI!!!


Texto: Arnaldo Moreira

Se um motorista a partir de hoje - a 10 dias do Carnaval - for flagrado, ao soprar no bafômetro, dirigindo com nível de álcool no sangue acima de 0,4 miligrama de álcool por litro de ar sofrerá (margem de erro do bafômetro) será multado em R$ 1.915,40 e sua carteira será cassada por um ano. 

O problema agrava-se se o nível de álcool for igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de sangue: além da multa e da perda da carteira, o motorista, ou a motorista, fica sujeito a ver o sol quadrado por um período de seis a meses a três anos.



Os motoristas que foram submetidos a exame de sangue e em quem for encontrada qualquer concentração de álcool poderão ser presos se o exame achar mais do que seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Era mais do que certo que o governo iria implantar as medidas mais severas, imprimir a tolerância zero, contra o uso do álcool antes do carnaval. Quem for flagrado sentirá o peso da lei. E atenção, cabe ao agente de trânsito avaliar os sinais de embriaguez do motorista.



O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, adverte: "É  proibido, 0%. As pessoas que ingerirem álcool e forem dirigir estarão sujeitas à nova legislação”.

O Carnaval não pode nem deve ser argumento, nem justificativa para se beber, nem um chope. Quem se arriscar a pegar o volante depois de um gole já assume o risco de uma punição pesada e ter os festejos de Momo tornados num pesadelo.



Aquela história de o motorista se negar a fazer o teste do bafômetro não adianta mais. Os agentes avaliarão através dos sinais aparentes de embriaguez: sono, olhos vermelhos, soluço, vômito e cheiro de bebida e valerão como prova de ingestão de álcool.

Os resultados podem variar de acordo com o sexo, peso e o metabolismo do motorista, mas não há qualquer dúvida de que todos aqueles que fizerem uso de substâncias que contenham álcool ou bebidas alcoólicas sofrerão algum tipo de alteração, em maior ou menor proporção.

O teor de álcool nos bombons, anticépticos bucais e remédios homeopáticos pode ser detectado, confirma o conselheiro do Contran, Luiz Otávio Miranda, que participou das reuniões que determinaram a aplicação da tolerância zero. 

Segundo ele, depende do momento em que a bebida foi ingerida até o momento medido pela fiscalização, mas esse prazo não é fixado, depende de como o organismo da pessoa reage afirma o conselheiro.

Comer bombons de licor ou tomar um medicamento homeopático pode registrar valores acima do permitido - que na verdade é zero - 0,4 no teste do itilómetro - nome técnico do bafômetro -, mas, em 15 minutos desaparecerão. O motorista tem o direito de pedir novo teste - não apenas neste caso - e normalmente o efeito do álcool não aparece mais no aparelho. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.