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domingo, 6 de janeiro de 2013

FÁBRICA DA GM EM GRAVATAÍ JÁ SUPEROU OS 2 MILHÕES DE UNIDADES MONTADAS.UM ONIX HATCH FOI O MARCO DESSA HISTÓRICA VITÓRIA DA MARCA NO BRASIL

O veículo símbolo da produção histórica dos dois milhões de veículos foi um Chevrolet Onix LTZ, cor “Vermelha Pepper”, que saiu da linha de montagem exatamente às 10:45 horas, de 13/12/2012.

Gravataí (RS) – A fábrica da GM em Gravataí completou em 2012, 12 anos desde sua instalação no Rio Grande do Sul - em 20 de julho de 2000 -, sendo a primeira da GM do Brasil alocada fora do Estado de São Paulo. Atualmente a unidade produz os modelos Chevrolet Onix e Celta, dois dos veículos mais vendidos da marca no País.

Situada em um parque junto a outras 19 empresas que fornecem componentes e sistemas para o processo produtivo da GM – os chamados “sistemistas” -, a fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), modelo de operação fabril para diversas companhias em todo o mundo, em especial, a cadeia automotiva.

Este marco de produção ocorre pouco mais de dois anos após a fábrica produzir seu carro “1 milhão”, em maio de 2008. Não bastasse o ritmo acelerado da linha de montagem da unidade, é pertinente destacar que neste intervalo de tempo – mais especificamente entre junho de 2010 e o final do ano passado – a fábrica passou pelo seu segundo ciclo de expansão, o chamado Projeto Onix, que absorveu um investimento de R$ 1,4 bilhão.

O projeto – o primeiro na história da GM do Brasil a também batizar um modelo, o Chevrolet Onix – envolveu a ampliação e modernização de toda a fábrica com foco voltado para a ampliação final de sua capacidade instalada bem como o início da produção dos novos modelos. 


“Gravataí hoje representa nossas melhores operações e práticas. É uma unidade que desde o seu planejamento, antes de sua implantação efetiva, foi pensada para ser uma fábrica inovadora. Os números e os feitos por ela atingidos nos demonstram que este é um projeto exitoso”, avalia o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.

Fábrica modelo global
Foram pouco mais de 24 meses entre os anos de 2010 e 2012 destinados à ampliação da unidade dentro do chamado Projeto Onix e os processos complementares para a validação do novo produto. 


Especificamente no caso da fábrica da GM, a ampliação adicionou 74 mil novos metros quadrados de área útil aos antigos 216 mil metros quadrados da unidade. 

Esta expansão física foi realizada visando não somente à adaptação e modernização da linha de montagem em vistas à produção do Chevrolet Onix, mas ainda à ampliação de sua capacidade instalada de produção, passando de 230 mil unidades/ano para até 380 mil unidades/ano, número este que poderá ser atingido à medida em que, gradativamente, o Onix ganhar volume de produção, conforme sinalização do mercado.

Entre as principais áreas da fábrica - Estamparia, Funilaria, Pintura e Montagem Geral –, as duas primeiras concentraram a maior parte dos investimentos e ampliações.

Na área de Estamparia, uma nova e moderna linha de prensas foi instalada paralelamente às outras duas já existentes. No que diz respeito à tecnologia, a instalação de 450 novos robôs no prédio que comporta a funilaria, dão um pouco da dimensão da qualidade e modernidade do projeto que, assim como a área de pintura, recebeu novas linhas automatizadas e equipamentos de última geração “state of the art”.

Na linha de montagem geral, a dinâmica “just in time” de abastecimento de peças e componentes foi ainda mais otimizada com a implementação do “Set Part System” - ou SPS, processo por meio do qual os componentes de tapeçaria são dispostos em gôndolas flexíveis que acompanham individualmente cada veículo montado ao longo da linha. 


Com isso, é minimizado o tempo empregado para o encaixe das peças em módulos seqüenciais, há maior precisão e organização na montagem de veículos com diferentes versões e combinações de equipamentos e recursos, além conceder mais agilidade no processo.

Uma nova estação de “Marriage” (onde ocorre o acoplamento do motor ao carro) baseada no sistema “Flexible Drive System” também foi implementada, contribuindo significativamente para a melhor ergonomia dos operadores.

No que diz respeito aos sistemistas, o Projeto Onix promoveu a integração de duas novas empresas no Ciag (Denso e Android), além da ampliação de 40% da área útil ocupada pelos mesmos, adicionando 95 mil novos metros quadrados.

Paralelamente ao desenvolvimento e ampliação da fábrica para receber o Onix, o conceito de preservação do meio ambiente, um dos pilares mais expressivos de atuação da GM do Brasil em seus mais de 87 anos de história, foi outro ponto de evolução dentro da unidade de Gravataí. 



Desde o último mês de agosto, a fábrica tornou-se a primeira unidade fabril da companhia no país a reciclar nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo.

Alguns marcos da GM Gravataí:
17/03/1997 – Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM
20/07/2000 – Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag)
02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta
20/05/2005 - Produção do Celta 500.000
01/10/2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma
20/05/2008 – Produção do carro “um milhão”
09/06/2010 – Início oficial das obras do Projeto Onix
27/08/2010 – Produção de 1,5 milhão de veículos
30/10/2012 – Lançamento do Chevrolet Onix Hatchback
13/12/2012 – Produção do carro “dois milhões”



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