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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LAMBORGHINI LANÇA SEU MODELO AVENTADOR LP 700-4 ROADSTER NA PISTA DO AEROPORTO DE MIAMI. O BÓLIDO ATINGIU A VELOCIDADE DE 338 KM/H. APRESENTAR CARROS DE ALTA PERFORMANCE EM PISTAS DE AEROPORTO JÁ FOI USADO PELA AUDI COM O SEU R8 GT, NA PISTA DA EMBRAER. E CONHEÇA O HONDA CIVIC 2014



Texto de Tarcísio Dias*
Um evento dos sonhos para os amantes da velocidade foi realizado na pista do Aeroporto Internacional de Miami, permitindo ao mais recente lançamento da Lamborghini, o Aventador LP 700-4 Roadster atingir a velocidade máxima de 338 km/h, nas mais perfeitas condições de segurança e com autorização e acompanhamento das autoridades aeroportuárias. Ação semelhante já foi organizada no Brasil quando da apresentação do Audi R8 GT.



A marca alcançada pelo Aventador LP 700-4 Roadster supera até mesmo velocidades de decolagens das principais aeronaves que operam no aeroporto de Miami. Na hora da decolagem os aviões alcançam entre 240 km/h e 290 km/h. 


Todo esse desempenho do veículo fica por conta do propulsor V12 de 6,5 litros que produz 700 cavalos de potência e precisa de menos de 3 segundos para sair da inércia e atingir os 100 km/h. A velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 350 km/h.

Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes. 


Em agosto de 2011, na pista da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), a fabricante alemã Audi resolveu demonstrar as virtudes do R8 GT.

A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo. 


Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 RPM, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 RPM. Para fazer o tradicional 0-100 km/h, apenas 3,6 segundos.

A marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos dizer que estão bem próximas.

Enquanto a ação americana alcançou 338 km/h, a brasileira chegou na máxima de 326,5 km/h, para um modelo que tem como máxima 330 km/h. 


No aspecto bolso, poderíamos falar de valores aproximados. O novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster tem preço inicial de 300 mil euros, sem impostos, para os EUA (US$ 405.405, a valor de câmbio de 29/1, US$ 0,74. No Brasil, custaria cerca de R$ 1 milhão mais impostos). 



Já o Audi R8 GT foi oferecido em seu lançamento no mercado brasileiro por cerca de 1 milhão de reais. 

No final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.

MECÂNICA ONLINE



· Começamos 2013 e a Honda já apresenta a versão 2014 do Novo Civic. O que mudou? Externamente muita pouca coisa, mas quando o assunto é mecânica temos o que falar. 

O modelo ganha a motorização 2.0 litros 16V Flex que produz 155 cavalos de potência nas novas versões LXR e EXR, incluindo câmbio automático de 5 marchas com aletas para trocas no volante.


· O Salão Bike Show 2013 mais uma vez foi sucesso total. Em sua terceira edição, realizada entre os dias 24 e 27 de Janeiro no Pavilhão 4, no Riocentro, contou com quase 100 expositores, numa aérea de 13.000m², e uma estimativa de público de 57 mil pessoas (entre público pagante e presente) até o final do evento.

· A Ford, Daimler e Nissan assinaram um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (FCEV). 

O objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento em engenharia. Cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.

· O centro de pesquisas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço. 

As nanofibras transformadas em nanofios, ao contrário dos nanotubos de carbono — considerados os mais resistentes do mundo até então —, podem ser produzidas em larga escala e em tamanho variável.



* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de engenheiro Mecatrônico e Radialista e gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

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