Texto de Tarcísio Dias*
Um evento dos sonhos para os amantes da velocidade foi realizado na pista do Aeroporto Internacional de Miami, permitindo ao mais recente lançamento da Lamborghini, o Aventador LP 700-4 Roadster atingir a velocidade máxima de 338 km/h, nas mais perfeitas condições de segurança e com autorização e acompanhamento das autoridades aeroportuárias. Ação semelhante já foi organizada no Brasil quando da apresentação do Audi R8 GT.
Todo esse desempenho do veículo fica por conta do propulsor V12 de 6,5 litros que produz 700 cavalos de potência e precisa de menos de 3 segundos para sair da inércia e atingir os 100 km/h. A velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 350 km/h.
Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes.
Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes.
Em agosto de 2011, na pista da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), a fabricante alemã Audi resolveu demonstrar as virtudes do R8 GT.
A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo.
A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo.
Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 RPM, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 RPM. Para fazer o tradicional 0-100 km/h, apenas 3,6 segundos.
A marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos dizer que estão bem próximas.
A marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos dizer que estão bem próximas.
Enquanto a ação americana alcançou 338 km/h, a brasileira chegou na máxima de 326,5 km/h, para um modelo que tem como máxima 330 km/h.
No aspecto bolso, poderíamos falar de valores aproximados. O novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster tem preço inicial de 300 mil euros, sem impostos, para os EUA (US$ 405.405, a valor de câmbio de 29/1, US$ 0,74. No Brasil, custaria cerca de R$ 1 milhão mais impostos).
Já o Audi R8 GT foi oferecido em seu lançamento no mercado brasileiro por cerca de 1 milhão de reais.
No final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
No final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
MECÂNICA ONLINE
O modelo ganha a motorização 2.0 litros 16V Flex que produz 155 cavalos de potência nas novas versões LXR e EXR, incluindo câmbio automático de 5 marchas com aletas para trocas no volante.
· O Salão Bike Show 2013 mais uma vez foi sucesso total. Em sua terceira edição, realizada entre os dias 24 e 27 de Janeiro no Pavilhão 4, no Riocentro, contou com quase 100 expositores, numa aérea de 13.000m², e uma estimativa de público de 57 mil pessoas (entre público pagante e presente) até o final do evento.
· A Ford, Daimler e Nissan assinaram um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (FCEV).
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O objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento em engenharia. Cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.
· O centro de pesquisas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço.
· O centro de pesquisas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço.
As nanofibras transformadas em nanofios, ao contrário dos nanotubos de carbono — considerados os mais resistentes do mundo até então —, podem ser produzidas em larga escala e em tamanho variável.
* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de engenheiro Mecatrônico e Radialista e gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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