O problema é que muita gente sabe desse pormenor, mas esquece-se de calibrar os pneus na hora de abastecer o carro e faça-o sempre usando a pressão correta - normalmente, na lateral da porta do motorista, a fábrica colou um plástico com essa informação.
Uma maneira de não esquecer é deixar uma marca no painel em local visível com um lembrete. Funciona.
A troca do filtro de ar também é uma coisa que muitos motoristas esquecem e que eleva o consumo. Na hora da troca do filtro pode ver terra, areia, ferrugem que, sem o filtro, iriam direto para o motor.
Sem o filtro, essa sujeira iria direto para o motor poderia, até, riscar o cilindro e acumular-se nas paredes do motor e destruir o pistão.
Quantas pessoas amigas tenho que se esquecem de trocar o óleo do motor? Algumas e lembro-me que dessas houve quem teve de retificar o motor de seus carros novos por falta de óleo.
Por norma, ao trocar o óleo do carro no posto, o frentista cola no canto superior esquerdo um adesivo informando a data da próxima troca e é de bom tom que, de vez em quando, o motorista dê uma olhadinha para verificar o momento da troca.
Nos carros modernos, o óleo do motor é trocado a cada 10 mil km e até a cada 20 mil km, coincidindo com as revisões do veículo.
Quem circula nas cidades, enfrentando engarrafamentos pode ter certeza de que o desgaste do óleo é maior do que o dos veículos que andam mais em estrada.
Neste capítulo, não custa falar sobre o tipo de óleo que deve ser usado. Os fabricantes, no manual do proprietário sugerem a marca e o tipo de óleo mais adequado para o carro e isso deve ser seguido.
De qualquer forma, caro leitor, não esqueça de proceder à troca do óleo do motor de seu carro na hora certa e lembre-se sempre de mantê-lo no nível certo, evitando, assim, gastos desnecessários.
Imprimir velocidade elevada e "esticar" as marchas até o motor atingir rotações mais altas, antes de engrenar a seguinte, são duas formas de aumentar o consumo de combustível. Isso não é segredo para ninguém.
Em situações de condução normal, sugerem-se arranques suaves e engrenar a segunda velocidade nas 2.000 rpm. O carro ganha velocidade naturalmente consumindo menos combustível.
Na troca de velocidades não há necessidade de fazer o motor chegar a altas rotações. Por norma, opero a troca de marchas entre as 2.000 e as 2.500 rpm, de segunda para terceira, de terceira para quarta e desta para a quinta, com o que, sem dúvida, economizo combustível.
É claro que uma direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, além de desgastar os freios e os pneus, consome muito mais combustível e exige um esforço maior não apenas do motor, mas também da suspensão, contribuindo para maior desgaste de borrachas dos calços do motor, da caixa de velocidades, por exemplo.
O que adianta economizar uns centavos num combustível oferecido num posto que não garante a qualidade do produto se depois terá de gastar na limpeza do tanque, da tubulação, de repente, ter de retificar o motor, trocar mangueiras corroídos por algum ingrediente utilizado na gasolina ou no álcool para os baratear?
Outra dica, é não carregar o carro com peso acima do estabelecido no manual do proprietário. Sofre com isso, a suspensão, principalmente, os amortecedores, dependendo do peso, o motor pelo esforço excessivo que terá de fazer e naturalmente o consumo sobe.
Quem deseja economizar combustível tem de, sempre que possível, evitar os congestionamentos. De repente, sair um pouco mais cedo de casa para o trabalho e um pouco mais tarde, do emprego.
Seguir, dentro do possível, essas dicas significa economizar o carro e o combustível e este num percentual que pode chegar a razoáveis 20%. Nada mau.
Nossa, excelente matéria!! Embora tenha feito a minha troca de óleo hj, não me canso de aprender sobre esse assunto, sobre o funcionamento do motor, como economizar combustível. Além de útil nunca é demais relembrar coisas simples, mas que muitos acham desnecessários. E eu q ainda sou aprendiz acho tudo muito interessante e quero aprender ainda mais. Pois pelo fato de ser mulher, os frentistas, mecânicos (sem caráter) podem nos enrolar achando q não sabemos a hora de trocar o óleo, como verificá-lo etc. Então informações como essas são essenciais, principalmente pra mim.
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