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quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PNEUS DESCALIBRADOS, TROCA DE MARCHAS INADEQUADA, SÃO FATORES DE AUMENTO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE SEU CARRO. MAS, HÁ OUTROS MOTIVOS QUE PESAM NO SEU BOLSO NA HORA DE ABASTECER CITADOS NESTA MATÉRIA QUE PRETENDE MAIS DO QUE OUTRA COISA, LEMBRAR O MOTORISTA DO QUE ELE JÁ SABE, MAS ACABA ESQUECENDO


Você sabia que pneus descalibrados são motivo para elevar o consumo de combustível, além de aumentar o seu desgaste? Pois é. 

O problema é que muita gente sabe desse pormenor, mas esquece-se de calibrar os pneus na hora de abastecer o carro e faça-o sempre usando a pressão correta - normalmente, na lateral da porta do motorista, a fábrica colou um plástico com essa informação.



Desgaste desequilibrado dos pneus, insegurança numa freada mais brusca, são razões por que quem dirige deve se preocupar com a calibragem dos pneus.

Uma maneira de não esquecer é deixar uma marca no painel em local visível com um lembrete. Funciona. 



Filtro, ar puro para o motor
A troca do filtro de ar também é uma coisa que muitos motoristas esquecem e que eleva o consumo. Na hora da troca do filtro pode ver terra, areia, ferrugem que, sem o filtro, iriam direto para o motor

Sem o filtro, essa sujeira iria direto para o motor poderia, até, riscar o cilindro e acumular-se nas paredes do motor e destruir o pistão. 



A orientação das montadoras para troca do filtro de ar é a cada 15 mil quilômetros, mas se o carro anda com frequência em estradas de terra, é bom ficar atento ao rendimento do motor, pois, com o filtro sujo o carro gasta mais e não desenvolve. 



Troca de óleo do motor, muitos esquecem
Quantas pessoas amigas tenho que se esquecem de trocar o óleo do motor? Algumas e lembro-me que dessas houve quem teve de retificar o motor de seus carros novos por falta de óleo.

Por norma, ao trocar o óleo do carro no posto, o frentista cola no canto superior esquerdo um adesivo informando a data da próxima troca e é de bom tom que, de vez em quando, o motorista dê uma olhadinha para verificar o momento da troca.

Nos carros modernos, o óleo do motor é trocado a cada 10 mil km e até a cada 20 mil km, coincidindo com as revisões do veículo. 



Ainda assim, não esqueça, por exemplo, ao abastecer o carro pedir ao frentista que dê uma olhada no nível e na viscosidade do óleo. 

Quem circula nas cidades, enfrentando engarrafamentos pode ter certeza de que o desgaste do óleo é maior do que o dos veículos que andam mais em estrada.

Neste capítulo, não custa falar sobre o tipo de óleo que deve ser usado. Os fabricantes, no manual do proprietário sugerem a marca e o tipo de óleo mais adequado para o carro e isso deve ser seguido.



No entanto, nos carros mais rodados o motor pode precisar de um tipo de óleo mais forte, mais viscoso, até mesmo o 60, se o motor estiver gastando óleo - quando sai aquela fumaça cinza do escapamento. Isso significa que está na hora de retificar o motor.

De qualquer forma, caro leitor, não esqueça de proceder à troca do óleo do motor de seu carro na hora certa e lembre-se sempre de mantê-lo no nível certo, evitando, assim, gastos desnecessários. 



Velocidades elevadas e marchas erradas
Imprimir velocidade elevada e "esticar" as marchas até o motor atingir rotações mais altas, antes de engrenar a seguinte, são duas formas de aumentar o consumo de combustível. Isso não é segredo para ninguém. 

Em situações de condução normal, sugerem-se arranques suaves e engrenar a segunda velocidade nas 2.000 rpm. O carro ganha velocidade naturalmente consumindo menos combustível. 

Na troca de velocidades não há necessidade de fazer o motor chegar a altas rotações. Por norma, opero a troca de marchas entre as 2.000 e as 2.500 rpm, de segunda para terceira, de terceira para quarta e desta para a quinta, com o que, sem dúvida, economizo combustível. 

É claro que uma direção agressiva com  acelerações e frenagens bruscas, além de desgastar os freios e os pneus, consome muito mais combustível e exige um esforço maior não apenas do motor, mas também da suspensão, contribuindo para maior desgaste de borrachas dos calços do motor, da caixa de velocidades, por exemplo.



Economia besta
O que adianta economizar uns centavos num combustível oferecido num posto que não garante a qualidade do produto se depois terá de gastar na limpeza do tanque, da tubulação, de repente, ter de retificar o motor, trocar mangueiras corroídos por algum ingrediente utilizado na gasolina ou no álcool para os baratear? 


Por isso, nada de experimentar combustíveis muito baratos. É bom lembrar que ninguém faz milagres. 

Outra dica, é não carregar o carro com peso acima do estabelecido no manual do proprietário. Sofre com isso, a suspensão, principalmente, os amortecedores, dependendo do peso, o motor pelo esforço excessivo que terá de fazer e naturalmente o consumo sobe.

Quem deseja economizar combustível tem de, sempre que possível, evitar os congestionamentos. De repente, sair um pouco mais cedo de casa para o trabalho e um pouco mais tarde, do emprego. 

Seguir, dentro do possível, essas dicas significa economizar o carro e o combustível e este num percentual que pode chegar a razoáveis 20%. Nada mau.


Um comentário:

  1. Nossa, excelente matéria!! Embora tenha feito a minha troca de óleo hj, não me canso de aprender sobre esse assunto, sobre o funcionamento do motor, como economizar combustível. Além de útil nunca é demais relembrar coisas simples, mas que muitos acham desnecessários. E eu q ainda sou aprendiz acho tudo muito interessante e quero aprender ainda mais. Pois pelo fato de ser mulher, os frentistas, mecânicos (sem caráter) podem nos enrolar achando q não sabemos a hora de trocar o óleo, como verificá-lo etc. Então informações como essas são essenciais, principalmente pra mim.

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