Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 20 de junho de 2016

FORD: GT VENCE EM LE MANS, A COMPETIÇÃO MAIS DIFÍCIL DO MUNDO, E EQUIPE COLOCA TRÊS CARROS ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS


A Ford reescreveu a história nas 24 horas de Le Mans, na França, com uma nova façanha: além de vencer neste final de semana a prova de resistência mais difícil do mundo, a equipe teve três carros entre os quatro primeiros colocados, mostrando a força do supercarro. 

O Ford GT número 68 pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, o americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller recebeu a bandeirada de campeão da categoria LM GTE Pro, enquanto o Ford GT 69, pilotado pelo australiano Ryan Briscoe, o neozelandês Scott Dixon e o britânico Richard Westbrook ficou em terceiro lugar.

O dois outros GTs da equipe Ford Chip Ganassi Racing, números 66 e 67, terminaram em quarto e nono lugares. 

A vitória ocorreu exatamente 50 anos depois da conquista da marca na corrida mais famosa do mundo, em 1966.


"Este é um momento histórico para a Ford", disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. 

"Nós nos atrevemos a sonhar que poderíamos voltar a Le Mans, 50 anos depois da incrível vitória de 1966, e vencer essa competição. O orgulho que sentimos quando o Ford GT cruzou a linha em Le Mans é indescritível. A equipe que projetou, construiu e correu com o Ford GT tem trabalhado incansavelmente para chegar a este resultado e estou orgulhoso de cada um deles", afirmou

O Ford GT foi apresentado à imprensa pela primeira vez no ano passado, em Le Mans, e a sua vitória veio 395 dias depois que o carro andou pela primeira vez, em 20 de maio de 2015, no Calabogie Motorsports Park, no Canadá. 

O esforço tremendo da equipe Ford Chip Ganassi permitiu ao carro vencer em Le Mans em pouco mais de um ano.


O resultado foi particularmente doce para o francês Bourdais, que obteve sua primeira vitória depois de competir dez vezes em Le Mans. "É uma sensação incrível fazer isso acontecer", disse Bourdais. 

"Houve muito esforço e emoção e ganhar o troféu para dar à família Ford e todos os envolvidos é muito especial. Tudo contribuiu para nós hoje – a história, a batalha Ferrari/Ford, 50 anos depois, e a família Ford estar aqui", comemorou.

O Ford GT 66, pilotado pelo americano Billy Johnson, pelo alemão Stefan Mücke e pelo francês Olivier Pla, disputava a ponta no início da corrida, mas um pequeno problema elétrico freou o seu ataque. 

O ritmo das 24 Horas de Le Mans é tão forte que um tempo extra nos boxes é suficiente para tirar um carro da briga.

O Ford GT 67 pilotado pelos britânicos Marino Franchitti, Andy Priaulx e Harry Tincknell teve um problema no câmbio no começo da prova e teve de fazer uma corrida de recuperação nas 24 horas, chegando em nono lugar.

Com a sua 175ª vitória como dono da equipe, Chip Ganassi é o único na história a ganhar a Indianápolis 500, Daytona 500, Brickyard 400, 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Le Mans.

O Ford GT 66 somou a pontuação máxima no Campeonato Mundial de Endurance na etapa, esquentando a disputa para o restante da temporada. 

Já o time da equipe Ford Chip Ganassi Racing que disputa o campeonato IMSA (Campeonato SportsCar Weathertech) volta aos EUA para a próxima rodada em Watkins Glen, em 3 de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.