Caprichosa desde o início dos testes, a meteorologia continuou a desafiar os participantes das 24 Horas de Le Mans.
No sábado à tarde, uma violenta tempestade obrigou as equipes a montar pneus esculpidos para o início da corrida.
Depois de uma largada sob a atuação do carro de segurança – pela primeira vez em 84 edições – a corrida só começou realmente após aproximadamente cinquenta minutos.
Depois de uma largada sob a atuação do carro de segurança – pela primeira vez em 84 edições – a corrida só começou realmente após aproximadamente cinquenta minutos.
Rapidamente, os dois Alpine A460 assumiram a liderança da categoria LMP2 e, depois uma hora, o carro Signatech-Alpine n° 36 já estava logo à frente do Baxi DC Racing de n° 35.
A pista secou rapidamente, mas a previsão era de novas tempestades, portanto várias opções estratégicas eram possíveis em matéria de pneus.
Classificação LMP2
1. Signatech-Alpine n° 36 – 357 voltas
2. G-Drive Racing n° 6 +2’40’’640
3. SMP Racing n° 37 +4 voltas
4. Strakka Racing +6 voltas
5. Eurasia Motorsport +9 voltas
A pista secou rapidamente, mas a previsão era de novas tempestades, portanto várias opções estratégicas eram possíveis em matéria de pneus.
A decisão tomada não foi conclusiva e os carros Alpine A460 tiveram que fazer uma parada adicional, caindo para a 12ª e 15ª posições depois de duas horas.
Com a interrupção das precipitações, a meteorologia se firmou. Ao volante desde a largada, Nicolas Lapierre e Nelson Panciatici logo subiram em suas respectivas classificações.
Com a interrupção das precipitações, a meteorologia se firmou. Ao volante desde a largada, Nicolas Lapierre e Nelson Panciatici logo subiram em suas respectivas classificações.
Eles cederam o volante respectivamente a Gustavo Menezes e Ho-Pin Tung, depois a Stéphane Richelmi e David Cheng, que contribuíram com bravura para o desafio.
Às 21h, após ter se passado um quarto da corrida, Gustavo Menezes já estava na segunda posição com o carro n° 36, enquanto que Ho-Pin Tung se encontrava entre os 10 primeiros com o carro n° 35.
Mas equipe foi realmente se aproximar da vitória durante a noite, alterando a estratégia de corrida em função dos acontecimentos. Consequentemente, durante uma neutralização da prova durante a atuação do carro de segurança, a equipe de Philippe Sinault parou o carro de n° 36 para um check-up preventivo completo.
Após assumir a liderança, Nicolas Lapierre passou o bastão a Gustavo Menezes. Em sua primeira participação na prova realizada na região francesa de Sarthe, o californiano deu o máximo durante as três horas em que esteve ao volante, aumentando ainda mais a vantagem da Signatech-Alpine!
Às 21h, após ter se passado um quarto da corrida, Gustavo Menezes já estava na segunda posição com o carro n° 36, enquanto que Ho-Pin Tung se encontrava entre os 10 primeiros com o carro n° 35.
Mas equipe foi realmente se aproximar da vitória durante a noite, alterando a estratégia de corrida em função dos acontecimentos. Consequentemente, durante uma neutralização da prova durante a atuação do carro de segurança, a equipe de Philippe Sinault parou o carro de n° 36 para um check-up preventivo completo.
Após assumir a liderança, Nicolas Lapierre passou o bastão a Gustavo Menezes. Em sua primeira participação na prova realizada na região francesa de Sarthe, o californiano deu o máximo durante as três horas em que esteve ao volante, aumentando ainda mais a vantagem da Signatech-Alpine!
Quando passou o carro de volta a Nicolas Lapierre, às 4h da manhã, sua performance foi aplaudida pelos fãs em torno da garagem.
Alguns instantes mais tarde, Ho-Pin Tung recebia a mesma acolhida após também ter feito o quarto revezamento com excelente performance e constância. Tendo subido para a sexta posição, o piloto chinês foi substituído por Nelson Panciatici.
Mantendo um ritmo bastante elevado, o francês conquistou mais duas posições no domingo de manhã.
Alguns instantes mais tarde, Ho-Pin Tung recebia a mesma acolhida após também ter feito o quarto revezamento com excelente performance e constância. Tendo subido para a sexta posição, o piloto chinês foi substituído por Nelson Panciatici.
Mantendo um ritmo bastante elevado, o francês conquistou mais duas posições no domingo de manhã.
Mas a corrida do carro n° 35 terminaria às 7h05, devido a uma saída de pista provavelmente causada por um problema mecânico.
Após ter colidido contra o paredão da chicana Forza, Nelson foi obrigado a abandonar.
Uma vez digerida a decepção, a equipe voltou sua atenção para o carro n° 36, que liderava com uma volta de vantagem.
Uma vez digerida a decepção, a equipe voltou sua atenção para o carro n° 36, que liderava com uma volta de vantagem.
Com um ritmo regular apesar da do tráfego intenso, Stéphane Richelmi consolidou o trabalho de seus companheiros de equipe, pilotando durante a maior parte da manhã.
E foi Nicolas Lapierre quem teve a responsabilidade e a honra de cruzar a linha de chegada.
E foi Nicolas Lapierre quem teve a responsabilidade e a honra de cruzar a linha de chegada.
Depois de três revezamentos tão perfeitos como os anteriores, ele saudou os membros da equipe Signatech-Alpine com uma vitória em Le Mans pela primeira vez de sua história.
Para a Alpine, foi mais uma vitória dentre tantas outras conquistadas. Todos se lembram da grande vitória absoluta do carro A442B de Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud, em 1978.
Para a Alpine, foi mais uma vitória dentre tantas outras conquistadas. Todos se lembram da grande vitória absoluta do carro A442B de Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud, em 1978.
Este sucesso na categoria LMP2 é a sétima vitória na categoria disputada na região de Sarthe e o segundo melhor resultado da Alpine na chegada da clássica corrida.
Graças aos pontos dobrados na chegada em Le Mans, o trio Lapierre / Menezes / Richelmi assume sozinho a liderança do Troféu FIA Endurance LMP2. Já a Signatech-Alpine lidera a classificação reservada às equipes.
Graças aos pontos dobrados na chegada em Le Mans, o trio Lapierre / Menezes / Richelmi assume sozinho a liderança do Troféu FIA Endurance LMP2. Já a Signatech-Alpine lidera a classificação reservada às equipes.
Classificação LMP2
1. Signatech-Alpine n° 36 – 357 voltas
2. G-Drive Racing n° 6 +2’40’’640
3. SMP Racing n° 37 +4 voltas
4. Strakka Racing +6 voltas
5. Eurasia Motorsport +9 voltas
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