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segunda-feira, 29 de abril de 2019

Chevrolet Camaro SS 6.2 Conversível 2019, um ícone do automobilismo mundial com 461 cv, câmbio de 10 marchas e muita adrenalina nos míseros 4,2 segundos que leva para chegar aos 100 km/h, um terço de sua velocidade máxima de quase 300 km/h, chega em sua sexta geração às ruas e estradas brasileiras por R$ 365.990





Por Marcus Lauria (texto e fotos)


Se você não gosta de chamar a atenção no trânsito e nem em qualquer lugar que esteja, eu não aconselho comprar o Camaro Conversível 2019, mas se ao contrário, além de ter uma boa conta bancária você gostar de ser visto por todos em qualquer lugar que esteja a sua oportunidade está sendo oferecida pela Chevrolet com a versão conversível desse “muscle car” norte-americano.


A versão do Camaro SS Conversível 2019 chega ainda mais esportiva, com um design mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros. 



Além da terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera. Ao todo, desde seu lançamento em 2011, já são mais de 6 mil unidades vendidas no País. O modelo é produzido nos Estados Unidos e está em sua sexta geração.


Com um design mais imponente e esportivo, a linha 2019 traz na dianteira novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. Destaca-se a gravata Chevrolet vazada na frente. 


De traseira são logo observadas as lanternas fumê, que aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da marca e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas. Visto de lado, o Camaro chama a atenção pelas rodas de 20 polegadas escurecidas na cor preta.


Sob o capô está o mesmo motor V8 6.2, de 461 cv e 62,9 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito. 

O câmbio AT10 otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas. 


Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. O propulsor se mostra forte o tempo todo, deixando a diversão garantida para quem gosta de acelerar com segurança.

O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo. O desempenho é garantido em todas as ocasiões, o esportivo é bem arisco e é bom tomar cuidado para não abusar muito de sua potência.


A nova transmissão também trouxe ao Camaro a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais. 

Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas.


De acordo com a montadora, o Camaro SS avaliado é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h. Além do modo específico para Circuito - que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor -, o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio mais tranquilo.


Outro destaque é o sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.


Já os pneus oferecem um bom desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. 


Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.


Outra inovação que estreia com o Camaro 2019 é a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário. O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi. Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora oito opções degradês.


O Camaro traz recursos, como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.


No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h. 



O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do motor dentro da cabine em giros mais altos. Um dos pecados do Camaro é o barulho que chega a cabine das imperfeições das péssimas ruas brasileiras, durante o teste o “tec-tec” dos plásticos rolando na cabina eram ouvidos o tempo todo, mas nada que uma bela acelerada que não te faça esquecer esses pormenores.


Vale ressaltar ainda a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo. 

Já o leque diferenciado de cores inclui o Azul Egípcio (cor do modelo avaliado), o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.


A versão conversível avaliada custa R$ 365.990.
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*FICHA TÉCNICA:

Mecânica
Motorização 6.2
Combustível: Gasolina      
Potência (cv): 461    
Torque (kgf.m): 62,9   
Velocidade Máxima (km/h): 250    
Tempo 0-100 (s): 4,2     
Consumo cidade (km/l): 5,6     
Consumo estrada (km/l): 8         
Câmbio automático com modo manual de 8 marchas
Tração traseira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira tipo multibraço com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Freios a disco com quatro discos ventilados.



Dimensões
Altura (mm) 1.340
Largura (mm) 1.897
Comprimento (mm) 4.784
Peso (Kg) 1.798
Tanque (L) 72
Entre-eixos (mm) 2.812
Porta-Malas (L)  208
Ocupantes : 4

*Dados do fabricante

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