Texto e fotos: Arnaldo Moreira
O Morro do Corcovado, que integra o Parque Nacional da Tijuca, em cujo cume se situa uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e o mais importante e significativo símbolo do turismo carioca e do Brasil, conta com a primeira via férrea turística do País, criada por D. Pedro II, em 1884, que leva até os pés do Cristo Redentor 91% dos turistas que visitam o Rio de Janeiro.
Ilustração divulgação
Em plena fase de modernização, o Trem do Corcovado receberá já no próximo mês de Junho dois novos carros, importados da Suíça, que têm o dobro da capacidade, dos atuais 300, para 600 passageiros/hora. Com a chegada ao Rio, em Agosto, de mais quatro carros, o espaço atual de 20 minutos entre as viagens, no período de alta estação, será reduzido para 14 minutos.
As novidades foram passadas pelo presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves que anunciou a realização de obras na estação, que incluem ampliação do terminal de embarque, que ganhará dois novos andares para atender a uma nova demanda e a revitalização do prédio histórico da estação que receberá uma exposição permanente comemorativa dos 135 anos da história da ferrovia e ainda uma cafeteria, para maior conforto dos turistas.
Assista o vídeo de Sávio Neves falando das novidades:
Outra alteração, acrescentou Sávio Neves, será a mudança da entrada principal da estação da rua do Cosme Velho para a Praça São Judas Tadeu. "As obras serão inauguradas no dia 9 de Outubro, quando a Estrada de Ferro do Corcovado completará 135 anos", ressaltou.
Sávio Neves adiantou que os novos trens terão teto panorâmico, o que permitirá aos passageiros terem uma visão completa da Mata Atlântica durante a viagem, serão interligados, e contarão com acesso especial para cadeirantes e espaço para bicicletas, skates e patinetes.
Sávio Neves anunciou que as passagens para o Trem do Corcovado já podem ser adquiridas também num totem inaugurado, no dia 5 de Abril, na estação do Bondinho do Pão de Açúcar, assim como aos bilhetes para esse ponto turístico na Urca podem ser comprados na Estação do Trem. Os tíquetes já saem com os horários impressos em que os turistas deverão pegar o trem.
Os turistas que vêm ao Rio de Janeiro podem sair de suas cidades já com as passagens para visitar o Cristo Redentor compradas. Os ingressos são vendidos nas 14 mil agências dos correios e nas 15 mil lotéricas espalhadas pelo País e ainda através do aplicativo do Trem do Corcovado pelo celular.
No Rio de Janeiro, as passagens podem ainda ser adquiridas nos quiosques da Avenida Atlântica, em Copacabana, do Shopping RioSul e do Largo do Machado e ainda nos seis totens de atendimento na própria estação do Trem do Corcovado, na Rua do Cosme Velho.
Pela enorme quantidade turistas brasileiros e estrangeiros que sobe ao Cristo Redentor, a maior preocupação da empresa é com a segurança na estação, dentro dos trens e ao longo dos 3.824 metros da linha, onde instalou 19 pontos de vigilância que custa anualmente R$ 2 milhões. Essa preocupação se justifica e garante que não se registrem incidentes graves.
Dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros que estiveram no Brasil no ano passado, 70% vieram para participar de eventos e os restantes 30%, ou seja 1,95 milhão, a lazer, e destes 91%, cerca de 1,8 milhão, vieram ao Rio de Janeiro e visitaram o Cristo Redentor.
Sávio Neves expressou seu total apoio à extinção da exigência de vistos de entrada de turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão no País e acredita que a medida deve resultar num aumento de mais 700 mil a 2 milhões de visitantes estrangeiros nos próximos anos.
O custo da passagem no Trem
Os ingresso ainda podem ser comprados através do: https://www.ingressocomdesconto.com.br/atracao/2/trem-do-corcovado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário