Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Fiat Chrysler Automobiles apoia projeto Science Gateway - um novo centro de educação e divulgação científica, voltado ao público em geral de todas as idades.




Como parte de sua missão de educar e engajar o público na ciência, e compartilhar conhecimentos e tecnologias com a sociedade, o CERN está lançando o Science Gateway, uma nova instalação para educação e divulgação científica. 

O objetivo do projeto é criar um centro de educação e cultura científica para inspirar as gerações mais jovens com a beleza da ciência. 

Com o objetivo de envolver públicos de todas as idades, o Science Gateway incluirá espaços de mostras de caráter inspirador, laboratórios para experimentos científicos práticos para crianças e estudantes, do nível fundamental ao ensino médio, além de um grande anfiteatro para hospedar eventos de ciências, tanto para especialistas como não especialistas.
Com área construída de 7 mil metros quadrados, o icônico prédio do Science Gateway irá oferecer uma variedade de espaços e atividades, incluindo mostras explicando os segredos da natureza, desde os muito pequenos (partículas elementares) até os muito grandes (estrutura e evolução do universo). 

As mostras também vão apresentar aceleradores, experimentos e os recursos de computação do CERN, utilizá-los em sua exploração e como as tecnologias do CERN beneficiam a sociedade. 

Experimentos práticos serão um ingrediente importante no programa educacional do Science Gateway, permitindo que os visitantes tenham sua primeira experiência de como é ser um cientista. 

As atividades de imersão disponíveis no Science Gateway fomentarão o pensamento crítico, a avaliação com base em evidências e a utilização do método científico, ferramentas importantes em todos os passos da vida.
“O Science Gateway permitirá que o CERN expanda de forma significativa sua oferta de educação e divulgação para o público em geral, particularmente as gerações mais jovens.

Poderemos compartilhar com todos o fascínio da exploração e da aprendizagem de como a matéria e o universo funcionam, as tecnologias avançadas que precisam ser desenvolvidas para construir nossos instrumentos ambiciosos e seu impacto na sociedade, e como a ciência pode influenciar nossa vida diária”, afirma Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN. “Estou profundamente grata aos doadores pelo seu apoio crucial na realização deste bonito projeto”, acrescenta.
O custo total do Science Gateway é estimado em 79 milhões de francos suíços (cerca de 70 milhões de euros), totalmente financiado por meio de doações. 

Até a data de hoje, 57 milhões de francos suíços já foram garantidos, permitindo o início da construção conforme o cronograma, graças particularmente à contribuição muito generosa de 45 milhões de francos suíços da FCA Foundation, que irá apoiar o projeto na medida em que ele avançar nas fases de construção. 

Outros doadores incluem uma fundação particular em Genebra e a Loterie Romande, que distribui seus lucros a projetos de utilidade público em várias áreas, incluindo pesquisa, cultura e bem-estar social. O CERN está em busca de doações adicionais para cobrir o custo total do projeto.
John Elkann, Presidente da FCA e da FCA Foundation, afirmou: “O novo Science Gateway irá satisfazer a curiosidade de 300 mil visitantes a cada ano – incluindo muitos pesquisadores e estudantes, mas também crianças e suas famílias – proporcionando a todos acesso às ferramentas que os ajudarão a entender o mundo e melhorar suas vidas, independente dos caminhos de carreira que eles finalmente escolham. Na FCA, estamos encantados em apoiar este projeto como parte de nossa responsabilidade social, que também nos permite celebrar a memória de Sergio Marchionne: em um arranjo aberto e estimulante, aprenderemos como podemos trabalhar juntos de forma bem-sucedida, mesmo que tenhamos culturas e perspectivas diferentes, para descobrir as respostas às grandes questões atuais e aquelas no futuro”.
Como parte do portfólio educacional do Science Gateway, o CERN e a FCA Foundation irão desenvolver um programa voltado a escolas, sob orientação da Fondazione Agnelli. 

O principal objetivo será transmitir os conceitos de ciência e tecnologia de uma forma envolvente, para incentivar os estudantes a seguirem carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). 

Em conformidade com a abordagem de aprendizagem com base em investigação, os estudantes se envolverão em módulos educacionais e experimentos práticos em física. Kits especiais serão distribuídos às turmas, contendo todos os materiais necessários e as instruções para executar os módulos durante o ano letivo. 

Como acompanhamento, as turmas serão convidadas a participar de um concurso, com os ganhadores sendo premiados com uma visita de 2-3 dias ao Science Gateway e ao CERN. 

Haverá um período inicial de experiência, com um programa-piloto na Itália, enfocando os primeiros anos do ensino médio e envolvendo até 550 mil estudantes. Após o piloto, o CERN planeja estender esta iniciativa a todos os seus Estados-Membros. 
Science Gateway ficará alojado em um novo prédio icônico, projetado pelos renomados arquitetos do Renzo Piano Building Workshop, na instalação de Meyrin do CERN, adjacente a outro dos prédios icônicos do CERN, o Globo da Ciência e da Inovação. 

A visão do Science Gateway se inspira na fragmentação e na curiosidade já intrínsecas à natureza da instalação e dos prédios do CERN, sendo composto de vários elementos, integrados a uma área verde e interconectados por uma ponte com acesso à rodovia principal que leva à Genebra. 

“É um local onde as pessoas vão se encontrar”, afirma Renzo PianoCrianças, estudantes, adultos, professores e cientistas, todos atraídos pela exploração do Universo, do infinitamente vasto ao infinitamente pequeno. É uma ponte, no sentido metafórico e real, e um prédio alimentado pela energia solar, aninhado no meio de uma floresta recém plantada.
Também com inspiração nas instalações únicas do CERN, como o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, a arquitetura do Science Gateway celebra a inventividade e criatividade que caracterizam o mundo da pesquisa e da engenharia. 

Elementos arquitetônicos, como tubos que parecem estar suspensos no espaço, evocam a tecnologia de ponta que sustenta a pesquisa mais avançada e que está ampliando nosso entendimento das origens do universo.
Uma ponte sobre a Route de Meyrin irá dominar a novíssima Esplanade des Particules, simbolizando o vínculo inseparável entre ciência e sociedade. O início da construção está planejado para 2020 e deverá estar finalizado em 2022.
> Web site do Science Gateway: https://sciencegateway.web.cern.ch/
Visão arquitetônica
Quatro elementos principais moldam a visão arquitetônica.
A “Ponte”. Ela é a espinha dorsal sobre a qual um conjunto de espaços de exposição e educação se desenvolve. A Ponte é concebida como uma rua suspensa a 6 metros acima do chão, cruzando a Route de Meyrin.
Os painéis “Fotovoltaicos”. Três painéis fotovoltaicos quadrados de 40x40 metros flutuam acima dos respectivos pavilhões. O pavilhão central contém as salas de aula. Localizado acima da área de recepção, este é o lugar no qual a circulação vertical principal conecta a ponte ao solo. O pavilhão norte é concebido como um espaço muito flexível que pode servir como uma sala de conferência com 900 lugares, ser dividido em três espaços diferentes, ou acomodar dois locais de reunião menores e um espaço com pé direito alto para mostras científicas. O pavilhão sul se destina a exibições interativas.
Os “Túneis”. Dois tubos, suspensos ao nível da ponte, são projetados para acomodar as exposições permanentes e temporárias do CERN. No interior dos Túneis, o visitante faz uma imersão em um ambiente representando os túneis do acelerador a 100 metros abaixo da superfície, onde experimentos científicos revelam os segredos mais profundos da matéria.
A “Floresta”. A natureza conecta tudo, os prédios existentes com a nova instalação. A natureza cria uma grande experiência para os pedestres. Com suas 400 árvores, a floresta quer dizer que toda a exploração é sobre a natureza, independente da escala.
> Link para as fotos: https://cds.cern.ch/record/2670260
____________________________________________________________________________
• Sobre o CERN
No CERN, o Laboratório Europeu de física de partículas, físicos e engenheiros estão pesquisando a estrutura fundamental do universo. 

Ele utiliza os maiores e mais complexos instrumentos científicos no estudo dos constituintes básicos da matéria - as partículas fundamentais. 

As partículas são obrigadas a colidir umas com as outras em velocidade próxima àquela da luz. O processo fornece aos cientistas pistas sobre como as partículas interagem, proporcionando percepções sobre as leis fundamentais da natureza.
Os instrumentos utilizados no CERN são os aceleradores e detectores de partículas construídos para este fim específico. 

Os aceleradores impulsionam feixes de partículas em altas energias antes de fazê-los colidir entre si ou com alvos estacionários. Os detectores observam e registram os resultados destas colisões.
Fundado em 1954, o laboratório do CERN se localiza na fronteira entre França e Suíça, com sede em Genebra. Ele foi um dos primeiros empreendimentos conjuntos da Europa e tem agora 23 Estados-Membros. 

Os Estados-Membros são: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. 

Chipre e Eslovênia são Estados-Membros Associados na pré-fase para Filiação. Índia, Lituânia, Paquistão, Turquia e Ucrânia são Estados-Membros Associados. União Europeia, Japão, Federação Russa, UNESCO e Estados Unidos da América têm atualmente a condição de Observadores.
__________________________________________________________________________
•              Sobre a FCA Foundation
A FCA Foundation, o braço de atuação social da FCA, apoia organizações e iniciativas que ajudam a empoderar as pessoas, desenvolver comunidades fortes e resilientes, além de gerar impactos sociais significativos e mensuráveis, particularmente no campo da educação.
__________________________________________________
•              Sobre a FCA
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é uma montadora global, que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa veículos em um portfólio de marcas que inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep®, Lancia, Ram e Maserati. 

Ela também vende peças e serviços sob o nome Mopar e opera nos setores de componentes e sistemas de produção sob as marcas Comau e Teksid. A FCA emprega aproximadamente 200 mil pessoas em todo o mundo. Para obter informações adicionais sobre a FCA, acesse www.fcagroup.com
___________________________________________________ 
•              Sobre a RPBW         
A Renzo Piano Building Workshop (RPBW) foi estabelecida em 1981 por Renzo Piano, com escritórios em Gênova, Itália, e em Paris, França. As atividades têm se expandido desde então e agora opera também em Nova York.
A RPBW é dirigida por 10 sócios, incluindo o fundador e ganhador do Prêmio Pritzker, arquiteto Renzo Piano. O empreendimento emprega de forma permanente cerca de 130 arquitetos, que trabalham em conjunto com uma equipe de suporte com 30 pessoas, incluindo artistas de visualização 3D, construtores de maquetes, arquivistas, pessoal administrativo e de secretaria.
A RPBW empreendeu e está empreendendo com sucesso mais de 140 projetos em todo o mundo.
Atualmente, os principais projetos em andamento são: o Academy Museum of Motion Pictures [Museu da Academia de Cinema] em Los Angeles; a École Normale Supérieure Paris-Saclay e o GES 2 Center [Centro GES 2] para as Artes em Moscou.
Os principais projetos já concluídos incluem: Centro Georges Pompidou em Paris; Kanak Cultural Center [Centro Cultural Kanak] em Nouméa, Nova Caledônia; Beyeler Foundation Museum [Museu da Fundação Beyeler] na Basiléia; New York Times Building [Edifício do New York Times] em Nova York; California Academy of Sciences [Academia de Ciências da Califórnia] em São Francisco; Chicago Art Institute em Chicago, Illinois; The Shard em Londres; o projeto de desenvolvimento Manhattanville da Columbia University na cidade de Nova York; o Whitney Museum of American Art [Museu de Arte Americana Whitney] em Nova York; as Portas da Cidade de Valletta em Malta; o Centro Cultural Stavros Niarchos em Atenas; o Novo Palácio da Justiça de Paris e outros em todo o mundo.
Exposições de Renzo Piano e das obras da RPBW têm sido organizadas em muitas cidades em todo o mundo, inclusive na Academia Real de Artes, em Londres em 2018.


Science Gateway envolve a Renzo Piano Building Workshop, arquitetos, em colaboração com a Brodbeck Roulet Architectes Associés (Genebra)

Equipe de projeto: A.Belvedere, L.Piazza (sócio e associado encarregado)
Consultores: Arup / EDMS (estrutura); Transsolar (sustentabilidade); SRG (MEP); Müller BBM (acústica); Emmer Pfenninger (fachadas); Changement à vue (equipamentos de A/V, aquecimento); Arup (iluminação); Charpente Concept (prevenção de incêndio); Atelier Descombes Rampini (paisagismo).
_________________________________________________
•              Sobre a Fondazione Agnelli
A Fondazione Agnelli é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos nos campos das ciências humanas e sociais, estabelecida em 1966, e cujo nome homenageia o fundador da Fiat, Giovanni Agnelli. Sua missão é “promover a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea na Itália e na Europa”. Desde 2008, o foco da Fondazione se centra na educação, como uma poderosa alavanca para a realização pessoal, um importante canal de mobilidade social, e um fator-chave para o crescimento econômico de um país e para a coesão social. Ela conduz estudos de ampla abrangência para melhorar o sistema de educação italiano, trabalha com escolas para renovar as metodologias de ensino e ajuda as famílias na escolha da escola. www.fondazioneagnelli.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.