A Land Rover anunciou a chegada da segunda geração do Evoque para o segundo semestre deste ano, mas antes que mude, tivemos a chance de testar a versão topo de linha com o novo motor Ingenium Flex, que está mais eficiente e econômico.
Não parece, mas o Evoque, que é atualmente produzido na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, está há sete anos no mercado e segundo a marca inglesa é o modelo mais vendido desde então.
Com o seu primeiro primeiro facelift em 2015 veio a inédita versão conversível no ano seguinte e para fechar com chave de ouro esse ciclo a novidade fica por conta da motorização.
O Evoque parece ser bem grande à primeira vista, mas tem medidas bem próximas das de outros SUVs compactos do segmento, são 4,37 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,63 m de altura.
O modelo avaliado veio com o Black Pack opcional, que além das rodas citadas agrega pintura preta na grade frontal, para-choques, friso do para-lama, retrovisores e nas inscrições Range Rover, tipo uma versão Midnight da Chevrolet. Porém seu desenho esportivo compromete bastante a visibilidade, especialmente na traseira.
Todos os materiais são de alta qualidade, com superfícies emborrachadas em todos os cantos que as mãos alcançam. No habitáculo é possível encontrar vários materiais de alta qualidade como couro, alumínio, madeira e plástico (fosco e brilhante).
Apesar de “ultrapassado” em relação ao seu primo mais novo, o Velar, o console central ainda é uma peça bonita no interior do Evoque, onde estão lá o sistema de ar-condicionado com botões grandes e o mesmo sistema de som oferecido em seu lançamento, mas tudo com ajustes fáceis e intuitivos.
Estão lá disponíveis para o condutor medidor de eficiência de condução, sistema de GPS para o off-road e também seleção da coloração da iluminação interna.
Visando um som de alta qualidade a Land Rover não mediu esforços e disponibilizou um sistema de som Meridian, que somam 12 alto-falantes com 380 watts de potência e subwoofer de canal duplo, ou seja, um som para não colocar defeito.
Depois de apresentar todo o luxo do interior e suas linhas marcantes está na hora de saber o que empurra esse SUV compacto premium da marca inglesa.
São 240 cv e 34,7 kgfm de torque, suficientes para deixar qualquer sadan de mesma litragem comendo poeira nas arrancadas devido ao seu alto torque, já que a transmissão privilegia marchas mais altas.
As trocas são suaves na maior parte do tempo, mas perceptíveis quando se acelera em baixa velocidade. O Evoque tem a manopla escamoteável, que com o motor desligado ela se esconde no console central e as marchas são selecionadas rotacionando, um atrativo que é um show à parte.
As trocas estão mais rápidas e agora dá para interferir nelas com mais agilidade, usando as aletas no volante mesmo com o seletor do câmbio em D (antes era preciso passar para S).
A tração 4x4 funciona para colocar o SUV em uma trajetória segura em caso de manobras bruscas, com isso é possível fazer curvas mais ousadas sem que a carroceria role demais ou se incline, e que trabalha em conjunto com suspensão mais rígida e às rodas de 20 polegadas. Segundo a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 217 km/h.
As revisões devem ocorrer a cada 12 meses ou a cada 10 mil km, o que vier primeiro. O serviço inclui troca de óleo do motor, filtro de ar, filtro de pólen, filtro de combustível, fluido de freio e mão de obra para esses itens.
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 240
Torque (kgf.m) N/D
Velocidade Máxima (km/h) 217
Tempo 0-100 (s) 7,3
Tração 4x4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Altura (mm) 1.660
Largura (mm) 1.985
Comprimento (mm) 4.370
Peso (Kg) 1.752
Tanque (L) 69
Entre-eixos (mm) 2.660
Ocupantes 5
*Dados do fabricante
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