Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 1 de abril de 2019

O Citroën C3 WRC consegue o quarto pódio consecutivo depois da incrível recuperação em Ogier Ingrassia, na Córsega





A atitude teimosa e persistente de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia ajudou-os a assegurar o terceiro pódio da temporada na Córsega e o quarto melhor resultado em tantas corridas este ano para a Citroën Total World Rally Team. O suado segundo lugar levou a dupla a dois pontos do topo do campeonato mundial de pilotos. Enquanto isso, Esapekka Lappi e Janne Ferm terminaram em sétimo lugar, ambos ajudando a consolidar o segundo lugar da Citroën na classificação dos fabricantes e acumulando milhas importantes no C3 WRC em um evento de asfalto.

VÍDEOS DE MELHORES MOMENTOS

Instagram: @CitroenRacing

Começando o dia com uma vantagem de apenas 5.1s sobre seus adversários mais próximos, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia imediatamente garantiram o terceiro lugar, estendendo sua vantagem para quase trinta segundos no final da SS13, a primeira e mais longa etapa (31.85km) do dia. 



No Power Stage, disputado no cenário idílico do vale do Fango, com a água azul cristalina do Mediterrâneo formando um cenário magnífico, a equipe francesa mais uma vez demonstrou seu espírito de luta para conquistar o quinto melhor tempo e receber um ponto de bônus, enquanto um incidente inesperado da fase final resultou na sua promoção para a segunda posição. 

Eles, portanto, fecharam a prova apenas dois pontos atrás do líder do campeonato mundial, o que significa que eles não vão abrir a estrada na próxima rodada do WRC, na Argentina (25-28 de abril).

Tendo lutado com algumas questões de configuração na etapa de abertura, e incapaz de fazer as devidas correções por não ser permitido serviço intermediário, os seis vezes campeões mundiais fizeram o melhor da situação ao terminar o sexto dia geral apenas 10.2 s do quarto lugar. Eles então produziram um esforço heroico no dia seguinte em ambas as corridas no novíssimo estágio Castagniccia. Eles usaram todos os seus instintos de ataque nas estradas sujas e desgastadas e sua capacidade de ter boas notas de ritmo para a primeira passagem a toda velocidade, conseguindo pegar o terceiro melhor tempo na primeira corrida e depois o segundo tempo mais rápido na repetição. Estas duas performances, em particular, permitiram que subissem ao pódio faltando apenas a última parte da etapa final.


Terminando como vice-campeão no C3 WRC, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia conquistaram o seu terceiro pódio este ano em quatro corridas. A Citroën Total World Rally Team terminou agora uma das duas primeiras etapas do pódio em todos os quatro eventos desta temporada, com vitórias em Monte-Carlo e no México (Ogier-Ingrassia), e segundo lugares na Suécia (Lappi-Ferm) e Córsega. 

A equipe da Satory consolidou seu segundo lugar na classificação do campeonato mundial de fabricantes.
Também lutando com a montagem de seu C3 WRC, Esapekka Lappi e Janne Ferm rapidamente se viram em uma situação em que suas esperanças de recuperar terreno eram remotas. 

Por isso, decidiram utilizar os quilômetros restantes para percorrerem uma série de opções de configuração no C3 WRC e aumentar a sua experiência no carro no asfalto. Sua persistência foi, no entanto, recompensada com um sétimo lugar, o que também proporcionou uma valiosa contribuição para o resultado geral da equipe.

 O QUE ELES DISSERAM...


Sébastien Ogier, piloto Citroën Total WRT

"Em termos de pontos, é um bom resultado, marcando dezenove pontos em uma rodada difícil. Por outro lado, nós realmente sofremos se formos pensar em desempenho. 

Precisamos entender por que, para que não tenhamos o mesmo problema novamente nesta superfície, na qual o C3 WRC teve um bom desempenho anteriormente. 

De qualquer forma, estou feliz por ter conseguido tirar o máximo proveito do carro que possuo e também por não ter que abrir a estrada em gravilha na Argentina ”.



Esapekka Lappi, piloto Citroën Total WRT
“Todos nós tivemos grandes esperanças nesta rodada, então obviamente não podemos estar satisfeitos com este resultado. 

Estávamos com pouco desempenho e sofremos bastante subviragem durante o fim de semana. Vamos trabalhar muito para acertar as coisas nas próximas rodadas de asfalto, na Alemanha e depois na Espanha. Enquanto isso, estou ansioso para voltar ao cascalho na Argentina”.

DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, 
DIRETOR DA EQUIPE CITROËN RACING

Como você avaliaria este Tour de Corse?
Em termos de pontos, foi um bom resultado, já que consolidamos a segunda posição na classificação para os campeonatos de pilotos e fabricantes. No entanto, obviamente, não podemos estar satisfeitos com nosso nível de desempenho neste final de semana. Estávamos perdendo alguma coisa em algum lugar durante o fim de semana. 

Analisaremos tudo em detalhes para que possamos chegar ao fundo desta queda e garantir que voltemos ao nível de competitividade que tínhamos anteriormente em asfalto nas rodadas da Alemanha e da Espanha. 

Gostaria, no entanto, de ressaltar à reação da minha equipe nesta situação difícil. Eles nunca desistem, trabalhando duro para tentar encontrar todas as soluções possíveis para nossos pilotos. Melhoramos durante o fim de semana e é mantendo essa atitude que continuaremos progredindo e voltando ainda mais fortes.


Como você descreveria o desempenho de suas tripulações?
A característica de um verdadeiro campeão é conseguir produzir performances mesmo quando faltam alguns dos ingredientes que precisa para competir. 

Assegurar um resultado como este em um fim de semana difícil é como se ganha campeonatos, e Sébastien e Julien sabem disso muito bem. Mais uma vez, eles mostraram habilidade notável e atitude de nunca desistir. Este pódio está acima de tudo para eles. 

Eles realmente acertaram com suas atuações na Castagniccia, enquanto permaneciam incrivelmente consistentes nos outros estágios. 

Esapekka e Janne não têm nada do que se envergonhar, mas por enquanto não têm experiência nesse tipo de situação. Estou convencido, no entanto, que assim que dermos a eles um bom carro, eles começarão a produzir o tipo de velocidade que sabemos que eles são capazes de fazer.

DESTAQUES DO FIM DE SEMANA
Ex-piloto do WRC e piloto do time de segurança para Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, Simon Jean-Joseph, fez uma retrospectiva das atuações da equipe francesa nas duas corridas na etapa de Castagniccia durante a prova de sábado.

“Para nós, como equipe de segurança, as duas corridas em Castagniccia foram os dois únicos testes neste fim de semana em que tivemos muitas correções a serem feitas. Além do talento, combinado com o espírito de luta e determinação de Seb e Julien, eu acho que uma das suas forças reais vem do incrivelmente preciso sistema de notas de ritmo. 

Em condições sujas e complicadas como essas, elas têm variações muito sutis na descrição da estrada, o que lhes dá uma sensação de segurança e permite que exibam todo o seu potencial. 

Para as equipes de segurança, é uma questão de ter uma boa noção das coisas, adicionando correções no lugar certo sem sobrecarregar as anotações. Mas é então um verdadeiro feito para Julien conseguir transmitir todas as diferenças sutis, dada a velocidade com que eles percorrem os estágios, e para Seb conseguir absorver tudo isso”.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA ETAPA

  1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 3: 22: 59.0
  2. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +40.3
  3. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +1: 06.6
  4. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +1: 18,4
  5. Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) +1: 24.6
  6. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1: 40,0
  7. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +2: 09.1
  8. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +3: 39,2
  9. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +5: 06.3
  10. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +6: 44,6


CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS

  1. Thierry Neuville - 82 pontos
  2. Sébastien Ogier - 80 pontos
  3. Ott Tänak - 77 pontos
  4. Elfyn Evans - 43 pontos
  5. Kris Meeke - 42 pontos
  6. Esapekka Lappi - 26 pontos
  7. Sébastien Loeb - 22 pontos
  8. Dani Sordo - 16 pontos
  9. Jari-Matti Latvala - 15 pontos
  10. Teemu Suninen - 14 pontos

CAMPEONATO MUNDIAL DAS MONTADORAS

  1. Hyundai WRT - 114 pontos
  2. Citroën Total WRT - 102 pontos
  3. Toyota Gazoo Racing - 98 pontos
  4. M-Sport Ford WRT - 70 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.