Texto e foto: Arnaldo Moreira
Assista o vídeo e se inscreva no canal
Quando falo sobre a Citroën vêm me à lembrança uma característica tradicional da marca francesa: o conforto e a estabilidade. Lembro-me do Citroën DS, o famoso e icônico boca de sapo, o 2CV, enfim, lembranças que vieram à tona quando testei o Novo C3, muito distante tecnologicamente de seus antepassados, mas que herdou deles o quesito conforto e estabilidade. A família C3 é constituída por sete versões. A versão avaliada pelo Blog custa R$ 97.990,00.
Durante o test-drive na última semana deu para perceber o quanto a Citroën, hoje sob o guarda-chuva da Stellantis melhorou em todos os sentidos. O carro avaliado pelo Blog foi um C3 Feel Pack, 1.6 automático, de seis velocidades, do eficiente câmbio AISIN, com motor aspirado de 120 cv, abastecido com etanol e 113 cv, com gasolina, gerando, respectivamente, torques de 15,7 kgfm e 15,4 kgfm.
O consumo é ajudado pela sistema ECO, acionado na parte inferior do painel. Na cidade com etanol faz 7,2 km/l e 10,3km/l com gasolina e na estrada: 12,4km/l (g) e 8,5km/l (e). A velocidade máxima é de 180 km/h. O C3 vai de 0 a 100 km/h em 11 s com gasolina e 10,4 s, com etanol.
Nascido da plataforma CMP da própria PSA, o C3 com esse conjunto motriz e a boa suspensão, muito bem ajustada às condições das estradas brasileiras - dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora e na traseira, semi-independente, eixo de torção - é eficiente na estrada e na cidade e não tem dificuldade para mover os 1.152 kg que o carro pesa.
O espaço interno é outro ponto positivo do C3, tanto na frente, quanto na traseira, onde, mesmo com o banco da frente todo recuado, há lugar para as pernas. Isso tem a ver com a distância de 2,54 cm de entre-eixos e com a excelente largura para o carro que é de 1,73 m. A configuração de SUV deixa a cabeça dos ocupantes bem longe do teto. Os bancos são confortáveis, embora um pouco curtos, mas oferece uma posição de condução elevada, bem ao estilo dos SUVs.
Naturalmente, o assento traseiro é um pouco acanhado para três pessoas, o que acontece na maioria dos compactos, e não só, mas a largura do carro de 1,73 m, o mais largo da maioria do seu segmento, dá um pouco mais de espaço ao passageiro do meio. No interior, o painel tem bom acabamento de plástico duro de boa qualidade e as laterais de tecido.
O volante, com regulagem de altura, tem o tamanho ideal, de boa pegada é forrado de couro, e tem controles de som do rádio e hand-free. No centro do painel a tela do sistema de multimídia de 10,3" sensível ao toque, é amigável e de fácil operação. Tem câmara de ré e senrores de estacionamento traseiros.
O painel de instrumentos é digital, ali também está o computador de bordo, os medidores de gasolina e temperatura, mas o carro, inexplicavelmente, não possui conta-giros. Ali também estão o ar condicionado e as saídas centrais do ar.
O design, bem diferente das versões anteriores, é a grande atração do C3 com suas linhas modernas, no formato de um SUV. Tem quase 4 m de comprimento, na verdade 3,98m, e é o mais alto entre os concorrentes com 1,60m.
As rodas emolduradas com protetores pláticos pretos de 15" instaladas em rodas de liga leve diamantadas sobressaem na lateral pela beleza, casando com as suas linhas limpas.
A traseira não só não destoa do conjunto como o engrandece. A tampa da mala lisa é decorada nas extremidades com as grandes lanternas de LED em relevo.
O porta-malas tem capacidade para 315 l.
O teto ganhou barras longitudinais.
A frente alongada garante um ar musculoso ao C3, logo abaixo decorada pelas linhas que ostentam o símbolo da Citroën ladeadas pela fita de LED da luz de direção diurna. Os faróis de LED sobressaem na nova assinatura em Y e abaixo da grade os faróis de neblina embutidos no para-choques.
Preços da linha C3
A família C3 é constituída por sete versões com motores 1.0 e 1.6, todos aspirados com câmbios manuais e automáticos.
Os preços e versões são os seguintes:C3 1.0 Live MT --------------------- R$ 72.990,00
C3 Live Pack 1.0 MT ------------- R$ 80.990,00
C3 Feel 1.0 MT --------------------- R$ 83.990,00
C3 First Edition 1.0 MT BITOM - R$ 88.990,00
C3 Feel 1.6 MT --------------------- R$ 91.990,00
C3 First Pack 1.6 AT --------------- R$ 97.790,00
C3 First Edition 1.6 AT BITOM - R$ 102.490,00
Opinião
O C3 fluminense da Citroën - o carro é produzido na fábrica de Porto Real - prima pelo conforto, agrada na estrada, inclusive em relação ao consumo e tem um excelente desempenho urbano.
Pena o C3 não vir com airbags além dos frontais obrigatórios. Seria de muito bom tom vir também proteções de janela, joelhos de motorista e cortina. Senti falta do carregador de celular por indução.
Seria interessante o pequeno SUV ter paddle shift para trocar de marchas no volante e mais ainda contar com um motor turbo, mas com certeza esses equipamentos tornariam o carro mais caro.
Se me perguntassem se compraria o C3 eu responderia sim, compraria.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 78,5mm de diâmetro e 82mm de curso, 16 válvulas, 1.587cm³ de cilindrada, com injeção multiponto de combustívelEstrada: 12,4km/l (g) e 8,5km/l (e)
Dados do fabricante; * Dados do Inmetro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário