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sábado, 18 de março de 2023

Avaliação: Novo Citroën C3 um hatch com cara de SUV, a 18 cm do solo e posição alta para o motorista, motor 1.6 e câmbio de seis velocidades. Conforto, direção gostosa e bom espaço e acabamento interno. São sete versões e a avaliada custa R$ 97.99000


Texto e foto: Arnaldo Moreira

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https://youtu.be/Y6gx46URe7s

Quando falo sobre a Citroën vêm me à lembrança uma característica tradicional da marca francesa: o conforto e a estabilidade. Lembro-me do Citroën DS, o famoso e icônico boca de sapo, o 2CV, enfim, lembranças que vieram à tona quando testei o Novo C3, muito distante tecnologicamente de seus antepassados, mas que herdou deles o quesito conforto e estabilidade. A família C3 é constituída por sete versões. A versão avaliada pelo Blog custa R$ 97.990,00.


O C3 é um hatch compacto com cara de SUV, com um boa altura do chão, 18 cm, e ângulos de entrada de 23° e de saída, 39°, o que significa um bom desempenho para superar, quebra-molas mal desenhados, valetas, buracos e ainda enfrentar uma estrada de terra, tudo isso ajudado por uma direção elétrica leve e eficiente.


Durante o test-drive na última semana deu para perceber o quanto a Citroën, hoje sob o guarda-chuva da Stellantis melhorou em todos os sentidos. O carro avaliado pelo Blog foi um C3 Feel Pack, 1.6 automático, de seis velocidades, do eficiente câmbio AISIN, com motor aspirado de 120 cv, abastecido com etanol e 113 cv, com gasolina, gerando, respectivamente, torques de 15,7 kgfm e 15,4 kgfm. 


O consumo é ajudado pela sistema ECO, acionado na parte inferior do painel. Na cidade com etanol faz 7,2 km/l e 10,3km/l com gasolina e na estrada: 12,4km/l (g) e 8,5km/l (e). A velocidade máxima é de 180 km/h. O C3 vai de 0 a 100 km/h em 11 s com gasolina e 10,4 s, com etanol.



Nascido da plataforma CMP da própria PSA, o C3 com esse conjunto motriz e a boa suspensão, muito bem ajustada às condições das estradas brasileiras - dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora e na traseira, semi-independente, eixo de torção - é eficiente na estrada e na cidade e não tem dificuldade para mover os 1.152 kg que o carro pesa.


O espaço interno é outro ponto positivo do C3, tanto na frente, quanto na traseira, onde, mesmo com o banco da frente todo recuado, há lugar para as pernas. Isso tem a ver com a distância de 2,54 cm de entre-eixos e com a excelente largura para o carro que é de 1,73 m. A configuração de SUV deixa a cabeça dos ocupantes bem longe do teto. Os bancos são confortáveis, embora um pouco curtos, mas oferece uma posição de condução elevada, bem ao estilo dos SUVs.


Naturalmente, o assento traseiro é um pouco acanhado para três pessoas, o que  acontece na maioria dos compactos, e não só, mas a largura do carro de 1,73 m, o mais largo da maioria do seu segmento, dá um pouco mais de espaço ao passageiro do meio. No interior, o painel tem bom acabamento de plástico duro de boa qualidade e as laterais de tecido.

O volante, com regulagem de altura, tem o tamanho ideal, de boa pegada é forrado de couro, e tem controles de som do rádio e hand-free. No centro do painel a tela do sistema de multimídia de 10,3" sensível ao toque, é amigável e de fácil operação. Tem câmara de ré e senrores de estacionamento traseiros. 


O painel de instrumentos é digital, ali também está o computador de bordo, os medidores de gasolina e temperatura, mas o carro, inexplicavelmente, não possui conta-giros. Ali também estão o ar condicionado e as saídas centrais do ar.


O design, bem diferente das versões anteriores, é a grande atração do C3 com suas linhas modernas, no formato de um SUV. Tem quase 4 m de comprimento, na verdade 3,98m, e é o mais alto entre os concorrentes com 1,60m. 


As rodas emolduradas com protetores pláticos pretos de 15" instaladas em rodas de liga leve diamantadas sobressaem na lateral pela beleza, casando com as suas linhas limpas.


A traseira não só não destoa do conjunto como o engrandece. A tampa da mala lisa é decorada nas extremidades com as grandes lanternas de LED em relevo. 


O porta-malas tem capacidade para 315 l. 

O teto ganhou barras longitudinais.


A frente alongada garante um ar musculoso ao C3, logo abaixo decorada pelas linhas que ostentam o símbolo da Citroën ladeadas pela fita de LED da luz de direção diurna. Os faróis de LED sobressaem na nova assinatura em Y e abaixo da grade os faróis de neblina embutidos no para-choques.


Os itens de segurança no C3 são os obrigatórios pela legislação: os dois airbags frontais para motorista e carona, controles de estabilidade e tração, mas vem com assistente de rampa, medidor de pressão de pneus, indicadores de direção nos retrovisores externos.


Preços da linha C3

A família C3 é constituída por sete versões com motores 1.0 e 1.6, todos aspirados com câmbios manuais e automáticos. 

Os preços e versões são os seguintes:

C3 1.0 Live MT --------------------- R$  72.990,00

C3 Live Pack 1.0 MT -------------  R$   80.990,00

C3 Feel 1.0 MT --------------------- R$   83.990,00

C3 First Edition 1.0 MT BITOM - R$   88.990,00

C3 Feel 1.6 MT  --------------------- R$   91.990,00

C3 First Pack 1.6 AT --------------- R$   97.790,00

C3 First Edition  1.6 AT BITOM -  R$ 102.490,00

Opinião

O C3 fluminense da Citroën - o carro é produzido na fábrica de Porto Real - prima pelo conforto, agrada na estrada, inclusive em relação ao consumo e tem um excelente desempenho urbano. 

Pena o C3 não vir com airbags além dos frontais obrigatórios. Seria de muito bom tom vir também proteções de janela, joelhos de motorista e cortina. Senti falta do carregador de celular por indução. 

Seria interessante o pequeno SUV ter paddle shift para trocar de marchas no volante e mais ainda contar com um motor turbo, mas com certeza esses equipamentos tornariam o carro mais caro.

Se me perguntassem se compraria o C3 eu responderia sim, compraria.


FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 78,5mm de diâmetro e 82mm de curso, 16 válvulas, 1.587cm³ de cilindrada, com injeção multiponto de combustível

POTÊNCIA: 113cv (gasolina) e 120cv (etanol) a 6.000rpm

TORQUE: 15,4kgfm a 4.250rpm (g) e 15,7kgfm a 4.500rpm (e)

TRANSMISSÃO: Tração dianteira, e câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO: Dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção

RODAS/PNEUS: 5,5×15 polegadas (liga leve) / 195/60 R15

DIREÇÃO é do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS a discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES: Tanque, 47 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 400 quilos

DIMENSÕES Comprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,59m; distância entre-eixos, 2,54m; e altura em relação ao solo, 18cm

PORTA-MALAS: 315 litros

PESO: 1.152 quilos

DESEMPENHO: Velocidade máxima: 180km/h (tanto com gasolina quanto com etanol), Aceleração de 0 a 100 km/h: 11s (com etanol) 10,4s (com gasolina)

CONSUMO*: Cidade: 10,3km/l (g) e 7,2km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g) e 8,5km/l (e)

Dados do fabricante; * Dados do Inmetro



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