Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 16 de março de 2023

Há mais de 10 anos, a PEUGEOT ousou ao revolucionar um dos elementos que menos mudou na história do automóvel: a posição de condução. Desde o lançamento da primeira geração do PEUGEOT 208, quase 10 milhões de unidades foram produzidas e o i-Cockpit® foi estendido a toda a linha. Com excelência comprovada na melhoria da emoção, segurança e conforto dos condutores, hoje é um elemento distintivo dos veículos PEUGEOT.



O conceito i-Cockpit® foi criado com seus três elementos fundamentais, que permaneceram inalterados desde então:

  • Um volante compacto para uma melhor sensação de condução e manuseamento.
  • Um display elevado que permite ao motorista visualizar todas as informações relacionadas à direção enquanto mantém os olhos na estrada.
  • Uma grande multimídia touchscreen, de fácil acesso e visualização, que permite ao condutor gerir as principais funções do automóvel.

O i-Cockpit® é uma característica, considerada "assinatura" da PEUGEOT. O item que faz parte de todos os modelos da marca é também a história de um sucesso.

A história começou em 2010 com a apresentação do Concept Car PEUGEOT SR1 no Salão Automóvel de Genebra, um elegante coupé-cabriolet que mostrava algumas das ideias que se faziam na marca. Isso incluiu uma posição de direção revolucionária que virou os códigos tradicionais de design e ergonomia de cabeça para baixo.

Nesta época, a PEUGEOT procurava desenvolver formas que melhorassem a experiência a bordo, com mais ergonomia e segurança. Uma equipe de designers e engenheiros começou a estudar as possibilidades e rapidamente surgiu a proposta de um volante menor. Até então, em um carro, o volante era grande e as informações do painel eram lidas através do volante. O raciocínio por trás disso era que esse posicionamento convencional do cluster e do volante era uma distração. A melhor posição para a leitura das informações foi ao nível dos olhos. Essa nova posição, aliada a um volante menor, criou um sistema totalmente novo, com um display cuja visualização se assemelhava a um "Head Up Display”. Uma tela touchscreen foi adicionada ao lado, o que tornou todos os controles muito mais simples e acrescentou conectividade ao modelo. Este foi o início das multimidias sensíveis ao toque para a PEUGEOT.

Em 2012, o i-Cockpit® é apresentado no PEUGEOT 208 e causa euforia

A primeira geração do PEUGEOT 208 causou impacto ao exibir o i-Cockpit® de série. Rapidamente se estabeleceu como uma inovação que transformou a experiência de condução do motorista:

  • Mais prazer ao dirigir: graças ao volante compacto, o carro fica ainda mais ágil aos movimentos do motorista, que também precisa mover menos os braços para a mesma manobra.
  • Mais conforto ao dirigir: com os instrumentos na frente dos olhos, há menos cansaço visual. O volante mais abaixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis, e a tela touchscreen permite a operação intuitiva das principais funções do veículo.
  • Segurança otimizada: o volante compacto torna as reações mais rápidas, o visor elevado torna os olhos mais focados na estrada e os alertas do painel são mais visíveis. Tudo isso reduz a fadiga e possíveis distrações do motorista, portanto, aumenta a segurança.
  • Um design único: tecnológico e refinado, melhora a experiência de condução.

Em constante evolução para melhor se adaptar às necessidades do cliente

Desde o seu lançamento, o PEUGEOT i-Cockpit® segue em evolução. Em 2016, a segunda geração dos PEUGEOT 3008 e PEUGEOT 5008, contaram com uma versão com multimídia digital de 12,3 polegadas totalmente personalizável, enquanto os seletores são colocados sob a multimidia para facilitar ainda mais o acesso às funções essenciais. Em 2019, o PEUGEOT 208 de segunda geração introduziu o primeiro cluster digital 3D.

O PEUGEOT i-Cockpit evoluiu ainda mais junto ao lançamento dos novos PEUGEOT 308 (2021) e 408 (2022) com a introdução do novo sistema de informação e entretenimento i-Connect®, um novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor enquanto utiliza os auxílios de conduçaõ e i-Toggles touchscreen que podem ser customizáveis a critério do usuário para funções como: ar-condicionado, contatos telefônicos, estações de rádio e configurações de inicialização de aplicativos.

O PEUGEOT i-Cockpit® não parou de evoluir

E a história do PEUGEOT i-Cockpit® não fica por aí, ele deve permanecer sempre intuitivo, dinâmico e icônico: este é um dos objetivos Marca. A PEUGEOT foi pioneira neste campo, por isso cabe a ela continuar abrindo caminho para cada vez mais inovação e inventividade para estar um passo à frente e permanecer icônica. Trata-se de uma renovação constante para continuar surpreendendo.

O conceito PEUGEOT INCEPTION, apresentado na CES de Las Vegas no início do ano, mostra a evolução que o novo PEUGEOT i-Cockpit® pode ter, ainda mais intuitivo, o modelo mostra a possível evolução futura do i-Cockpit com o Hypersquare, um revolucionário novo controle de direção, oferecendo novos gestos para uma nova geração, criados em tablets e dispositivos inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.