Jornalista Sérgio Moreira
Esse dado também reflete no aumento do número de expositores já
confirmados, cerca de 260%. Para o CEO do grande evento de negócios turísticos
da Américas, Eduardo Zorzanello, essa movimentação é um reflexo da edição de
2022, que atingiu 2,7 mil marcas, 40 destinos internacionais e atraiu 12.500
pessoas em dois dias de evento, além do momento positivo da atividade
turística. “Sem dúvida fizemos a maior das edições já realizadas, muita
gente, muitos negócios e tudo isso deixou o trade ainda mais confiante, além, é
claro, dos resultados conquistados desde a retomada pós-pandemia”, afirma.
Alguns exemplos de destinos que já confirmaram participação para 2023 e que buscam o Festuris para mostrar seus diferenciais turísticos são: Pomerode (SC), Linha Nova (RS), Paracatu (MG), Panamby (RS), Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, Águas de São Pedro (SP), Pelotas (RS) e Santa Maria (RS).
De acordo com a gerente comercial do Núcleo Festuris, Andréa Oliveira, o segmento que mais tem se posicionado a buscar maior metragem e garantir seus espaços é o de luxo. “A cada edição o espaço exclusivo Luxury cresce devido a demanda de novos clientes. A exemplo do ano passado, o local estava com aumento de 100m² em relação a 2021 e, para esse ano, não será diferente, o espaço estará maior, próximo aos 800m²”, adianta. Marcas como Sandals, Coris, Interep, Norwegian, QueensBerry e Velle Representações já confirmaram presença na feira mais querida do Brasil.
O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro e vai celebrar 35 anos de realização ininterrupta. Mais informações sobre o evento no site festurisgramado.com e nas redes sociais @festurisgramado.
5º Encontro da Frente da
Gastronomia Mineira
A gastronomia mineira é reconhecida como uma das melhores do país pela sua variedade das receitas, temperos, sabor, além dos doces que encantam as pessoas com suas delícias. O Enonctro da FGM, começanNo dia 23 de março, Varginha, cidade integrante da IGR Encantos de Minas, no Teatro Mestrinho, a partir das 08h.
O evento trará muitos saberes em defesa da promoção e do fomento da gastronomia, da cozinha mineira e do turismo gastronômico. A abertura oficial será realizada a partir das 08h30 pela Prefeitura de Varginha, IGR Encantos de Minas, Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). De acordo com o presidente da Abrasel Sul de Minas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), André Yuki, o encontro valoriza o desenvolvimento da cozinha mineira, potencializando o turismo e a cultura, além de fomentar a economia e a geração de empregos na região.
“O Sul de Minas é a porta de entrada do nosso estado, recebendo turistas de São Paulo e Rio de Janeiro. O encontro será uma ótima oportunidade para conexão, desde o produtor, até a cozinha do restaurante ou bar, chegando ao cliente final”, ressaltou André.
Às 09h, o fundador do Queijo D’Alagoa-MG, Osvaldo Filho palestrará sobre “Queijo com Empreendedorismo: uma harmonização que deu certo!”. O Queijo D’Alagoa-MG foi premiado como um dos melhores queijos do mundo na França, O Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijo Brasil) e o Melhor Queijo de Alagoa (Super Ouro 2022). Segundo Osvaldo, será um prazer participar desse importante evento. “Vou compartilhar um cadinho da nossa história.
Empreender no Brasil não é fácil, mas mineiro dá um jeito para tudo, até de vender queijo pela internet”, afirmou. Às 10h30, o Painel – “Gastronomia – Café Especial” será mediado pelo Chef Edson Puiati, coordenador da FGM, e contará com a presença da Ecaffe Hotel Pousada, turismo de experiência de Coqueiral, Café Campo Místico de Bueno Brandão e Fazenda dos Tachos de Varginha. Para Puiati, a programação do evento está muito pertinente para o estado.
“Minas Gerais é uma das maiores exportadoras de café do mundo e uma das commodities mais importantes, dentre várias que nós temos. E falar de café em Varginha é muito curioso, pois o próprio DDD 35 nasceu no município, em função de ser um dos primeiros polos de comércio do café e o centro das negociações, além de possuir um dos principais portos secos do Brasil”, explicou.
Ainda segundo o Chef, será uma honra mediar o painel sobre os cafés especiais. “Vamos falar sobre diversos modelos de experiência, além do café e suas fases, desde o plantio até a chegada da sua extração, com seus aromas, sabores, variedades e tipos. Temos o terroir muito propício a esse fruto!
Falaremos também sobre o turismo de experiência, um assunto forte no mercado. As fazendas do painel são centenárias e possuem histórias, onde as famílias comandam desde o plantio até a gestão, e entender esse processo e qualidade é de extrema importância”, contou.
Puiati afirmou ainda que outro ponto importante é a presença das IGR’s Encantos Gerais e Serras Verdes. “É muito bacana essa aproximação das IGR’s, antigos Circuitos Turísticos, pois elas fomentam os turismos de experiência e local, além da gastronomia, que são potenciais que precisam ser cada vez mais movimentados, para agregar valor e atrair turismo para as nossas regiões”, concluiu.
Às 14h, terá início o Painel – “Cozinha de Minas – identidades”, com o mediador Rafael Huhn, coordenador da FGM – Regional Sul, que contará com a presença do Pé de Moleque de Piranguinho, da Virada de Frango de Andradas e da Cachaça João Mendes de Perdões. De acordo com Rafael, Minas Gerais é um dos maiores estados do Brasil, com 853 municípios e contém regiões diferentes.
“Cada região e município possui particularidades singulares e únicas, que definem características culturais. Esse painel possibilitará que todos entendam Minas, do global a partir do local, com patrimônios e iguarias”, afirmou. Ainda segundo o coordenador da FGM – Regional Sul, o evento será um grande instrumento de intercâmbio de sabores e saberes.
“Nosso estado é um dos únicos do país que reconhece sua gastronomia como elemento cultural e que transforma sua cozinha em patrimônio cultural. É um estado que tem apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), os modos de fazer um queijo artesanal para se tornar patrimônio da humanidade.
Minas tem tudo a ver com cozinha, culinária, identidades, sabores e saberes, que estão no entorno das feituras culinárias. E nosso encontro é isso: possibilitar esse grande intercâmbio das nossas riquezas de cozinha”, informou. O último Painel – “Turismo Gastronômico e Turismo de Experiências” começará às 15h30, com o mediador Janilton Prado, presidente da IGR Caminhos da Mantiqueira, e participação do Campo Belo Gastronomia, 3º Festival Gastronômico Sabores das Montanhas Cafeeiras e Cerveja Artesanal Vulcânica de Poços de Caldas.
Para Janilton, o encontro é um dos principais eventos do estado com relação à gastronomia mineira. “A gastronomia mineira é sem sombra de dúvidas um dos maiores patrimônios do Brasil e um importante motor econômico. Temos diversos empreendedores que trabalham nessa área e que se dedicam cada vez mais para melhorarem o setor e terem reconhecimento, além de resgatarem pratos típicos e receitas centenárias, e ações, projetos e produtos que fazem parte dessa cadeia gigante, que é a gastronomia mineira”, enfatizou.
Ainda de acordo com Janilton, a participação da IGR Caminhos da Mantiqueira é de suma importância nesse processo. “Hoje somos 17 municípios no Sul de Minas e a grande maioria já está trabalhando nos seus territórios a questão do resgate do patrimônio e material da cozinha mineira.
E os turismos Gastronômicos e de Experiências são grandes motores do turismo no Brasil como um todo. Sabemos que as pessoas vão para os espaços e cidades em busca de novas experiências e a gastronomia é um dos pilares para isso”, ressaltou. Às 17h, o Chef Caio Soter palestrará sobre “A Nova Cozinha Mineira”.
Segundo o Chef, a cozinha mineira é uma cozinha muito tradicional com 300 anos de história e há alguns anos vem sendo retrabalhada. “Sou um dos agentes que faz esse novo trabalho com a cozinha mineira, entre tantos outros do estado que possuem um trabalho respeitoso.
E nessa palestra vou falar sobre como se dá essa nova visão e como devemos olhar para os ingredientes, receitas tradicionais e frutos do Cerrado, além de como fazemos isso dar certo dentro de uma lógica de restaurante e como fazemos a sustentabilidade, inclusive financeiramente”, explicou.
“Contarei também sobre o case do Pacato, meu restaurante contemporâneo, que trabalha e traz essa cozinha mineira de uma forma mais moderna, mostrando que ela pode estar em qualquer restaurante, seja na cozinha tradicional ou na alta gastronomia”, concluiu o Chef Caio Soter. Às 19h, será realizado um jantar de confraternização na Água Doce Cachaçaria.
Vesperata
Diamantina está a 300 Km de Belo Horizonte, conta com voos da
Azul partindo de BH, A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais
tradicionais de Diamantina do século XIX.Quando no período das vésperas,
músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que
passeavam nas ruas.
As vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à
tarde, entre 15 e 18 horas.
Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do
Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o
Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no
Município.
Com um repertório repleto de música boa e diferentes
estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Praça JK, em homenagem ao ex-presidente da República, nascido em Diamantina
Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local.A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.
Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os
músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda,
que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.
Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.
A famosa Vesperata de Diamantina, além de
um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão
diamantinense.
É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir
à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do
Norte de Minas.
Confira a programação: abril: 15; maio: 06, 20 e 27; junho: 03 e 17; julho: 01, 15 e 29; agosto: 05, 19 e 26; setembro: 16 e 30 e outubro: 07 e 21. Consulte seu agente de viagem para o pacote para a Vesperata e passeios por Diamantina
Enotel Porto de Galinhas
A Resorts Brasil anunciou em fevereiro, que o Enotel Porto de Galinhas, localizado no litoral sul de Pernambuco, voltou a fazer parte do grupo de associados da associação, composta por 61 empreendimentos em todo o país e 19 mil apartamentos.
Porto de Galinhas está a apenas 60 Km de Recife. Um dos destaques
da hotelaria do local é o Enotel, que também tem em Portugal, o Enotel, Ilha da
Madeira.
O Enotel é o 5º empreendimento afiliado localizado em Porto de Galinhas e o 27º na região Nordeste. “Ficamos muito contentes em retomar a parceria com esse empreendimento de grande importância para o Nordeste brasileiro. Com essa colaboração, poderemos fortalecer ainda mais nosso trabalho de contribuir juntos para o desenvolvimento do turismo no Brasil.”, afirma Marcelo Picka Van Roey, Presidente da Resorts Brasil.
“É uma grande satisfação voltar a fazer parte do grupo de
associados da Resorts Brasil. Essa é uma oportunidade única para compartilhar
informações, vivências e ideias, objetivando o crescimento do setor de resorts
como um todo. Queremos cada vez mais fortalecer o nosso empreendimento e o
nosso destino e nada melhor do que poder fazer isso com o grupo de associados.
Esperamos participar do máximo possível de ações do calendário. “diz Laura
Neves, VP do Enotel Porto de Galinhas.
Localizado no nordeste brasileiro, o Enotel Porto de Galinhas possui 715 apartamentos e imensa área externa frente mar desenhada por um projeto de paisagismo visando a integração com a natureza. Com uma grade de recreação extensa e muitas opções de gastronomia, o resort também oferece um verdadeiro Parque Aquático que reúne Piscinas de Ondas com Cascatas, Rio Lento, Piscinas frente mar, Espelhos d´Água para se refrescar e Parque Aquático Infantil. O Resort atua também com o projeto EnoGreen baseando suas ações nas ESGs dirigidas ao Meio Ambiente, Social e Governança.
É muito satisfatório gerar valor para as comunidades de entorno e desenvolver práticas sustentáveis por meio de parcerias ao passo que promovemos momentos únicos para os nossos hóspedes. Queremos também evoluir junto com os demais resorts nas práticas de ESG ” finaliza Regina Biondi, Diretora Comercial do Enotel Porto de Galinhas.
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
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