A Toyota GAZOO Racing apresentou, na Argentina, a quarta geração da Hilux GR-SPORT. Inspirada no Rally-Road, ela mantém a lendária força, qualidade, durabilidade e confiabilidade da picape e reforça o espírito “fun to drive” da GAZOO Racing.
O DNA GAZOO Racing está presente na nova Hilux GR-SPORT por meio de aprimoramentos na plataforma, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.
A grande novidade em relação aos freios fica por conta da introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso.
A nova Hilux GR-SPORT foi desenvolvida com base em três conceitos principais da marca: “Design esportivo inspirado no Rally-Road”, “Desempenho aprimorado (tanto em estrada como fora de estrada)” e “Alta performance de condução”. Essa nova versão materializa a visão do mundo GAZOO Racing, que é inspirado no lema “Pushing the limits for better”.
Além de transmitir uma imagem poderosa, robusta e ágil, cada elemento do design se correlaciona com uma melhoria no desempenho. As partes externas da carroceria, como a grade frontal, os dutos de ar, a barra esportiva e até mesmo o design das rodas, visam maximizar a eficiência aerodinâmica.
Participação regional em um produto global
A nova Hilux GR-SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão, aproveitando a experiência de campo de cada uma delas cada uma para potencializar a sinergia e entregar um produto surpreendente.
Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina. Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da GAZOO Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento.
Desenvolvimento contou equipes da Toyota na América Latina, Austrália,
Tailândia e no Japão
A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR-SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.
A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.
Nova plataforma com design robusto e ágil ao mesmo tempo
A nova Hilux GR-SPORT mantém o espírito da competição esportiva, transmitindo velocidade, aerodinâmica, agilidade e robustez à primeira vista. Isso porque seu design combina elementos aerodinâmicos superiores integrados e de forma eficiente aos elementos inferiores robustos.
Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque
A nova plataforma apresenta uma bitola significativamente mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road.
Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos GAZOO Racing.
Design com capacidade “off-road”
Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road.
Interior exclusivo GR-SPORT
Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.
Motorização
A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift, que reforça ainda mais o espírito esportivo do veículo.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.
Picape ganha nova multimídia com tela de 9"
A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Inclui, ainda:
• Hill Start Assist Control (HAC), um sistema que facilita as manobras em subidas tanto fora de estrada como em uso urbano, atuando automaticamente nos freios ao arrancar com a imobilização.
• Controle Ativo de Tração (A-TRC -- Active Traction Control) que funciona quando a tração 4×4 é acionada e evita que o veículo derrape aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente percam aderência, enviando mais torque para a roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.
• Bloqueio do diferencial traseiro que, quando ativado, permite que ambas as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de fuga em situação de travamento. Também é adicionado o Downhill Assist Control (DAC), que auxilia o motorista mantendo uma velocidade uniforme em inclinações, combinando frenagem do motor e pressão de frenagem, permitindo que a atenção se concentre exclusivamente nas manobras de curva.
|
Interior é personalizado com logotipos da GAZOO Racing
|
• Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo Power) ou com consumo mais controlado (modo ECO).
A nova Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* -- O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos causados por ela.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)* -- Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System -- LDA) é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* -- O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada em decorrência de fatores externos, e a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.
Assim, o pacote completo de segurança da nova Hilux GR-SPORT possui:
• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD)
• Assistência à Frenagem de Emergência (BA)
• Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
• Faróis de neblina dianteiros de LED
• Controle de Tração (TRC)
• Controle Ativo de Tração (A-TRC)
• Controle de Estabilidade (VSC)
• Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
• Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
• Bloqueio do diferencial traseiro
• Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC)
• 7 airbags: dianteiro
para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros• Cintos de segurança de três pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes
• Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos
• Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.
CORES
As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano
com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone).
|
Hilux GR-SPORT está ainda mais equipada na linha 2023 |
PREÇO
A nova Hilux GR-SPORT estará disponível em toda a rede de concessionárias da Toyota no Brasil na primeira quinzena de abril deste ano por R$ 367.390,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário