Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 5 de março de 2023

Coluna MInas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira 

 


Congresso da Febtur


 

Depois de decidir Salvador como cidade sede do I Congresso nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Casa do Comércio, a diretoria da Federação Brasileira de Jornalista e Comunicadores de Turismo (Febtur) escolheu a marca do evento  e o tema central: “A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras”.

Um ano depois de ser criada, com cinco associações afiliadas devidamente regulamentadas, três em formação e mais de 100 associados, a Febtur espera receber em torno de 120 jornalistas especializados em turismo do Brasil e de outros países para discutirem temas que remetem à comunicação dessa atividade, que assume papel cada vez mais importante no aspecto social e econômico do Brasil.

Para Gorgônio Loureiro, Presidente Nacional da Febtur, “a comunicação do Turismo, deixa de ser um assunto de canto de página na revista ou jornal para assumir o protagonismo de um assunto de estado, já que a atividade do turismo está na Constituição Brasileira, no artigo 180, como uma atividade de estado, mas ela não é tratada com esta importância pelos governantes”. Será com este olhar que a Febtur vai tratar a comunicação que é feita para o turismo no País.

A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já confirmou presença na abertura do Congresso. Outros nomes importantes do setor, nacionais e internacionais, estão recebendo convite para participarem como palestrantes, enquanto a Febtur Bahia, anfitriã e organizadora local do Congresso elabora a programação técnica e social, para que os participantes desfrutem o máximo da hospitalidade baiana e das atratividades que a cidade oferece aos seus visitantes. Serão três dias de atividades técnicas, com palestras, mesa redonda, reunião de trabalho da entidade e visitas sociais. 

Para a jornalista Heloísa Braga, Presidente da Febtur Bahia , o I Congresso da Febtur inicia, para os profissionais de comunicação, assim como para o turismo, um novo momento, ressignificando a importância e a força que tem o segmento da comunicação de destinos, produtos e serviços. “Para a Bahia, é a oportunidade de mostrar ‘in loco’ toda a sua potencialidade aos profissionais especializados na divulgação turística, de ser propagada para inúmeros mercados e, por consequência, contribuir para o aumento do fluxo de visitantes. Um marco histórico, uma nova era para a comunicação voltada para o turismo”, completa.

O I Congresso da Febtur tem o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/BA); da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult/Salvador); do Sebrae/BA; da Fecomércio/BA; do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR); do Salvador Destination e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA).

Palácio da Liberdade aberto ao público

O Palácio da Liberdade é uma atração na capital mineira. Foi a sede administrativa do governo estadual por décadas. Desde 2020, o governador, vice-governador e secretários estaduais trabalham na Cidade Administrativa. Com a mudança da administração estadual para a Cidade Administrativa o Palácio da Liberdade hoje é utilizado para eventos e reuniões, principalmente pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo-Secult. Todo primeiro domingo do mês o público poderá acompanhar a troca da Guarda com participação da Banda de Música da PMMG, exposição de viaturas policiais históricas, concerto da Orquestra de Música da PMMG e mais uma edição "Passeio pela História" marcam neste final de semana a programação cultural e turística no Palácio da Liberdade. Tradição histórica, a cerimônia apresenta um conjunto de ritos militares que se destacam pela beleza, sincronia e precisão dos movimentos. Um pelotão atravessa a alameda central da Praça da Liberdade, acompanhados pelos Dragões da Inconfidência, a exibição de cadetes acompanhada pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Ao final, o público é convidado a adentrar os jardins do Palácio pelos portões principais onde poderá desfrutar da beleza dos jardins e visitas as instalações do Palácio. Além disso, duas atividades extras trazem mais entretenimento para o público: o concerto da Orquestra de Música da PMMG.

Já o "Passeio pela História", é uma ação realizada pelo programa educativo da Casa Fiat de Cultura, onde o público realiza uma visita patrimonial ligando os dois Palácios, dos Despachos e da Liberdade, passando pela Praça da Liberdade. A historiadora e educadora Ana Carolina Ministério vai compartilhar dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais dos edifícios no entorno da Praça, além de relembrar algumas lendas que envolvem esses lugares. No dia 5 de março, a visita seguiu para o Palácio dos Despachos, prédio projetado para receber as atividades administrativas do governo estadual, e que abriga hoje, a Casa Fiat de Cultura. Durante o percurso, o grupo também visitará o Palácio da Liberdade, edifício inaugurado em 1897 para ser a sede administrativa e a residência oficial dos governadores. O Passeio pela História será finalizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura.

A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.

Intercity BH Expo 


O Hotel Intercity BH Expo, é um dos destaques da rede Intercity Hotels no Brasil, uma das maiores referências da hotelaria mineira. O empreendimento tem completa infraestrutura de serviços e oferece diárias com o melhor custo benefício e um atendimento impecável, tanto o turismo de lazer, como para o mercado corporativo de hospedagem, que na verdade é seu principal foco.
Destino de negócios e lazer, a capital mineira está apontando crescimento em sua ocupação, desde o início do segundo semestre de 2022.  Os eventos estão voltando a todo o vapor e a área de turismo corporativo vem crescente de maneira sustentável. O Intercity BH Expo tem sentido a retomada dos negócios em hospedagens, eventos e gastronomia. Além disso, a unidade reafirma a parceria de sucesso com o maior centro de convenções da cidade, o Expominas, que também contribui para fortalecer o relacionamento com públicos de interesse.
O Intercity BH Expo conta com 286 unidades, distribuídas em 16 andares. Além de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel oferece serviço de espaço fitness completo e business center.

 A estrutura de lazer conta com piscina de raia aquecida coberta, jacuzzi, lobby bar e restaurante.
A Intercity Hotels pertence ao grupo ICH Administração de Hotéis. Criada em 1999, é uma rede pioneira e inovadora no segmento de hotelaria urbana no país, que vem conquistando novos destinos a cada dia. Ao longo de sua trajetória, um planejamento sólido e a ousadia de investir em novos mercados garantiram à empresa um espaço reconhecido na hotelaria nacional. A ICH administra mais de 40 hotéis, de Norte a Sul do Brasil, sob as marcas Intercity Hotels e Yoo2 Rio, nos segmentos midscale e design/luxo, respectivamente, e, em breve, Tru by Hilton, no econômico. Atualmente, mantém uma aliança comercial com a Deutsch Hospitality conectando suas marcas com hotéis na Europa e Ásia. Informações e reservas: intercityhoteis.com.br.  

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


Nelson Freitas vivendo o personagem Rei Herodes e Duda Reis como a rainha Herodíades.


Este ano, a temporada da Paixão de Cristo acontecerá no período de 1º a 8 de abril. A peça é realizada em Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, localizado no município de Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife. A cidade-teatro é uma estrutura grandiosa construída em uma área de 100 mil metros quadrados cercada por muralhas de pedra de quatro metros e 70 torres de sete metros. Dentro, nove palcos plateia reproduzem a Jerusalém do século I.

Aclamado por milhões de espectadores do Brasil e de vários países, o espetáculo conta com um elenco de mais de 50 atores, além de centenas de figurantes e técnicos, que trabalham para criar uma experiência emocionante e inesquecível para o público. Este ano, entre os artistas convidados estão Klebber Toledo, no papel de Jesus; Luiza Tomé, como será Maria; Eriberto Leão interpretando o governador romano Pilatos; Nelson Freitas vivendo o personagem Rei Herodes e a atriz e influenciadora digital Duda Reis como a rainha Herodíades.

 A cada ano, o espetáculo se reinventa, trazendo novidades e muitos efeitos especiais para encantar os espectadores. Segundo pesquisas realizadas a cada temporada, cerca de 98% dos entrevistados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, cerca de 50% do público retorna para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém pelo menos mais uma vez.

 “Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo.

Eriberto Leão interpretando o governador romano Pilatos

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em participar do espetáculo. São dois dias de hospedagem onde no primeiro dia os turistas assistem à peça e, no segundo, se desejarem, atuam como figurantes, juntamente com todo o elenco 

(Contatos da Pousada da Paixão-(81) 3732-1574/ (81) 99673-0815/ WhatsApp (81) 99673-0805 /www.pousadadapaixao.com.br).

 

COMO CHEGAR À NOVA JERUSALÉM- Quem deseja assistir ao espetáculo deve planejar com antecedência a ida à Nova Jerusalém. Para a maior parte do público, a forma mais cômoda de chegar a Brejo da Madre de Deus é por meio de ônibus de turismo e vans. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados facilmente na internet.

 Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações, que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também preferem ir de automóvel. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana, Recife, é duplicada na maior parte do trajeto, oferecendo conforto e segurança para os viajantes. Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e várias outras agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comida regional. No Recife/PE, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas/PE, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

As entradas para o espetáculo já estão à venda pelo site oficial https://www.novajerusalem.com.br/. Os valores são de R$ 90,00, meia-entrada, e R$ 180,00 inteira para as apresentações na segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5). Nos demais dias: R$ 100,00 meia e R$ 200,00 inteira. As compras podem ser feitas em até 12 X nos cartões.

 Início - O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, que é distrito do município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no período de 1951 a 1962. A iniciativa foi do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça.

Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante, durante a Semana Santa, a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar.

 Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife/PE e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o Estado. A vila de Fazenda Nova, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica a 1 Km do local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.

 A ideia de construir um teatro que fosse uma réplica da cidade de Jerusalém, para que nela ocorressem as encenações da Paixão de Cristo, foi de Plínio Pacheco, jornalista gaúcho, que chegou a vila Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 54 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo.

 Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo, é uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. Toda sua área é cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins e palácios, além do Templo de Jerusalém, constituindo um conjunto de obras monumentais concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo seu fundador Plínio Pacheco.

 

 Informações para a coluna envie para

  @sergiomoreira63

 sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.