Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 20 de março de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Cordilheira do Espinhaço


Única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço, passa a integrar a lista dos principais destinos mineiros em turismo de natureza. Foi lançado o projeto “Cordilheira do Espinhaço” juntamente com o Sebrae Minas, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, e também com as prefeituras das cidades de Grão-Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. 

Única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço, passa a integrar a lista dos principais destinos mineiros em turismo de natureza. Foi lançado em Belo Horizonte, o projeto “Cordilheira do Espinhaço” juntamente com o Sebrae Minas, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, e também com as prefeituras das cidades de Grão-Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. 


A Serra do Espinhaço é reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. A região conta com atrativos como as riquezas naturais, parques estaduais, cachoeiras, espécies endêmicas – encontradas apenas na região -, sem contar a hospitalidade e gastronomia mineira, artesanato local, e a cultura local. 
Há ainda, produtos e serviços turísticos direcionados ao ecoturismo, turismo de aventura, cicloturismo, observação de aves, turismo histórico-cultural, turismo náutico, turismo pedagógico e turismo de base comunitária.

É a primeira vez que a cordilheira, considerada a única existente no Brasil, é ressaltada como um amplo destino turístico com identidade e marca visual próprias.  Em 2022, a iniciativa foi abordada no seminário nacional no Ministério do Turismo, além de integrar o portfólio Boas Práticas Regionais do Turismo 2022, divulgado pela Secult. 
“Projetos, como esse, oferecem emprego e renda às pessoas dessas cidades, mas sobretudo, oferecem também a natureza para o deleite das pessoas, instrumentalizada pelo turismo. Sendo assim, estamos apostando na maior tendência do mundo contemporâneo, a de experienciar a paisagem cultural e a de conscientizar as pessoas que todos nós, juntos, damos equilíbrio ao planeta.” Comenta o secretário Leônidas sobre o projeto.

Além da promoção da cordilheira, o projeto oferece diversos benefícios para a região, como a Capacitação de pequenos negócios que atuam ao longo do destino; a qualificação do atendimento de prestadores de serviços, como agências de receptivos e os guias turísticos locais; além de consultorias e atendimento gerencial aos hotéis, pousadas, restaurantes, artesãos e demais empreendimentos que compõem a cadeia do turismo da região.

Contando com o apoio do Sebrae Minas, serão realizadas outras iniciativas que vão auxiliar no dia a dia dos profissionais de turismo, como o programa “Check-in Turismo”, que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios e promove o desenvolvimento econômico local com a formação de liderança e fortalecimento da governança; e o “Prepara Gastronomia”, que orienta estabelecimentos de alimentação fora do lar para melhoria da gestão e acesso a novos mercados. 

“A otimização dos recursos humanos, financeiros é necessária para sermos mais efetivos e assertivos em nossas ações e é isso que a união entre prefeituras, associações, Governo de Minas e Sebrae tem buscado. Com essa união temos muita chance de que nosso programa dê muito certo.” Marcelo Souza e Silva, presidente do Sebrae Minas

O projeto também inclui ações relacionadas a infraestrutura, promoção e articulação, como o projeto de sinalização integrado dos atrativos; a divulgação e fortalecimento da marca do destino; a criação de site próprio, redes sociais e um guia turístico digital; a formação de um consórcio intermunicipal; a captação de recurso públicos e busca de novas parcerias; e realização de eventos para promoção do destino. 

A Cordilheira do Espinhaço tem cerca de 1.000 quilômetros de extensão desde o Quadrilátero Ferrífero ao Norte de Minas e, depois de uma breve interrupção, alcança a porção sul da Bahia. Abrange municípios como Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Botumirim, Grão Mogol, Itacambira, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d'Água, e Monte Azul.

Entidades do turismo manifestam sobre a liberação de vistos para Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália


Representantes de 30 entidades da cadeia produtiva do turismo reunidos na CNC, em Brasília entregaram no dia 14 de março, um manifesto à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pedindo apoio para a manutenção da liberação de vistos para turistas de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. Os representantes das 30 instituições assinaram o documento durante reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da CNC (que também preside o Cetur), José Roberto Tadros, lembrou que a flexibilização de vistos é uma demanda antiga do setor. “Esse é um pleito de grande interesse público e de relevância econômica para o Brasil. Pedimos que a questão seja reavaliada, pois a supressão da norma pode desestimular a vinda de turistas internacionais”, disse Tadros. Conforme dados da Polícia Federal, o País computou a entrada de quase 870 mil turistas estrangeiros somente em janeiro deste ano, resultado histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.

A liberação temporária de vistos que ocorreu em 2016, por ocasião das Olimpíadas, gerou um aumento de cerca de 50% na entrada de viajantes estrangeiros, demonstrando o potencial da medida. O diretor da CNC que coordena o Cetur e conduziu a reunião, Alexandre Sampaio, reiterou que o setor expressa preocupação com a volta da exigência dos vistos. “O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, acumulamos perdas de mais de R$ 530 bilhões, e retomamos o nível de atividade somente em dezembro de 2022. Nossa expectativa é que o setor inicie a recuperação neste ano e essa exigência dos vistos não vai ajudar”, explicou.

A ministra Daniela Carneiro informou que já está em contato com o Ministério das Relações Exteriores discutindo a demanda do setor e que recebeu o apoio do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também acompanha o tema.

Durante a reunião do Cetur, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Confederação e o Ministério do Turismo para atuação conjunta em três macro programas: desenvolvimento das Redes Brasileiras de Cidades Criativas (RBCC), criação da Rede de Inteligência Mercadológica e certificações para novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

“O Mtur e a CNC já possuem um histórico de cooperação, com ações que resultaram em diferentes benefícios e, neste momento, o trabalho conjunto resultará em avanços nas ações de inovação do turismo no país. As propostas buscam melhorar o posicionamento do turismo brasileiro em termos de competitividade e inovação”, afirmou.

Frente da Gastronomia Mineira

 O 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul, será dia 23 de março, em Varginha, no Teatro Mestrinho do Colégio Marista, a partir das 8h. O evento tem como objetivo a promoção e o fomento da gastronomia, da cozinha mineira e do turismo gastronômico. 
De acordo com o presidente da Abrasel Sul de MinasAndré Yuki, o encontro é uma oportunidade de mediação e conexão do produtor até o cliente final, além de ter uma grande importância para o desenvolvimento e fomento da gastronomia.

Teatro Mestrinho
“Essa edição é especial, pois conta com grandes palestrantes, como o Osvaldinho do Queijo D’Alagoa, eleito o melhor queijo do mundo na França pela segunda vez, e o chef Caio Soter, do restaurante Pacato, que já participou do reality Mestres do Sabor. Caio é especializado em comida mineira contemporânea, listado entre os 100 melhores do Brasil pela Revista Exame, e irá mostrar como o tema ‘A Nova Cozinha Mineira’ é um momento oportuno para o desenvolvimento e enriquecimento da gastronomia regional”, enfatizou Andr


Ainda segundo o presidente da Abrasel Sul de Minas, os painéis durante todo o dia serão sobre a gastronomia dos cafés especiais, a identidade da cozinha mineira e o turismo gastronômico e suas experiências. Fecharemos o encontro com um jantar especial de confraternização no restaurante Água Doce, com a participação do chef Luciano Avellar, do Senac Minas. As entradas serão preparadas pela chef da casa, Mariza Balbino. Lembrando que os convites já estão esgotados”, ressaltou André.
 
A abertura do 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul será marcada pelo Happy Hour Empresarial da Abrasel, na quarta-feira (22/03), no Pinga Com Torresmo. O evento reunirá o setor de alimentação fora do lar em um momento de informação e networking

O encontro conta com o apoio de nove Instâncias de Governança Regionais (IGRs), entidades sem fins lucrativos, integradas por municípios da mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada.

 Varginha é integrante da IGR Encantos de Minas e de acordo com a gestora Cynthia Assis, a gastronomia mineira já é um produto consolidado no mercado turístico internacionalmente. 

“Trazer esse evento para a Região Encantos de Minas, especialmente em Varginha, é uma grande oportunidade de divulgar o que temos de melhor, além de despertar o olhar sobre a importância do turismo na geração de emprego, renda e mudança social na vida da população. Para nós é uma grande honra sediar esse evento, ao lado de parceiros tão relevantes para a região”, ressaltou Cynthia.

Segundo o presidente da IGR Serras Verdes do Sul de Minas, Fábio Noronha, o evento é de grande importância, pois valoriza cada vez mais a gastronomia mineira, que é uma das mais ricas e variadas do Brasil e conhecida por seus sabores marcantes, receitas tradicionais e ingredientes típicos da região, além de ser muito apreciada por todos os lugares do mundo, tornando-se uma importante atração turística para Minas Gerais.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site Sympla.

Olivas de Gramado comemora 

o crescimento de 100% da sua 

colheita de azeitonas

O Parque Olivas de Gramado encerra dia 23 de março, a Colheita da Safra 2023. Desde o dia 13 de março, o trabalho tem sido intenso, sendo a colheita das azeitonas realizada de forma manual em meio aos olivais do empreendimento de 153 hectares. A produção deste ano deve atingir o montante significativo de aproximadamente dez toneladas de azeitonas, volume que  poderá representar um crescimento de até 100%  em relação à safra anterior, onde foram colhidas  em torno de cinco toneladas dos pequenos frutos, responsáveis por fornecer o azeite de oliva extravirgem.

Localizado em Linha Nova, no interior do município de Gramado, o parque cultiva cerca de 12.300 oliveiras de seis variedades do fruto: Arbequina, Picual, Frantoio, Koroneik, Ascolana e Manzanilla.

As plantações das azeitonas de origem grega, espanhola e italiana, estão distribuídas em 29 hectares de área de plantio. As árvores têm idades variadas, sendo as mais antigas com até oito anos, e as mais recentes com quatro anos. “A quantidade e a qualidade dos frutos colhidos em nosso olival neste ano são significativas para nós, pequenos olivicultores, provando que muito em breve a produtividade de kg/hectares aumentará gradativamente, quando as oliveiras atingirão a sua plenitude, gerando frutos de altíssima qualidade, responsáveis por gerar azeites de oliva extravirgem de qualidade superior”, avalia o azeitólogo, André Bertolucci, sócio do empreendimento, juntamente com seu pai, Pedro, o irmão, Daniel e a irmã, Paula.

Inaugurado em 2018, o Olivas de Gramado realizou a sua terceira colheita e planeja produzir um azeite de oliva extravirgem -um blend de campo multivarietal-, frutado verde, com picância e amargor acentuados, com notas de amêndoas verdes, alcachofra, tomate e folhas verdes, entre elas, a rúcula.

“Será certamente um azeite de oliva extravirgem Premium, de concurso, infinitamente superior aos ditos ‘extravirgem’ que encontramos hoje no mercado nacional. Vamos produzir novamente um azeite prá gringo ver, provar e se apaixonar”, sintetiza Bertolucci.

O azeitólogo coordena a colheita que está sendo realizada por equipe especializada em olivicultura, de forma manual, com critérios rígidos de seleção, utilizando somente os melhores frutos, fator primordial para a preservação das características sensoriais e organolépticas do azeite de oliva extravirgem que será produzido, observando cuidadosamente a curva de maturação de cada setor de plantio.

O processamento das azeitonas ocorre no término de cada dia de colheita para evitar a oxidação dos frutos, preservando os antioxidantes naturais e toda saudabilidade do azeite de oliva produzido.

A colheita abriu a programação em comemoração ao aniversário do parque, que em 11 de dezembro completa cinco anos em atividade. A cada mês, o Olivas de Gramado promoverá uma ação alusiva à data, trazendo uma série de inovações e novas atrações como forma de presentear os visitantes do parque.

A safra de 2021, foi a primeira do empreendimento voltado a olivicultura e ao olivoturismo, resultando na produção de Terroir Serrano, azeite de oliva extravirgem do Olivas que alcançou reconhecimento internacional.

O renomado catálogo Flos Olei, de Milão (Itália), classificou o Terroir Serrano de 2021 como um dos 200 melhores azeites de oliva extravirgem do planeta. O azeitólogo, André Bertolucci destaca a qualidade dos azeites produzidos no país.

“Os azeites de oliva extravirgem brasileiros estão entre os melhores do mundo, fazendo frente com os clássicos portugueses, espanhóis, gregos e italianos. A qualidade dos frutos, o nosso terroir, os modernos equipamentos de extração, além de muita pesquisa e estudo realizados pelo setor oleicola nacional, colocou o Brasil no mapa do azeite, em apenas 15 anos após a retomada da olivicultura no país -  o que é extremamente gratificante para todos produtores brasileiros - que acreditaram que era possível fazer azeites de oliva extravirgem Premium em nosso país, e que tiveram ousadia para investir forte na implantação dos olivais e na estruturação dos lag
ares”, ressalta Bertolucci. 

Prado a Costa das Baleias

Considerada a cidade mais bonita do extremo sul da Bahia, Prado detém a maior infraestrutura da Costa das Baleias. São 84 quilômetros de orla com recantos para todos os gostos, alguns semidesertos, e outros mais agitados, com barracas e quiosques. Prado é um destino indicado para o viajante que busca viver momentos de tranquilidade e lazer e que quer ter mais contato com a natureza. 

A chamada “capital oficial das baleias Jubarte”, também conhecida como o “Caribe do Nordeste”, possui muitos atrativos. Suas praias paradisíacas são ornadas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos. Não à toa, o hospitaleiro município de Prado costuma atrair muitos turistas no verão, tendo uma população local bastante receptiva.

Os famosos passeios de barco na região conduzem a cenários variados: dos corais em alto-mar, perfeitos para a prática do mergulho; aos manguezais repletos de flora e fauna nativas. Outro ponto forte de Prado é a gastronomia, na qual um dos destaques é a produção da mandioca, duas vezes maior que a média nacional, onde a raiz e seus derivados têm papel importantíssimo na economia e na cultura local.

Sabendo que a qualidade da hospedagem é um fator determinante, o charme e o aconchego fazem parte do clima intimista oferecido aos hóspedes da @pousadacasademaria. uma arquitetura rústica e ao mesmo tempo contemporânea, a pousada está muito bem localizada, encontra-se a 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros do centro de Prado.




Além do atendimento personalizado, a @pousadacasademaria é uma pousada pet friend, recebendo animais de pequeno e médio porte. A área de lazer tem um belo jardim, piscina ao ar livre e sauna a vapor. Todos os 24 apartamentos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana a cabo, frigobar e varanda. O banheiro privativo inclui chuveiro e secador de cabelo. Os extras incluem roupa de cama e toalhas. 


O café da manhã é cortesia servida com fartura diariamente, em um ambiente agradável, inclui iguarias da gastronomia baiana, mineira e internacional. O restaurante oferece um cardápio com grande variedade de pratos caseiros e lanches. O wi-fi gratuito nas áreas comuns e os hóspedes também podem contar com o serviço do American Bar que serve deliciosos drinks e petiscos. 


Mais informações em:www.pousadacasademaria.com.br

 

Doce Páscoa

 Bento Gonçalves na Serra Gaúcha,  se prepara para um grande momento, com uma decoração que irá colorir a Via del Vino durante o período. A cidade novamente inova e apresentará uma programação diferenciada com atrações artísticas lúdicas em finais de semana no centro e que também contemplará bairros da Capital do Vinho. Com muito empenho, as equipes trabalham na criação de um projeto que trará muita cor e interação para toda a criançada aproveitar o período mais doce do ano. Informações https://bento.tur.br/doce-pascoa/


A abertura da já conhecida Doce Páscoa ocorre no sábado dia 25 de março, contando no mesmo dia com o cortejo do coelho. O secretário de turismo Rodrigo Ferri Parisotto comentou sobre a programação. “A Doce Páscoa mexe muito com os sentimentos da população, porque a alegria vai tomar conta da Via del Vino, com uma decoração colorida, interativa, aonde é possível as crianças estarem brincando com os seus pais e amiguinhos, tornando os dias no Centro ainda mais divertidos. Além disso, teremos uma ampla programação que vai contemplar 12 apresentações”.   A programação será sempre aos sábados e domingos, às 16h, com shows gratuitos para toda a família. Haverá muita música e teatro apresentado por grupos da Serra Gaúcha.

Colônia Japonesa no Liberdade 

O bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, é conhecido nacional e internacionalmente por ser um reduto oriental fora da Ásia. Além de ser considerada a maior comunidade japonesa fora do Japão, o lugar também abriga imigrantes oriundos da China, Coreia, Tailândia, Filipinas e outros destinos da região. O que resulta numa fusão de muitas culturas...e sabores!

A gastronomia é um dos grandes atrativos do bairro, com seus restaurantes autênticos, empórios e lojas que comercializam produtos típicos para o preparo dos pratos cada vez mais populares entre os brasileiros.

Além disso, todos os finais de semana, acontece a Feirinha da Liberdade, na praça de mesmo nome, que é um lugar imperdível para quem quer experimentar a culinária japonesa e outras iguarias asiáticas.

Ali, além de pratos já conhecidos, como o yakisoba, o gyoza e o tempurá, há outras delícias que podem ser experimentadas, tais como: takoyaki - bolinhos de polvo em forma de bola, okonomiyaki - uma espécie de panqueca com recheio variado, mochi - bolinhos de arroz com recheio de frutas ou pasta de feijão doce, karaage - frango frito em pedaços, e muito mais.

A feira também oferece uma grande variedade de frutas exóticas, chás e outros produtos alimentícios asiáticos, como noodles, doces – como o Bubble Waffle, bastante instagramável -, conservas e condimentos. É uma ótima oportunidade para experimentar sabores diferentes e conhecer a cultura culinária asiática.

Para conhecer e degustar com calma todas as iguarias da feirinha da Liberdade, a dica é se hospedar no Nikkey Palace Hotel. O hotel é tradicional no bairro, com mais de 30 anos de história e está localizado na rua Galvão Bueno, próximo da praça da Liberdade, mas ao mesmo tempo isolado da grande concentração de pessoas.


O empreendimento conta com 99 apartamentos distribuídos em 3 categorias (Standard, Bem-Estar e Suíte), todos equipados com ar-condicionado, TV a cabo e cofre – além de banheira em algumas unidades.

Completando a experiência gastronômica do visitante, possui também um restaurante aberto do café da manhã ao jantar, que oferece um completo buffet de gastronomia oriental – principalmente japonesa e chinesa – combinado a pratos brasileiros. O espaço, que também conta com decoração tipicamente oriental, inclusive as Ozashiki (salas de tatame japonesas) .Além do café Itigo Itie, com um ambiente agradável e charmoso que proporciona aos clientes a sensação de estar nos melhores ambientes dos cafés orientais.  informações:  nikkeyhotel.com.br

 Informações para a coluna enviar para

  @sergiomoreira63

sergio51moreira@bol.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.