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quarta-feira, 22 de março de 2023

Entrevista: Bruna Maier, CEO da empresa de receptivo UBM Travel & Study, fala sobre os atrativos do arquipélago de Malta





Bruna Maier é uma profissional do turismo apaixonada por Malta. Uma de suas missões é atrair um número cada vez maior de brasileiros para esse arquipélago ainda pouco conhecido, situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África, e que já está entrando para a lista dos destinos mais procurados do mundo

Por Luis Alexandre Louzada

Com sua verve empreendedora, a catarinense de Joinville Bruna Maier vive há mais de uma década em Malta, atuando como CEO de sua empresa, a UBM Travel & Study, especializada em receptivo. Além disso, a executiva promove atividades de intercâmbio para o público da Melhor Idade e de formação de mão-de-obra para o mercado.



Bruna é considerada uma das imigrantes que mais empreendeu em Malta nos últimos anos, principalmente no segmento de startups, consolidando diversas empresas na região. Seu próximo destino será a feira WTM Latin America 2023, que acontece entre 3 e 5 de abril em São Paulo, onde estará mantendo contato com operadores para prospectar novos negócios.

Nessa entrevista exclusiva para a Revista do Turismo, a executiva fala sobre sua trajetória profissional, suas atividades empresariais, os planos futuros, e destaca alguns motivos para que os operadores possam vender Malta e seus atrativos.



REVISTA DO TURISMO – Fale um pouco sobre sua trajetória no turismo, quando começou, suas atividades, e quando surgiu o interesse por Malta.

BRUNA MAIER – Eu cheguei em Malta pela primeira vez a trabalho, para ficar seis meses, e já estou aqui há mais de uma década. Adoro Malta, minhas filhas nasceram na ilha e fiquei apaixonada por sua riqueza histórica, pela localização, o clima favorável para os brasileiros e o custo-benefício que não é alto, dependendo do nicho do cliente.

Por volta de 2012 eu abri minha agência de intercâmbio a fim de trazer estudantes para Malta. Foi assim que começou meu trabalho com o turismo. Em 2016 fui trabalhar em uma empresa que era uma grande operadora em Malta, e a partir daí entrei oficialmente no ramo turístico.

RT – Quais são as atividades e o público de sua empresa? O que você procura oferecer como diferencial em matéria de serviços?

BRUNA – Depois de tantos anos na ilha, posso dizer que a UBM oferece todo o tipo de serviço relacionado à Malta, como hotel, traslados, transporte e parte aérea privativa. Trabalho com grupos, minigrupos e individual. Faço tour de cruzeiros, roteiros para viajantes independentes, casamentos, aluguel de apartamentos, etc. Enfim, recebo grupos para lazer e turismo e também grupos religiosos. Aliás, a UBM Travel & Study é a única empresa local que trabalha com turismo religioso.

RT – Quais são os seus planos ou projetos para o futuro no âmbito do turismo?

BRUNA – Malta entrou agora para o radar dos destinos mais procurados do mundo, apesar de muita gente não conhecer. É um destino que não se vende sozinho, portanto, é preciso interligá-lo com outros países como Sicília, Tunísia, Roma, Espanha, Portugal, entre outros. Com isso, minha meta é expandir esses destinos até 2024, já começando com Sicília no segundo semestre desse ano.

Meu intuito também é fazer com que a UBM seja uma escola de treinamento profissional. Nesse sentido, o objetivo é realizar o Circuito Europeu e alguns países do Norte da África, treinando profissionais que possam acompanhar esses grupos, auxiliando os guias e até mesmo guiando em certos lugares.

RT – O que mudou no receptivo de lá para cá? Como está o mercado hoje?

BRUNA – Hoje não temos os mesmos profissionais tão capacitados como em anos atrás. Muita gente mudou de lugar, de posição e de carreira. É tudo muito novo, mas o turismo brasileiro sempre se manteve forte. No meu caso, sinto como se estivesse iniciando do zero, pois fomos bastante afetados pela pandemia.

RT – O mercado para intercâmbio está aquecido atualmente? Poderia traçar um breve painel dessa atividade?

BRUNA – É um mercado superaquecido, um dos carros-chefes de Malta. Recentemente, tive uma reunião com o CEO do Ministério do Turismo do país, e percebi que o governo investe muito em marketing. É um esforço para atrair o povo latino, porquê tem um custo baixo em comparação à Irlanda, por exemplo. O clima é muito favorável, é um país centralizado, favorecendo viagens próximas, e tem um ritmo de vida baixo em relação a outros países da Europa.

Para 2024, o governo maltês está pronto para investir massivamente em marketing no turismo e no intercâmbio. A não necessidade de visto também facilita a vida de brasileiros e latino-americanos em geral. Malta também favorece a formação de mão-de-obra para o mercado, inclusive em relação a outros países europeus. É uma grande vantagem no currículo de qualquer pessoa. Isso sem falar no mix de culturalidade e nacionalidade do país, e com uma forte presença histórica.

RT – Cite outros motivos para que os operadores brasileiros trabalhem com o destino Malta.

BRUNA – É um destino diferente, pouco explorado; vantajoso em custo-benefício e com uma concepção histórica atrativa para viajantes rotineiros. Também é bom lembrar que os operadores já têm a lista das agências que vendem para esses clientes que vão para a Europa e que sempre estão agregando um país diferente para somar em história, enriquecendo sua cultura.

RT – Como os profissionais brasileiros podem entrar em contato com a UBM Travel & Study?

BRUNA – Basta acessar os sites www.ubm.today e https://linktr.ee/umabrasileiraemmalta; no Instagram, @umabrasileiraemmalta ou pelo telefone +356 77053283.

Fotos: Divulgação

Fonte: Equipe RT

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