Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 29 de março de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira




Azul aumenta voos de Congonhas


O dia 27 de março foi histórico e marcante para a empresa Azul marcando uma nova etapa em suas atividades aéreas com o aumento de voos partindo do Aeroporto de Congonhas. Os voos de Congonhas serão para Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro. O aeroporto de Congonhas agora ficou mais azul. 

A companhia aérea mais que dobra oferta de voos em um dos aeroportos mais movimentados do país com a mudança, a participação da empresa no terminal cresceu de 7% para 15%; agora, serão 84 movimentos por dia, um aumento de 104%.

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, alcança um novo momento histórico na sua trajetória no país e mais que dobra o número de operações no Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados de São Paulo. 

A empresa aérea mais pontual do mundo, segundo relatório da Cirium, passa a ofertar voos regulares da maior capital do Brasil para mais de seis destinos, sendo Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). 

As vendas já estavam disponíveis aos Clientes desde o dia 30 de novembro do ano passado, após a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que autorizou o aumento de slots (pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas, que antes era de 41 e passou para 84, um aumento de 104%.

O CEO da companhia, John Rodgerson e o presidente da Azul, Abhi Shah

Para John Rodgerson, CEO da companhia, a expansão da Azul vai colaborar ainda mais com a competitividade e a oferta de novos serviços. “Congonhas já foi considerado o 2º megahub mais pontual do mundo e é um dos aeroportos que mais movimentam voos de negócios do país, além de ser um terminal aéreo estratégico para a companhia. 

Com a ampliação, vamos conectar ainda mais a maior metrópole do Brasil com diversos destinos da nossa malha, inclusive os locais mais remotos, além de oferecer um serviço de bordo diferenciado aos nossos Clientes”, afirma. 

A grande novidade foi o anúncio da rota Congonhas-Brasília, inédita na malha da Azul. Também ganhou destaque o retorno das conexões diretas com Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além da ampliação de voos para Belo Horizonte e Recife, principais hubs regionais da companhia. Além disso, foi anunciado o aumento dos voos da ponte aérea Rio-São Paulo. 

Desses destinos, os Clientes poderão se conectar de norte a sul do país. TudoAzul: 15 milhões de Clientes O TudoAzul, programa de fidelidade da Azul, fechou 2022 com mais de 15 milhões de Clientes cadastrados. 

A marca foi atingida em dezembro e demonstra mais um bom resultado dos investimentos que a Azul tem feito para ir além do voo e oferecer mais do que boas experiências de viagem a cada Cliente. 

Com parceiros hoje dos mais diversos segmentos, no Brasil e exterior, fortes representantes de eletroeletrônicos, celulares, moda, artigos esportivos, presentes, decoração, postos de combustíveis, locadoras de automóveis e restaurantes, por exemplo, o TudoAzul oferece várias possibilidades de troca dos pontos acumulados, não apenas por passagens, upgrade de cabine e vantagens relacionadas ao voo, mas também outros serviços e produtos. 

Com o objetivo de celebrar o aumento de voos em Congonhas e atrair novos membros, o TudoAzul, programa de fidelidade da Azul, que já conta com mais de 15 milhões de Clientes, anunciou campanhas exclusivas. Para os Clientes que vão viajar por Congonhas com a Azul e ainda não possuem cadastro no TudoAzul, a empresa contemplará com 5.000 pontos os Clientes que se cadastrarem por um QR Code específico.

 

Tripulantes da Azul no lançamento dos voos no aeroporto de Congonhas

Para aqueles que já são Clientes do TudoAzul e terão o Aeroporto de Congonhas como origem ou destino em qualquer viagem de 27 de março e 30 de junho, a pontuação de seus voos será dobrada. 

Uma ação de “status match” é outra campanha que promete atrair ainda mais Clientes para o TudoAzul. Clientes de outros programas de fidelidade, incluindo o de outras empresas aéreas, poderão se cadastrar no TudoAzul e manter a sua categoria adquirida. 

Frota mais eficiente e moderna para ampliar sua presença com a potência que o mercado exige, a Azul escalou os aviões mais modernos, em meio a uma frota de 162 aeronaves. Entre elas, o Airbus A320neo e o Embraer 195 E2, que vão atuar nas principais rotas. 

São aeronaves inovadoras e que possuem um menor consumo de combustível, sendo mais eficientes e emitindo menos CO2 na atmosfera, além de serem mais silenciosas. Elas também oferecerem o melhor entretenimento a bordo que existe no mercado. 

A Azul é a única companhia aérea brasileira operando aeronaves com certificado de ruído estágio 5 da International Civil Aviation Organization (ICAO), um dos mais restritivos em relação ao limite de ruído que pode ser emitido pelo modal. Isso significa que as aeronaves de nova geração garantem um nível de ruído menor durante todas as etapas de voo, colaborando com o conforto acústico de Clientes e Tripulantes e dos moradores do entorno dos aeroportos. 

Companhia Aérea mais pontual do mundo A Azul foi reconhecida pela Cirium, empresa líder em análise de dados de aviação, como a empresa aérea mais pontual do mundo em 2022, sendo a primeira companhia brasileira a conquista a honraria. 

O relatório “The Airline OnTime Performance Report”, principal referência de dados no setor aéreo mundial, apontou que a Azul alcançou um índice de pontualidade de 88,93%. O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor e monitora voos de empresas dos cinco continentes. 

A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas. Um voo é considerado pontual quando a aeronave chega ao portão de desembarque com menos de 15 minutos do horário estimado.

A Azul S.A é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais.

 Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite https://ri.voeazul.com.br . ou consulte seu agente de viagens para pacotes nos programas de viagens da Azul.

 4ª edição do Encontro de Gestores de Cultura e Turismo

Palácio das Artes

Com o objetivo de compartilhar projetos e experiências de trabalho, o Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, agora em sua quarta edição, acontecerá entre os dias 28 e 30 de março no Palácio das Artes. 

São aguardados 2.260 inscritos, que participarão de uma programação diversa, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas. O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT) juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR).

A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é um dos principais escopos dessa inciativa que buscam também viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais. Para o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o 4º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais contribui para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.

 “A realização dos encontros com gestores marca um momento único no planejamento das ações da SECULT. É quando nos reunimos para apresentar e avaliar os projetos mais recentes, além de ser uma oportunidade também para anunciarmos novidades. O evento celebra a criatividade na gestão pública e aproxima os gestores dos municípios e do Estado, o que é fundamental para compreendermos melhor as diferentes realidades. Essas trocas são necessárias para criarmos propostas mais qualificadas para a cultura e o turismo”, avalia Leônidas Oliveira. 


Os encontros são, assim, uma oportunidade para estabelecer uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores. 

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe uma série de atividades baseadas nas diretrizes da SECULT para as políticas públicas turísticas e culturais. Uma programação diversificada e gratuita é planejada para informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.

 No dia 28, está prevista a abertura com uma palestra magna com o secretário Leônidas Oliveira e o Diretor da Economia da Criatividade, José Junior. Na sequência, Oliveira reúne-se com a secretária-adjunta Milena Pedrosa, o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula, e o subsecretária de Cultura, Igor Arci, para uma conversa com a SECULT.

 Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação fará a entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de 100 municípios que participaram do programa em 2022. A chancela reconhece os munícipios que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.

 No dia 29, estão previstas capacitações sobre captação de recurso e fomento, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Em seguida, os especialistas do Instituto Plenum Brasil vão discorrer sobre o impacto da Nova Lei de Licitação e Contratos - Lei Nº 14.133/21 - nos setores de Cultura e Turismo dos municípios mineiros.

 Paralelamente, na Sala Juvenal Dias, no dia 29, acontecerão os painéis de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, com Samira Lamaita e Luís Carneiro (SECULT) e Cozinha Mineira como Produto Turístico, com Petterson Tonini (SECULT). 

Acontecerá também o Painel interinstitucional: Carnaval da Liberdade - Orientação de como os municípios podem usar esta experiência de articulação nos grandes eventos do calendário, com Sérgio de Paula e José Júnior (SECULT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Rede de Gestores.

 Outra atividade importante será a troca de experiências por meio dos casos de sucesso: Rota de Ciclo Turismo, com José Augusto Sena (IGR Serras Verdes) e Região Pontal do Triângulo, Marinez Queiroz (Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas); Céu de montanhas com Flávia Soares (Vale) e a Cozinha Contemporânea em Tiradentes, com Felipe Rameh (Tragaluz Restaurante Casa).

 Integra ainda a programação do dia 29 a capacitação Elaboração de projeto: transformando ideias em ações com a Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva.

No dia 30, haverá o lançamento da Plataforma Integrada da Cultura – PIC e a palestra sobre Política municipal para promoção da criatividade, com o Diretor da Economia da Criatividade, José Júnior, e o Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim (SECULT), no Grande Teatro.  

A programação desse dia dá continuidade às mesas com o painel Planejamento Municipal e Regional, apresentado por Sérgio de Paula e Gabriela Ribeiro (SECULT), Casos: Estruturação e Posicionamento do destino Coqueiral com Franciana de Assis, e Planejamento Estratégico do Circuito das Águas com Flávia Ribeiro.

 Na Sala Juvenal Dias será apresentado o Painel: Promoção e Marketing de Destinos, com Natália Dornellas (SECULT), Casos: Visite Beira Rio, com Silvia Cristiane (São Gonçalo do Abaeté) e Place Branding, com Fernanda Cunha (IGR Grutas e Mar de Minas).

Na quinta-feira, 30 de março, os participantes do 4º Encontro poderão visitar os espaços que integram a SECULT e fazem parte do Circuito Liberdade, mediante inscrição prévia. São eles Museu Mineiro/Reserva Técnica, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, visita às áreas de guarda - Coleções Especiais.  

Inscrições:  https://www.sympla.com.br/evento/4-encontro-de-gestores-municipais-de-cultura-e-turismo-e-circuitos-turisticos-de-minas-gerais/1921313

O mês de abril já está batendo na porta e com ele dois feriados prolongados, 7 de abril (Sexta-feira Santa) e 21 de abril (Tiradentes) para a alegria de boa parte dos brasileiros que pretende descansar e curtir uns dias de lazer com a família ou grupo de amigos. O Ouro Minas Belo Horizonte Dolce By Wyndham, contará com pacotes com descontos progressivos nos feriados de abril. 

"Nossos hóspedes terão 50% de desconto na segunda diária, podendo relaxar, descansar e se divertir por mais tempo, desfrutando de todas as regalias e conforto de resort urbano que o Ouro Minas oferece", destaca a Gerente de Vendas e Marketing do hotel, Monaline Alvarenga. Ela acrescenta que na mesma data em 2022 a ocupação ficou acima de 70% e a expectativa para esse ano é de superar 80%.

Hotel Ouro Minas

O mês de abril já está batendo na porta e com ele dois feriados prolongados, 7 de abril (Sexta-feira Santa) e 21 de abril (Tiradentes) para a alegria de boa parte dos brasileiros que pretende descansar e curtir uns dias de lazer com a família ou grupo de amigos. 

Para os belohorizontinos que não querem enfrentar estradas cheias ou horas no aeroporto, uma boa pedida é se hospedar em um hotel na capital e usufruir da infraestrutura de lazer e serviços que o local oferece. Muitos hotéis oferecem pacotes com preços especiais e várias regalias nos feriados. 

O Ouro Minas Belo Horizonte Dolce By Wyndham, por exemplo, contará com pacotes com descontos progressivos nos feriados de abril. “Nossos hóspedes terão 50% de desconto na segunda diária, podendo relaxar, descansar e se divertir por mais tempo, desfrutando de todas as regalias e conforto de resort urbano que o Ouro Minas oferece”, destaca a Gerente de Vendas e Marketing do hotel, Monaline Alvarenga. Ela acrescenta que na mesma data em 2022 a ocupação ficou acima de 70% e a expectativa para esse ano é de superar 80%.

Piscina aquecida

Monaline destaca ainda que o hóspede poderá optar por duas, três ou quatro diárias em apartamento standard com café manhã e estacionamento incluso. Os pacotes custam a partir de R$ 720,00 para dois dias, R$ 1.020,00 para três dias e R$1280,00 para quatro dias (criança de até 5 anos de idade é cortesia). 

Estão inclusos um delicioso e completíssimo café da manhã, copa família com suporte de cozinha para auto preparo de refeições, game room com videogames, kids club, sauna úmida e seca, piscina aquecida, jacuzzi e novas opções de massagens como massagem com bambu e pedras quentes. “Para as refeições, almoço e jantar, o hotel conta com Restaurante Internacional Quinto do Ouro, com diversas opções no menu para todos os gostos e idades”, finaliza.

Lobby do Ouro Minas


Para os próximos meses o hotel também terá descontos para os hóspedes. O Ouro Minas é parceiro do projeto #VEMPRABH que lançou uma campanha no site Turismo de Minas e redes sociais em parceria com nove hotéis da rede hoteleira de BH.  As pessoas que realizarem reservas pelo site mbhhotelaria.com.br com o código promocional VEMPRABH até o dia 10 de abril de 2023, ganharão 20% de desconto na diária. As diárias poderão ser usadas até 30 de junho de 2023.

Sobre o Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham: Inaugurado em 15 de outubro de 1996, o Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham está próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e recebe famílias, empresários, times esportivos, políticos e personalidades. São 25 andares, divididos em 301 apartamentos (133 standard e 168 luxo) e 45 suítes, sendo três presidenciais (Real com 300m², Master com 160m² e, Sênior com 140m²). Conta ainda com área de lazer com piscina climatizada, jacuzzi, saunas seca e úmida, game room, kids Club, copa família, academia e Solarium. Além do premiado Restaurante Quinto do Ouro, interligado ao aconchegante Lobby Piano Bar e o Coffee Shop, local onde é servido o delicioso café da manhã Ouro Minas.

O Centro de Eventos é composto por 20 espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais diferentes perfis. O hotel está localizado na Avenida Cristiano Machado, 4001, reservas pelo Tel (31) 3429 4000, www.ourominas.com.br.

Sobre Dolce Hotels & Resorts by Wyndham:Ambientes inspiradores promovem grandes ideias. Essa é a filosofia por trás da Dolce Hotels & Resorts by Wyndham®. Uma coleção com curadoria de destinos únicos, a Dolce redefiniu reuniões modernas usando espaços criativos, tecnologia de ponta, programas nutritivos de alimentos e bebidas e atividades inspiradas. 

De Napa Valley a Provence, a localizações de tirarem o fôlego, e a Dolce oferece o pano de fundo para experiências de viagens incríveis, seja em uma reunião ou relaxando em seus premiados campos de golfe, spas rejuvenescedores e vinícolas mundialmente famosas nas proximidades. 

Além de agilizar o processo de planejamento com seu Complete Meetings Package (CMP), a Dolce oferece aos planejadores que são membros do Wyndham Rewards a oportunidade de aproveitar o Go meetSM. 

Os planejadores casuais e profissionais, podem ganhar um ponto para cada dólar gasto em receita qualificada, sem gasto mínimo e sem limite máximo de pontos. Se você estiver interessado em desenvolver um hotel Dolce by Wyndham, visite development.wyndhamhotels.com.

Sobre a Wyndham Hotels & Resorts:A Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquia de hotéis do mundo em número de propriedades, com aproximadamente 9.100 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Por meio de sua rede de mais de 836.000 quartos que atraem o viajante diário, a Wyndham tem presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidades. 

A empresa opera um portfólio de 23 marcas de hotéis, incluindo Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é fornecedora líder de serviços de gestão de hotéis. 

O premiado programa de fidelidade Wyndham Rewards da empresa oferece a 97 milhões de membros inscritos a oportunidade de resgatar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo. Para mais informações, visite www.wyndhamhotels.com

 1º Congresso Febtur

Pelourinho uma das atrações de Salvador

Logo que as primeiras notícias sobre a realização do 1º Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo começaram a circular na imprensa, o trade baiano e de outros estados emitiram suas opiniões sobre a importância do evento, que será realizado na Casa do Comércio, em Salvador, nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2023.

A presença de uma centena de jornalistas e comunicadores de turismo de diversos estados do Brasil e de outros países é vista pelo segmento como oportunidade de trocas de experiências, debates sobre inovações e tecnologia, bem como a produção e distribuição de matérias sobre o destino Salvador nos veículos de comunicação dos profissionais participantes, o que enriquece o evento.

Segundo Glicério Lemos, presidente do Salvador Destination e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, eventos como este, que levam jornalistas para a Capital baiana sempre tiveram seu apoio, desde o período em que ocupou a presidência da ABIH/Bahia. “Apoio e acho importantíssimo para o trade baiano a realização desse Congresso, que merece o apoio de todos”.

Salvador já viveu a experiência de receber, em 2018 e 2019, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, que reuniram, em cada edição, mais de 120 jornalistas de 16 estados brasileiros e do Uruguai, para falar sobre a comunicação do Turismo no Brasil. Na ocasião, mais de 300 matérias sobre Salvador foram produzidas pelos profissionais presentes e distribuídas por diversos estados.

No entendimento de Luciano Lopes, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA), um Congresso dessa natureza alcança objetivos que vão além da notícia. “O Congresso de Jornalistas de Turismo certamente será benéfico, tanto para o jornalismo de turismo quanto para a Bahia. Eventos como esse permitem que jornalistas de turismo compartilhem ideias, aprendam com seus colegas e se atualizem sobre as tendências mais recentes do setor, considerando que terão oportunidade de ouvir e dialogar com o trade do turismo. Além disso, o Congresso pode promover a Bahia como destino turístico, aumentando a visibilidade do Estado e gerando receita para nossa economia”, ressalta.

A chave para o sucesso do evento é o mix de um rico conteúdo, bons palestrantes, debatedores, combinado com uma programação de visitas técnicas atraentes, para apresentar aos visitantes atratividades que possam despertar desejo de produzir matérias interessantes. Para Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, um evento dessa natureza tem que ser inclusivo.“Tem que colocar dentro do Congresso todos estes vieses da cultura e do turismo que Salvador produz e oferece ao turista.”

Estes cuidados estão sendo tomados pela Febtur Nacional, realizadora, e pela Febtur Bahia, organizadora do Congresso. “Ouvir e discutir como está sendo feito o jornalismo para o segmento do turismo no Brasil, ter um olhar crítico para o aprimoramento dessa função e a qualificação dos meios de comunicação utilizados para este fim e filiados à Febtur. Isso representa um selo de qualidade Febtur”, reflete Gorgônio Loureiro, presidente nacional da entidade, sobre os resultados esperados do Congresso.

O 1º Congresso da Febtur tem o objetivo de abranger diversos temas ligados aos formatos da comunicação do turismo. Ou seja, uma comunicação plural que dialogue com assuntos intrínsecos ao dia a dia do trade e da atividade turística. “O encontro de jornalistas de turismo na Bahia é de fundamental importância no conhecimento de nossos atrativos e qualificações, para que este importante segmento disseminador dos nossos destinos o faça com muito mais propriedade e entusiasmo”, opinou Roberto Duran, presidente do Conselho Baiano de Turismo, que congrega 19 entidades do setor.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), define o evento,“uma oportunidade única de reunir profissionais com uma peculiaridade rara de desenvolver matérias e reportagens que passem ao leitor e ouvintes a mágica do turismo. Sendo este encontro na Bahia, a inspiração será ainda maior”.

O I Congresso da Febtur tem o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur/BA), da Prefeitura de Salvador, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), Salvador Destination e ABIH/BA. Confira mais sobre o 1º Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo nas redes sociais: @febturbr @febtur_ba

 Informações para a coluna enviar

 @sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.