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domingo, 19 de março de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira 



Minas Santa


O Plano Estadual visa promover, capacitar e estruturar o turismo da fé em Minas Gerais; o Minas Santa divulgará a programação da Semana Santa. Ao longo do ano, diversas cidades mineiras recebem visitantes interessados nas igrejas, santuários, caminhos e rotas, dentre outros espaços consagrados pelos ritos da fé. As expressões culturais, como os tapetes devocionais de Ouro Preto, o toque dos sinos de São João del Rei, a arquitetura local, as obras de arte, além da própria busca pelo autoconhecimento, são atrativos que permeiam as atividades turísticas ligadas à fé.   

Com o objetivo de estruturar, capacitar e promover o turismo da fé no estado, o Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), apresentou, nesta terça-feira (14), no Museu Mineiro, o Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística e o projeto turístico Minas Santa para divulgar as programações da Semana Santa.  

As estratégias são realizadas em parceria com o Sebrae, a Fecomércio e a CDL, e com apoio da Associação Mineira de Municípios, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  

As iniciativas visam posicionar Minas entre os principais destinos de fé do país por meio da divulgação e promoção de experiências desse segmento nas redes sociais e no Portal Minas Gerais, bem como com ações em feiras de expressividade nacional e Internacional. O objetivo é apresentar um portfólio consistente com a oferta disponível em Minas Gerais, estimulando o incremento no fluxo turístico e na geração de emprego e renda para os municípios mineiros, em harmonia com a proteção e valorização dos bens culturais da fé. O portfólio com os principais destinos turísticos em Minas Gerais para Semana Santa de 2023 será divulgado no dia 1º de abril. 

Secult com apoio de várias entidades realiza a Minas Santa

Diversas entidades aderiram à iniciativa. Um dos exemplos é a Fecomércio, que participará em especial nas ações de promoção dos pratos tradicionais da cozinha mineira relacionados à fé. Já o Sebrae fará a estruturação das rotas, a execução de capacitação e os treinamentos, além de realizar ações de promoção dos destinos turísticos junto a influenciadores, mídia e trade turístico. A CDL, por sua vez, atuará na realização de oficinas de tapetes devocionais em Belo Horizonte.  

Toda a estrutura da Secult está mobilizada em prol da realização do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa. Cada área contribuirá com seu conhecimento buscando otimizar os recursos disponíveis e com atuação em todo o processo. Desde a realização de ações de estímulo à proteção dos bens culturais, através do processo de catalogação e registro dos bens tombados, festejos, modos de fazer e saberes à criação de uma programação especial inspirada na religiosidade e na fé, a fim de descentralizar o acesso dos mineiros ao turismo da fé.  

“Cerca de 80% do turismo que se faz em Minas é turismo cultural e a fé também é cultura. Então, todo esse legado das tradições sejam elas materiais ou imateriais são atrativos importantíssimos para consolidarmos Minas Gerais também como destino turístico da fé, o que vai além da Semana Santa. Esta terá a partir de agora um projeto específico que é o Minas Santa, voltado para a divulgação da programação da Semana Santa de Minas Gerais, que abarca diversa expressões, como o canto, o teatro, em verdadeiros espetáculos da fé”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.  

De acordo com o secretário, o Natal da Mineiridade a partir de agora também se insere no Plano Estadual de bens Culturais da Fé. “Nós não podemos esquecer que o Natal é um bem de fé, como diversas outras comemorações que acontecem ao longo do ano e passarão a fazer parte da política estadual do turismo da fé”, completou.  

Em sua apresentação, Subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, detalhou como o cadastro da programação de Semana Santa dos municípios contará com apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A ideia é mobilizar as prefeituras para que encaminhem informações sobre os eventos relacionados a essa época do ano. 


“Hoje temos 63 municípios com programação de Semana Santa cadastrados nas plataformas da Secult. E temos uma meta de que até 2024 alcancemos 200 cidades que possam ter eventos estruturados. Nós sabemos que todos os municípios comemoram a Semana Santa, mas nem todos têm atrações que possam funcionar como atrativos turísticos”, comentou o Subsecretário.  

Uma das primeiras ações será a divulgação da programação da Semana Santa, que é um dos pontos altos do turismo da fé no estado. Deste momento em diante, será estimulada a promoção contínua dos destinos em 2023 e nos anos seguintes.  

Haverá a criação de um portfólio com a programação da Semana Santa, a partir do conteúdo compartilhado pelos municípios participantes, incluindo suas celebrações e experiências de fé. Esse material poderá ser acessado no site minasgerais.com.br.   Oficinas em Ouro Preto e em Belo Horizonte, mostras, cursos no Palácio das Artes e nos equipamentos que integram o Circuito Liberdade ampliarão o projeto turístico voltado para esse período.  

Está prevista para o dia 1º de abril a Oficina educativa de Tapetes Devocionais, promovida pela Fundação Clóvis Salgado, gratuita e com inscrição via Sympla. O encontro começará às 9h, na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade. Voluntários da Igreja da Boa Viagem, coordenados pela equipe Casa Câmara, construirão um tapete de 240 metros de comprimento. Haverá arrecadação de alimentos para a campanha da fraternidade. 

A oficina também terá transmissão online, garantindo que um maior número de pessoas tenha conheça um pouco mais sobre a história, tenha acesso à informação sobre os principais materiais usados e aprenda o passo a passo necessário para a confecção dos tapetes devocionais, que marcam um momento de muita criatividade e comunhão durante a Semana Santa.  

No dia 2 de abril, Domingo de Ramos, será realizada, às 8h, uma missa e benção dos ramos na Igreja da Boa Viagem. Às 8h30 ocorrerá a Procissão de Ramos, com saída da Boa Viagem, acompanhada pela Banda de Música da Polícia Militar de MG. O itinerário seguirá pela Rua Aimorés, entrando no trecho em contramão da Avenida João Pinheiro até a Praça da Liberdade. Às 9h30, na Alameda Travessia, será realizada a Missa Campal, em frente ao Palácio da Liberdade. 

Empresa Mineira de Comunicação - A divulgação dos destinos também será realizada por meio de programas veiculados na Rádio Inconfidência e na Rede Minas. As diversas formas da fé e os eventos da Semana Santa serão abordados em cobertura especial, tanto presencial quanto a partir dos conteúdos enviados pelos municípios.   Uma mostra com filmes, longas e curtas-metragens, e programas especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, que tratam dessa temática, estará disponível com acesso gratuito na plataforma de streaming EMCPlay.   

Fundação Clóvis Salgado - A exposição “Hélio Petrus, contínuo barroco” será apresentada na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, a partir do dia 22 de março. A mostra celebrará os 80 anos do artista mineiro Hélio Petrus. Nascido em Mariana, Petrus é um dos principais expoentes da Arte Sacra no Brasil, se destacando no movimento neobarroco nacional. Serão apresentados esculturas, talhas e querubins, ressaltando diversas técnicas pelas quais o artista é reconhecido e que representam o trabalho dos santeiros de Minas Gerais.  

A “Mostra Épicos da Fé” começará no dia 7 de abril, no Cine Humberto Mauro. Ela reunirá clássicos do cinema mundial que interpretam a paixão de cristo em diversos estilos e obras icônicas do cinema mineiro que abordam diversas festividades locais de dimensão social, cultural, artístico-religiosa. Haverá também exibição online na plataforma CineHumbertoMauroMais.com.  

O Curso de Extensão Fé Cênica: a construção de personagens épicos será outra iniciativa da FCS. O encontro será promovido virtualmente através do Cefart Virtual - programa de formação à distância, no dia 24 de março, a partir das 10h, com carga horária total de duas horas. O objetivo será oferecer a oportunidade de qualificação de artistas amadores que realizam as tradicionais encenações ligadas a festividades mineiras de caráter artístico, cultural e religioso.   

O ator profissional, professor de teatro e diretor de programação da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário, vai apresentar processos de criação, construção, concentração e realização cênica para o público interessado em profissionalizar a performance. A atividade envolverá dinâmicas e técnicas voltadas para iniciantes. Serão oferecidas 30 vagas e a proposta é que o grupo possa participar de uma ação continuada de formação ao longo do ano de 2023.    Inscrições: serão feitas pelo site fcs.mg.gov.br.  

Exposição coletiva - A Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE) prepara uma exposição coletiva centrada no tema: religiosidade em Minas Gerais. A mostra será inaugurada no dia 4/4, no Museu Mineiro. A Biblioteca Pública Estadual, os Museus geridos pelo Estado e o Arquivo Público Mineiro serão responsáveis pela exposição. 

Biblioteca Pública Estadual -Com a reabertura do setor de Empréstimos Domiciliares, a Biblioteca Pública Estadual, celebra o Minas Santa com o “Mês do Perdão”, onde os leitores que pegaram livros emprestados antes da pandemia poderão devolver os livros sem multa até o dia 28 de abril de 2023. 

Iepha/MG -O Iepha criará o cadastro de calendário das celebrações e ritos da Quaresma e Semana Santa para coletar informações e mapeamento que irão gerar um guia eletrônico de promoção do turismo e valorização da fé em Minas Gerais. Uma dessas manifestações são as Charolas de Minas, um tipo de folia que sai apenas durante a quaresma. Com isso, os municípios do Estado que aderirem aos cadastros do Iepha relacionados ao calendário de festividades receberão pontuação diferenciada no Programa ICMS Patrimônio Cultural. Outra ação do Instituto será a promoção do rito do Banho de Cachaça em Nosso Senhor dos Passos que ocorre com a presença de religiosos e devotos no distrito de Morro Vermelho, em Caeté. 

Fundação de Arte de Ouro Preto   -A FAOP realizará o acompanhamento da capacitação dos multiplicadores no fazer tradicional dos tapetes de serragem para até 80 multiplicadores de 8 macrorregiões de Minas Gerais. Os multiplicadores receberão ajuda de custo para receber a capacitação e serão responsáveis por replicar o aprendizado em seus municípios.   

Também apoiará a realização do Seminário de Bens Culturais da Igreja, promovido pelo Instituto Territórios Criativos, de Mariana, com previsão para acontecer em agosto, mês dedicado ao Patrimônio. 

Turismo da Fé -No âmbito do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, o Iepha/MG realizará a abertura do processo para identificação e registro das Romarias para estudos de tombamento dos lugares em que elas ocorrem, com a identificação de festejos relacionados a santos de devoção.  

Assim como está em andamento pelo Iepha a ampliação do Guia de Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas que em 2023 atinge a sua 8ª edição. O guia é uma ação de preservação das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrim Centro de Referência do Queijo Artesanal Patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais. O Iepha está realizando estudos de revalidação da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, registrado como patrimônio cultural imaterial pelo Estado em 2013, conforme determina o decreto n. 42505 que prevê a revalidação a cada 10 anos.  O Instituto pretende fazer a entrega às paróquias e prefeituras do Inventário dos acervos das Igrejas pertencentes aos Núcleos Históricos e Tombados de Santa Bárbara, Brumal e Barão de Cocais. 

Centro de Referência do Queijo Artesanal

Em torno de 83 mil toneladas de queijo são feitas anualmente, em Minas, e mais de 30 mil famílias têm nele sua principal fonte de renda e ocupação. Para fomentar ainda mais esse mercado e valorizar a cozinha mineira, seus saberes e sabores, Minas Gerais ganha um novo espaço cultural: o Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Com direção executiva de Sarah Rocha, a iniciativa vai reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática. “Como o próprio nome diz, o Centro de Referência do Queijo Artesanal vem ser uma referência em reflexão e incentivo à Gastronomia de Minas Gerais. Estamos montando um espaço de experiência para que o visitante possa aprender e vivenciar a cultura queijeira, e, assim, conectar produtores e consumidores”, aponta a diretora.

O projeto é assinado pelo arquiteto José Lourenço e ocupa uma área de quase 750m² no novo shopping. Revestido com vergalhões de ferro, o CRQA vai trazer uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados. A proposta é convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar visitantes de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira. Um dos carros-chefes será a exposição permanente sobre o queijo. A mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas. O início das atividades está marcado para 27 de março, em uma primeira fase exclusiva para visitas escolares. Já a abertura ao público geral está prevista para 10 de abril.

Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil. O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. “A geração e difusão de conhecimento é um pressuposto importante para o Centro. Queremos formar consumidores mais informados, fomentar discussões, preparar profissionais e suscitar assuntos importantes para o desenvolvimento de todo o mercado”, explica a diretora Sarah Rocha.


Espaço inovador para o comércio do queijo artesanal

Para embasar e nortear todas as ações e atividades, o Centro de Referência do Queijo Artesanal reuniu um comitê científico e cultural multidisciplinar, com profissionais referência em suas áreas. Participam a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário jurado em concursos de queijos Elmer Almeida. “Nosso comitê é a garantia de sinergia com as últimas tendências e correntes da gastronomia. É importante estar conectado com o mundo, aprender com mercados mais desenvolvidos e alçar o queijo artesanal mineiro a patamares inéditos de reconhecimento, qualidade e inovação”, completa.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e conta com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Instituto Unimed, Claro, Cemig, Ventana Serra e EPO; apoio da Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Grupo Sada e SDS Siderúrgica, além do Apoio Institucional do Sebrae. Espaço 356, na Rua Adriano Chaves e Matos, nº 100, no bairro Olhos d’Água, às margens da BR 356, na saída para o Rio de Janeiro.

Projeto Inconfidências Mineiras  

O projeto Inconfidências Mineiras terá sua segunda edição marcada para o dia 24 de março às 20 horas, em Tiradentes. É um encontro intimista para degustação de um cardápio cheio de releituras contemporâneas da clássica cozinha mineira. 


Para este próximo encontro o cardápio já está definido. Será servido o Aranccine recheado de queijo canastra com geleia caseira de pimenta, sorvete de porco com crocante de bacon e chips de banana verde, Salada de quintal com croutons de lambari, limão rosa e azeite mineiro, nhoque de angu com ragu de rabada e ora-pró-nobis, doce de leite frito, banana exótica, sorvete de manjericão e farofa de amendoim, café coado com biscoitinho de São Thiago. Incrível né? Tudo feito a três mãos, priorizando ingredientes locais, tudo feito com todo cuidado pelos chefs. O primeiro lote está a venda pelo valor de R$160, com bebidas a parte.

O projeto Inconfidências Gastronômicas nasceu da vontade dos amigos chefs, Fernanda, Paulo e Higor, poder apresentar releituras contemporâneas da clássica cozinha mineira. Tendo os três forte relação com o interior de Minas Gerais, eles vão, em cada encontro, compartilhar conhecimentos, contar histórias, valorizar os produtos mineiros e mexer com a memória afetiva por meio da gastronomia, proporcionando experiências inesquecíveis aos participantes.

 Uma cozinha autoral, privilegiando produtos mineiros e de produtores locais, utilizando conhecimentos repassados de geração para geração na cozinha e no quintal dos avós e aprimorados durante a formação acadêmica. Estão previstos jantares, festins, almoços, cozinhas show, oficinas, picnics e vivências, descomplicados, leves e gostosos, como é o convívio dos três amigos.

 informações:  https://www.instagram.com/inconfidenciasgastronomicas Cadastur para viagens mais seguras

Nada melhor do que viajar e ter a garantia de que aquele meio de hospedagem ou o guia de turismo contratado, por exemplo, atua de forma regular no país, não é mesmo? Por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur),Canne o cidadão tem a opção de verificar esta e outras informações de forma simples e clara. Atualmente, a plataforma possui mais de 149,5 mil estabelecimentos e trabalhadores do setor com informações que podem ser úteis ao turista dentro do país.

O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Além destes, o turista pode consultar informações de: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

Na plataforma, ainda é possível consultar as redes sociais de um prestador para evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn. Para isso, o cidadão deve acessar o site cadastur.turismo.gov.br e clicar em “Sou Turista”. Na sequência abrirá uma tela de pesquisa, que pode ser realizada por unidade da federação, por nome do prestador e CNPJ. Por fim, é só clicar na lupa do respectivo cadastro. Esta consulta específica está, está disponível para os Meios de Hospedagens e Agências de Turismo.

Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES – Além do Cadastur, o consumidor turista tem na plataforma consumidor.gov a opção de estabelecer uma interlocução direta com as empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. A plataforma representa um importante ganho para as relações entre consumidor e empresa uma vez que permite a comunicação direta para a solução de problemas. É uma alternativa simples para o consumidor resolver, por meio da internet, problemas diretamente com as empresas lá cadastradas.

Um dos programas exclusivos é o Fungetur. A iniciativa possui como principais diferenciais as taxas, que são pré-definidas e menores que as comumente praticadas no mercado, e a possibilidade de ser utilizada para capital de giro, aquisição de bens (máquinas e equipamentos) e realização de obras (implantação, modernização, ampliação ou reforma). Após emissão do certificado do Cadastur, o empresário pode se dirigir a um agente financeiro credenciado para solicitar o financiamento.


A coluna é em homenagem ao meu amigo de longa data no jornalismo, na vida, que foi foi para ao andar celestial no dia 13 de março, o GRANDE Jornalista José Carlos Araújo, cearense arretado, pessoa do coração maior do mundo, nos deixou para encontrar sua esposa no céu,.
José Carlos Araújo foi ou sempre será aquele amigo de uns 30 anos ou mais, que mesmo morando em sua bela Fortaleza, Ceará, sempre viajamos por este Brasil e exterior como jornalista e amigão.

 Informações para a coluna enviar para

 @sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 

 

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