A Ford comemorou a produção de 2 milhões de veículos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. O veículo número 2 milhões a sair da linha de montagem foi um Fiesta RoCam Hatch 1.0 Pulse, completo, na cor vermelho Arpoador. Além do modelo Hatch, campeão de vendas da marca, a fábrica produz também o EcoSport e o Fiesta RoCam Sedan, destinados ao mercado brasileiro e à exportação.
Localizada a 50 km de Salvador, a fábrica de Camaçari foi inaugurada em outubro de 2001, emprega 8 mil trabalhadores diretamente e outras 80 mil pessoas indiretamente e pode produzir 250 mil carros por ano dos modelos Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e Ecosport .
O Complexo Industrial Ford Nordeste inaugurou um novo pólo automotivo e de desenvolvimento no Nordeste do Brasil. e gerou uma grande transformação social na região, além de introduzir conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental.
Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes da fábrica - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.
A unidade conta com um modelo de produção inovador, chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.
O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.
O processo de estamparia é totalmente automatizado, maximizando a segurança e reduzindo a praticamente zero os riscos de acidentes de trabalho.
No setor de montagem da carroceria, sistemas automáticos também controlam mais da metade das operações, incluindo a armação, solda e conferência de geometrias.
A pintura, devido à complexidade e sofisticação de seus equipamentos, é uma instalação modelo em termos mundiais. Ela foi a primeira, entre todas as fábricas da Ford no mundo, a empregar o sistema Eco-M, com turbinas de alta rotação e quatro robôs que executam a pintura automática da parte externa das carrocerias, com distribuição homogênea e sem desperdício de tinta, que é produzida à base de água, reduzindo as emissões evaporativas.
A unidade conta com um modelo de produção inovador, chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.
O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.
O processo de estamparia é totalmente automatizado, maximizando a segurança e reduzindo a praticamente zero os riscos de acidentes de trabalho.
No setor de montagem da carroceria, sistemas automáticos também controlam mais da metade das operações, incluindo a armação, solda e conferência de geometrias.
A pintura, devido à complexidade e sofisticação de seus equipamentos, é uma instalação modelo em termos mundiais. Ela foi a primeira, entre todas as fábricas da Ford no mundo, a empregar o sistema Eco-M, com turbinas de alta rotação e quatro robôs que executam a pintura automática da parte externa das carrocerias, com distribuição homogênea e sem desperdício de tinta, que é produzida à base de água, reduzindo as emissões evaporativas.
O novo Ford Ecosport produzido em Camaçari |
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