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quinta-feira, 10 de maio de 2012

FÁBRICA DA FORD EM CAMAÇARI, NA BAHIA, COMEMORA A PRODUÇÃO DE 2 MILHÕES DE CARROS, EM MENOS DE 11 ANOS DE FUNCIONAMENTO



A Ford comemorou a produção de 2 milhões de veículos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. O veículo número 2 milhões a sair da linha de montagem foi um Fiesta RoCam Hatch 1.0 Pulse, completo, na cor vermelho Arpoador. Além do modelo Hatch, campeão de vendas da marca, a fábrica produz também o EcoSport e o Fiesta RoCam Sedan, destinados ao mercado brasileiro e à exportação.

Localizada a 50 km de Salvador, a fábrica de Camaçari foi inaugurada em outubro de 2001, emprega 8 mil trabalhadores diretamente e outras 80 mil pessoas indiretamente e pode produzir 250 mil carros por ano dos modelos Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e Ecosport .



O Complexo Industrial Ford Nordeste inaugurou um novo pólo automotivo e de desenvolvimento no Nordeste do Brasil. e gerou uma grande transformação social na região, além de  introduzir conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental.

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.
Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes da fábrica - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.

A unidade conta com um modelo de produção inovador, chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.

O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.

O processo de estamparia é totalmente automatizado, maximizando a segurança e reduzindo a praticamente zero os riscos de acidentes de trabalho.

No setor de montagem da carroceria, sistemas automáticos também controlam mais da metade das operações, incluindo a armação, solda e conferência de geometrias.

A pintura, devido à complexidade e sofisticação de seus equipamentos, é uma instalação modelo em termos mundiais. Ela foi a primeira, entre todas as fábricas da Ford no mundo, a empregar o sistema Eco-M, com turbinas de alta rotação e quatro robôs que executam a pintura automática da parte externa das carrocerias, com distribuição homogênea e sem desperdício de tinta, que é produzida à base de água, reduzindo as emissões evaporativas.

O novo Ford Ecosport produzido em Camaçari

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