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sábado, 20 de setembro de 2014

A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO QUE ACONTECE ATÉ O PRÓXIMO DIA 25 NO BRASIL, CONTA COM UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO REALIZADO PELO INSTITUTO RENAULT, O SESI E A ECOVIA, EM MEIO AO II OPEN FÓRUM TRÂNSITO E TRANSFORMAÇÃO . NO BRASIL PELO MENOS 60 MIL PESSOAS MORREM EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PAÍS.

O Instituto Renault, Sesi e Ecovia promovem II Open Fórum Trânsito e Transformação. O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito e traz painel sobre a Mudança de Cultura e Comportamento, além de um road show para estudantes em quatro universidades

A América Latina e o Caribe (ALC) têm as maiores taxas de mortes em consequência de acidentes de trânsito per capita no mundo, segundo estatísticas do Banco Mundial. 


Cerca 122 mil pessoas morrem por ano, custando à região US$ 18,9 bilhões, o equivalente a 1,5% do PIB. 

No Brasil, são 60 mil mortes no trânsito por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para alertar a sociedade sobre a gravidade do problema e buscar soluções, o Instituto Renault em parceria com o Sesi – Cifal (Centro Internacional de Formação de Atores Locais, ligado à ONU) e a concessionária Ecovia promovem o II Open Fórum Trânsito e Transformação, além de apoiarem a realização de um Road Show para o público jovem (16 a 21 anos) em quatro universidades: Pontifícia Universidade Católica, FAE, Faculdades da Indústria e Universidade Positivo. 

As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito que acontecem até o dia 25 de setembro.

O Open Fórum, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), contou com a apresentação do painel sobre a Mudança de Cultura e Comportamento, tendo como palestrante o antropólogo Roberto DaMatta, que falou sobre o comportamento do brasileiro no trânsito sob a perspectiva antropológica. 

Autor do livro “Fé em Deus e Pé na Tábua: como e por que o trânsito enlouquece o Brasil”, o antropólogo conduziu o público a uma reflexão sobre a dinâmica do trânsito e os reflexos no dia a dia das pessoas.

A segunda palestrante, Cheila Marina de Lima, consultora do Ministério da Saúde e Integrante da Comissão Nacional do Projeto Vida no Trânsito, discorreu sobre as iniciativas ligadas ao programa nacional coordenado pelo Ministério da Saúde.

O espanhol José María Sánchez Albiñana, Vice Presidente da TRAFPOL - IRSA - International Road Safety Academy - Espanha e Superintendente da Polícia e Mobilidade de Toledo, Espanha (realizadora do Road Show), comentou aspectos do tema a partir da ótica e realidade europeias. 

No final foi realizado um debate que teve como moderador o jornalista Ricardo Boechat, que destacou a importância da iniciativa na busca de soluções para os problemas do trânsito brasileiro.

A Renault, com mais de 100 anos de história no setor automotivo mundial, usa seu conhecimento sobre veículos e normas de segurança para apoiar e desenvolver projetos que tornem os veículos cada vez mais seguros e ajudem a reduzir o número de acidentes de trânsito.

“Todos somos responsáveis pelo trânsito. A Renault, através do Instituto Renault, apoia diversas iniciativas e em particular as ligadas à educação, pois acredita no seu poder transformador. Com a educação, formamos e preparamos hoje o cidadão e motorista do futuro“, destacou o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier.

Road show nas universidades
Paralelamente, outra ação que aconteceu durante e Semana Nacional do Trânsito foi o Road Show, que contou com a participação de quatro universidades de Curitiba. Organizado pelo TRAFPOL - IRSA - International Road Safety Academy, da Espanha, o evento já percorreu dezenas de países com grande sucesso. 

Trata-se de um programa educacional multimídia de segurança viária, estruturado por meio de uma apresentação teatral e direcionado a jovens de 16 a 21 anos. 

As apresentações procuram sensibilizar a plateia, trazendo depoimentos de médicos, bombeiros e policiais de trânsito que vivenciaram situações reais, bem como os depoimentos de vítimas e familiares.

Instituto Renault
O Instituto Renault foi criado para assegurar a participação da Renault em ações que visam a melhoria de vida dos brasileiros. Seus principais eixos de atuação são: Educar, Transformar, Preservar e Proteger, desenvolvendo ações planejadas para oferecer formação, saúde e lazer para crianças, jovens e adultos, bem como buscar soluções para os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável com justiça social. 

Seus investimentos nestas áreas, só em 2013, somaram R$ 8,6 milhões, beneficiando cerca de 160 mil pessoas.

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