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quinta-feira, 18 de setembro de 2014

QUEM VISITAR O SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO TERÁ UM ENCONTRO COM O NOVO MERCEDES-BENZ GLA-G, COM MOTOR 1.6 DE 169 CV, NAS VERSÕES ADVANCE, POR R$ 132.900,00; VISION, A R$ 149.900,00 E BLACK EDITION, POR R$ 152.900,00. ALÉM DESSE MODELO ESTARÁ EXPOSTO O ESPIVITADO AMG 360 CV, COM MOTOR 1.6, COMO SEUS 360 CV. A HONDA SURGE COM UM NOVO CITY EM QUATRO VERSÕES COM PREÇOS DE R$ 53.900 A R$ 69.000,00.


Coluna nº 3814 - 18 de Setembro de 2014

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GLA, Mercedes Forte e Faceiro

Mercedes-Benz, próximos dias, inicia venda novidade complementando a família A. É o GLA – G para a marca assinala as versões com aptidão mista.

Trata-o como pequeno utilitário esportivo olhando para a conformação estética bem apurada, sugerindo musculatura e dinamismo. 

A pretensão para habilidades em andar em estradas e fora delas vem da maior altura livre do solo, superior à dos automóveis. 

Neste aspecto, lembra a curiosa classificação de LUAV para o bem sucedido Projeto Amazon. 

Em tradução rústica, algo como Veículo para Pequenas Aventuras Urbanas, assim como sua pretensão mercadológica: circular com charme nas deficientes ruas nacionais, incluindo dispensar-se de maiores receios de esfregá-lo nas valas das junções de ruas, ou nos quebra-molas construídos fora da regulamentação.

É um hatch muito elegante, de medidas impositivas: c x l x h = 4,63x1,77x 1,50m. Tem tudo para agradar a clientes gerais. 

A partir da estrela pontuando a marca, a confiabilidade mecânica, o aspecto estético, o conteúdo cuidado – e com a elegância de não oferecer revestimento em couro -, itens de segurança, como ter conseguido cinco estrelas no teste avaliativo EuroNCAP, sete bolsas de ar, e o bom espaço interno.

Rendimento e condução não devem ser desprezados. O bom torque do motor com quatro cilindros, 1.6, 16 válvulas, injeção direta e turbo provê 160 cv de potência em baixas 5.300 rpm. 

O torque, de 250 Nm, uns 25 quilos, linear entre 1.500 e 4.000 rpm, transmitido através de caixa com sete velocidades, duas embreagens, permite arrancar aos 100 km/h em 8,8s. E cravar 215 km/h em velocidade final. 

Disponível apenas com tração dianteira. Suspensão frontal pelo sistema Mc Pherson, traseira por multi links, independentes. Direção elétrica.

Três versões: 
Advance; Vision e Black Edition, a respectivos R$ 132.900 e R$ 149.900; e R$ 152.900. 

No Salão do Automóvel, outubro, duas outras: a espevitada AMG produzindo 360 cv, - o motor 1.6 de série mais potente do mundo.

Mercado
Dimitri Psilakis, diretor de automóveis, vê números generosos: 1.000 unidades vendidas até o final do ano, e 4.000 em 2015. 

Mercedes deverá vender, em 2014, em torno de 10 mil unidades. Com tais números desbancará o Classe C, até agora o de maior preferência.

Automóvel se compra por emoção, mas o GLA tem muito mais em seu pacote: o poder da marca, as linhas, a noção de poder concedido ao condutor (a), e os apelos de performance, conforto e segurança. 

Tal conjunto sensibilizará seu público alvo, idade em amplo leque e a certeza de 50% das vendas ao público feminino. No caso quer repetir o ocorrido com o Peugeot 206 ao surgir, tremendo sucesso neste importante público.


GLA busca agradar público feminino.


Muito melhor, novo Honda City
Renovado em prazo curto – quadro anos e 150.000 unidades vendidas – o Honda City mudou tudo – até a sua cara mercadológica. 

Fábrica se aplicou a revê-lo por completo: carroceria com a nova assinatura da marca; maior distância entre eixos – 2,60 m contra 2,54 anteriores; direção elétrica, sistema multi mídia, tela touch screen com GPS e câmera de ré. 

Rearranjo interno, aumento da medida entre os eixos e o enorme porta-malas – embora mantendo grosseiros arcos para acionar a tampa -, modificarão sua posição mercadológica, tornando-o concorrente do irmão maior, o Civic.

Honda reviu a mecânica. Motor 1.5, quatro cilindros, vinte válvulas, 116 cv a álcool e 115 cv a gasálcool, torque de 150 Nm. 

Trocou o tanquinho para partida a frio por sistema com os bicos injetores aquecidos. Cinco marchas mecânicas ou transmissão de polias deslizantes simulando sete velocidades. 

Mudanças melhoraram consumo e sua posição nos índices de controle do Inmetro. Suspensão frontal pelo sistema Mc Pherson, melhorado ao beirar seis décadas de criação pela substituição dos batentes rígidos por calço hidráulico. Traseira eixo rígido torcional.

A carroceria ganhou tratamento anti-térmico e ruído, porém, insuficiente para abafar os ruídos do motor, especialmente após 3.500 rpm.

Mudança
O City, antes visto como carro de executivo jr ou casal com filhos pequenos, pelas linhas e conjunto de decoração e confortos, buscará outros segmentos de público, tornando-se concorrente do Civic. 

Entre os dois 500 diferenças – os centímetros cúbicos entre o 1.5 do City e o 2.0 do Civic. Manterá os clientes da modelia anterior, mas ampliará seu uso, querendo seduzir clientes de outras faixas etárias e renda.

Quanto
Quatro versões em decoração e transmissão. Carro de entrada DX mecânico é bem completo e não tem cara de pobreza em conteúdo. Demais somam equipamentos e aumentam o conforto operacional.

 Qual
Quantos R$
% do mix de produção
DX manual
53.900
4
LX CVT
62.900
36
EX CVT
66.700
25
EXL CVT
69.000
35%

Início de vendas nesta semana, campanha publicitária na próxima.


Novo City concorrerá em casa com Civic.


Em um mês, a Autoclásica 2014
Alerta é válido. A cada ano o maior encontro sul americano de veículos antigos atrai mais colecionadores brasileiros, expandindo presença tanto por interesse no tema, quanto por curiosidade ante os laudatórios adjetivos a descrevê-lo.

Em termos de Brasil é superlativo – educativo, cultural. E, além da variedade e qualidade dos itens expostos, ocasião de admirar características diferenciativas dos colecionadores do país vizinho, sua atração por produtos europeus elaborados, a preocupação em preservar produtos, conceito que permeia desde a Presidência da Nação, conservando seus veículos antigos, até antigos pilotos e suas eradas máquinas de corrida. Aqui, resultado da herança colonial, pensamos no hoje, damos valor à moda importada, desprezamos nossa história. Assim, enviamos nosso passado automobilístico à degradação e à sucata.

Última edição reuniu 600 automóveis, 300 motos, maquinário antigo, veículos militares, miniaturas, carros da indústria argentina, e as humilhantes réplicas, tal a perfeição de detalhes. Neste segmento na exposição devem luzir novas criações. A atividade, anteriormente proscrita, renasceu por recente projeto transformado em lei.

União

Colecionadores deveriam ir, levando junto presidentes de clubes, para exibir-lhes o espírito do negócio, de encontro de agremiações, com inscrições por eles veiculadas. Apenas expositores extras, como hipotético automóvel antigo preso a inventário e dado como desaparecido há anos, ou a meia dúzia de colecionadores brasileiros lá presentes, conseguem inscrição extra clube. Assim, é esforço comum, somando vontades para garantir o êxito que se espraia sobre todos os participantes, permite definir temas para dar aula de história ao vivo. Este ano, por exemplo, um deles é o aniversário do Alfa Romeo modelo Alfetta. Ou seja, sócio do clube Alfa Romeo sem tal modelo, nada pode expor.

Autoclásica 2014 correrá de 9 a 13 de outubro, segunda feira, feriado argentino. Os veículos – a maioria a nós desconhecida -, o volume de raridades, e a feira de peças, acessórios e literatura são espetáculo instigante. Vale o registro quanto ao prazo, pois com o passar dos dias as passagens de avião reduzem as reservas e sobem os preços, mesmo para as diárias de hotel.

Lembrete, o câmbio oficial há dias era de 1 US$ = 8,20 pesos argentinos. No paralelo chegou a 14 pesos. 
Mais: www.autoclasica.com


Cartaz da Autoclásica



Roda-a-Roda

Caminho – Como conciliar exigências de comportamento e conforto, com a imagem de veículo de atitude, como os identificados como Jeep? 

A divisão da marca passou pela dificuldade ao preparar a nova geração do Cherokee.

Base – Estrutura é boa, motor menor, elevada potência específica: V6, 3,2 litros e 271 cv, transmissão automática em nove marchas, suspensões independentes. A combinação estética terá opiniões antagônicas.

Desentendimento - Os pequenos faróis em LEDs não se harmonizam com o volume do Cherokee: são desproporcionalmente reduzidos. 

Versão Limited R$ 174.900; Longitude, de entrada, próximo lançamento, R$ 159.900; Trailhawk, equipada ao Off Road, R$ 189.900.


Novo Cherokee, faróis descombinam

Jogo Duro – Versão Trailhawk – nome ruim, lembra o Trailblazer da GM, insucesso em vendas -, é rotulado pelo emblema Trail Rated, identificando a versão autêntica do cumprir o prometido pelo visual.

Ocasião – Alfa Romeo tem data para lançar o primeiro produto de seu resgate, início do grande plano de mudanças: 25 de junho de 2015 – cento e cinco anos e um dia após ser criada no longínquo 1910. 

Na ocasião, um novo sedã médio, marcando a volta da tração traseira. É o Projeto Giulia.

Quadri Diesel – Novidade num segmento de veículos abrindo seu espaço no Brasil: Quadriclo com motor diesel, pela Polaris. No pacote, design renovado, mudanças na suspensão e mais espaço aos seis ocupantes.

Leque – Motor diesel, 3 cilindros, 1.028 cm3, de modestos 24 cv de potência. No outro extremo da linha, o dito side by side com tração elétrica. Preços: diesel R$ 72.990; elétrico, R$ 41.900.

Visão – Polaris abriu trilha larga para estes veículos, ideais ao uso em vias sem pavimento, campo, lugares ínvios. Mira o mercado profissional, não apenas o de lazer.

‘O Neill – Mitsubishi terá série especial do TR4 identificada com Jack O’Neill, mago do equipamento de surfe na Califórnia. 600 unidades, cores verde floresta e prata cool, tração 4x4 rodas, câmbio automático, bobagens como o eufemisticamente chamado para choques de impulsão – um mata-cachorro. Leva plaquinha no painel e custa R$ 82.990.

Conforto – Renaults Sandero e Logan oferecem automatizador para a transmissão mecânica. 

Chama Easy’R e opção custa R$ 2.400. Tecnologia alemã ZF e sistema muito assemelhado às características dos Dualogic Fiat.

Promoter - Governos, com os engarrafamentos criados pela falta de planejamento, são os maiores promotores de venda dos câmbios automáticos e automatizados. 

Para e anda de nossas cidades com embreagem é esforço desgastante e desnecessário.

Adeus – GM suspendeu importações do argentino Chevrolet Agile. Carrinho chinfrim, porém rentável. 

O traço de Carlos Barba reaproveitou a plataforma do Corsa, de 1994, piorada pelos engenheiros ao remover o sub-chassis da suspensão dianteira. 

Máquina do tempo, linhas novas, andar antigo. Vendas com rápido e pronunciado declínio. Em agosto, menos de dois por concessionário.

Adeus, 2 e 3 – Cortes também atingiram os Sonic hatch e sedã. Coreanos mandados à produção no México, eram de lá importados para substituir o Astra, sem êxito. 

Cortar a importação parece solução comercial e legal, para rearranjo da cota de importação, aumentando volume do SUV Tracker.

Adeus? – Não parece longa a estrada para o picape Montana, montado na mesma provecta plataforma do Agile.

Adeus, 4 e 5 – Mesmas razões e o fato de agora ter usina própria em Resende, RJ, levam à Nissan a idêntica decisão: suprimir os Livina, feitos na Renault, beiradas de Curitiba.

Futuro – Salão de Paris, grupo PSA, de Peugeot e Citroën, fará efeito demonstração de trabalho e fé no futuro. 

Peugeot apresentará o 208 HYbrid Air 2L, síntese de tecnologia para cumprir imposição do governo francês: consumo de 50 km/litro até 2020 para reduzir emissões.

Futuro, 2 – Norma oficial não quer carros voadores ou tecnologias de histórias em quadrinhos, mas coisas factíveis, com a estrutura industrial de hoje. 

Primeiro passo, a Peugeot pesquisa novos materiais, como compósitos e alumínio, além de novas tecnologias em montagem. Um dos caminhos é reduzir peso.

Razão – Nome do carro vem do uso do motor 3 cilindros, 1,2 litro a gasolina, acabado com materiais de baixa abrasão, câmbio de cinco marchas, e um adjutório a ar comprimido abaixo do porta-malas, mais um sistema hidráulico.

Jeitinho – Para aumentar vendas, Audi e seu banco criaram nova aritmética de financiamento: entrada de 20%, 23 prestações representando 30% do valor. Ao final, parcela de 50% e possibilidade de recompra por concessionária Audi, servindo o usado para renovar a conta com um Audi 2017.

Brimos – Parece conta de árabe, e é um dos planos mais criativos surgidos no mercado, ao atrair clientes pessoa jurídica e outros que nunca consideraram a possibilidade de comprar um Audi. 

Vende carros, fideliza a nova clientela, capaz de trocar de carro novo a cada 2 anos - e causa inveja aos vizinhos.

Promoção – Importador Subaru promove o modelo Forester Sport até o final do mês: taxa de juro zero, entrada de 60% e 18x de R$ 2.686,03. Preço inicial, R$ 115.900,00.

Moda – Na atual moda do empreendedorismo culinário, os Food Trucks têm crescimento sensível, merecendo até o recente filme Chef. 

Fábrica de reboques, a Truckvan lança o seu e dá uma força para o chefe/empreendedor: faz locação por evento ou prazo.

Mais – Cooperativa de transportes em Salvador comprou 131 ônibus MA 15.0 da Agrale. Renovação da frota. 

Operadores justificam por melhor consumo e mais resistência. Cooperativa significa 10% da frota de ônibus da capital baiana.

Conselho – Anfape, grêmio dos fabricantes de autopeças, orienta como solicitar orçamento. Pedir dois ao mesmo profissional ou oficina. 

Além do valor da mão-de-obra, comum a ambos num, o valor das peças nas revendas da marca.

Noutro, cotação em lojas de autopeças, mesmas fornecidas às montadoras, porém mais baratas.

Idem – Não use peças quase novas compradas em ferro velho ou desmanche.

Negócio – Vigor na aplicação da Lei Seca reduziu sensivelmente mortes e feridos no trânsito – números oficiais não se combinam. Mas há consciência da opção de andar de táxi para quem vai beber.

Expansão - Easy Taxi, programa criado para chamá-los pelo celular, surfa nesta maré, com grande expansão graças às suas características: rápida localização e atendimento, possibilidade de pagamento através do celular, oportunidade de convênios com empresas. Criada em 2011 já está em 33 países, a partir do Brasil.

A fim – Ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzeneger, colocou à venda insólito veículo: Unimog 1977, U1300SE incrementado em aparência e performance: motor 6.4 turbo diesel e 320 cv, pneus Michelin 445x65 XXEL, grade frontal e apenas 21.000 km. 

Veículo leve, preço pesado: 280 mil euros – uns R$ 900 mil. Afim? Pode ser importado como veículo antigo.

Classe – Seguindo outras marcas, Mercedes é exponencial no negócio, Jaguar aproveitou a ideia de construir artesanalmente seis unidades do modelo E-Type Lightweight, com carroceria em alumínio, e usará instalações da histórica fábrica de Browns Lane, Coventry, Inglaterra, onde fez os primeiros E Type, criando oficina para restaurar e assistir antigos carros da marca.

Mais – Não se entusiasme muito. Se você tiver um desejadíssimo SS, mítico pré-Guerra, não será atendido. 

A oficina se dedicará a carros após 1948, quando lançado o XK 120, iniciador da variação esportiva. A fim? +44(0) 203 601 1255 ou e-mail heritage@jaguar.com
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