Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O NOVO E FUTORISTA PEUGEOT CROSSOVER CONCEITO QUARTZ SERÁ A ESTRELA DA MONTADORA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS


A Peugeot 
apresentará no Salão do Automóvel de Paris sua mais recente criação o crossover conceito Quart que revela uma visão futurista para o segmento, associando a expressão de uma nova geração de SUVs com os seus modelos de alto desempenho.

Tanto o exterior quanto o habitáculo ostentam um aspecto esportivo original, reforçado por um design marcante e materiais inovadores, como pedra de basalto, tecidos obtidos por tecelagem digital e couro antigo.

“Com os conceitos Exalt e Quartz, a marca apresenta sua visão dos veículos de alta gama. A Peugeot cria, assim, conceitos exclusivos para seus clientes por meio da excelência do design, do uso de materiais inovadores e de sensações ao volante incomparáveis”, revelou Maxime Picat, diretor-geral da Peugeot.

Na opinião de Gilles Vidal, diretor de Estilo, a força do estilo da Peugeot reside em sua capacidade de desenvolver com a mesma eficiência um sedã, um hatch ou um crossover, criando aquele tipo de carro elegante que as pessoas realmente gostariam de possuir”.

Um crossover superesportivo
O estilo forte, poderoso e esportivo do conceito Quartz é totalmente evidente. Seu design escultural associa o exterior de um SUV e o espaço interno de um sedã.

A capacidade de aderência à estrada já se evidencia na dianteira, que se estende por 2,06 metros de largura e se apoia em largos pneus de 305 mm. 

O conjunto de luzes é caracterizado por LEDs que o tornam mais eficiente. Os faróis sem lente são sublinhados por uma guia luminosa que surge da lateral da carroceria para dividir o fluxo de ar. 

O emblema do leão fica no centro da grade, que proporciona um efeito diferenciado de acordo com o ângulo de visão.

As linhas elegantes do sua lateral transmitem a sensação de movimento. Os pneus e as rodas de liga de 23 polegadas estão alojados em caixas de rodas generosamente arredondadas. 

A distância entre o centro da roda e as extremidades é extremamente curta, de modo que os 4,5 metros de comprimento da carroceria sejam, na medida do possível, utilizados em benefício dos ocupantes. 

O motor, no entanto, ocupa um lugar privilegiado sob o longo capô realçado pelas lâminas da grade que otimizam a entrada de ar. 

A soleira eletronicamente retrátil contribui para as laterais inspiradas em estilos característicos da indústria têxtil, com vincos que ajustam o material à estrutura ao mesmo tempo em que conferem volume às caixas de rodas.

A parte superior do habitáculo sugere um bloco único no qual foram modeladas as diferentes funções. 

Os arcos metálicos alojam e fixam as janelas de policarbonato à carroceria, realçados por formas esculpidas que captam a luz.

À medida em que flui para a traseira, o teto de vidro toma a forma de dois spoilers que acentuam ainda mais o estilo aerodinâmico. 

Eles estão ajustados com a linha de separação que delimita os dois acabamentos do Quartz: cinza mineral na frente – inspirado em cristais de rocha – e preto fosco nos para-lamas traseiros, com pontos vermelhos ocasionais.

O desempenho do Quartz é evidenciado pela precisão de cada componente. Os raios das rodas de liga de 23 polegadas foram reduzidos ao mínimo possível em função da resistência dos materiais e são recobertos por lâminas de material compósito. 

Além de contribuírem para o estilo, essas lâminas também otimizam o fluxo aerodinâmico e o resfriamento dos freios através das entradas de ar, para garantir uma resistência maior ao calor.

“Em sua concepção, o Peugeot Quartz alia a parte inferior de um SUV com a superior de um sedã. O estilo reflete a função de cada parte. A carroceria esculpida do Quartz e seus materiais inovadores causam impacto e garantem a sua eficiência”, explica Matthias Hossann, gerente de Estilo do Peugeot Quartz


Materiais inovadores e eficientes
Graças a um novo processo de fabricação, foi possível eliminar a coluna B e instalar portas em “tesoura” para facilitar o acesso a bordo. 

O Quartz utiliza a plataforma EMP2 com estrutura em material compósito e painéis colados. 

Além da redução de peso, essa solução apresenta uma excelente rigidez que possibilita a eliminação do reforço estrutural representado pela coluna B.

Uma soleira retrátil contribui para o conforto dos quatro ocupantes do veículo. No interior, diversos materiais inusitados, naturais ou reciclados, contribuem para a experiência sensorial e criam um impressionante efeito visual e tátil.

“O Quartz tem interior e exterior contrastantes. O habitáculo foi concebido para transmitir uma sensação de aconchego por meio de sua sofisticação e requinte. No entanto, a sensação de esportividade prevalece, com o i-Cockpit focado em todas as necessidades”, segundo Sébastien Floutier, designer de Cores & Materiais do Peugeot Quartz

A força e a leveza do basalto, fortemente presente no console central, simbolizam o Quartz. 

O basalto se forma quando o magma esfria rapidamente e entra em contato com os elementos. 

Suas propriedades são idênticas em qualquer lugar do mundo, facilitando muito o abastecimento dos diversos mercados de destino. 

No Quartz, o basalto foi deixado em estado bruto para contrastar com os outros materiais utilizados.

O Quartz é o primeiro veículo a utilizar tecidos produzidos digitalmente. Esse processo inovador possibilita a produção de peças grandes e complexas que podem ser utilizadas assim que saem da máquina. 

Como nenhum recorte é necessário, não há desperdício. O material é tecido com fibra de poliéster proveniente da reciclagem do plástico utilizado na confecção de garrafas de água. 

Com esse processo é possível produzir peças bastante espessas, o que as torna mais macias e permite reduzir a utilização de espuma.

O couro está naturalmente presente, em linha com a grande tradição do setor automotivo. Para aumentar a sensação de esportividade, o piso, as laterais e o teto são confeccionados em couro preto.

Entretanto, os pontos de maior contato, como os assentos e encostos dos bancos, são de couro em tons de castanho, proveniente de velhos móveis ou peças de vestuário.

Para completar o visual, as molduras das portas são usinadas a partir de um bloco de material compósito e os sulcos deixados pela máquina são preenchidos com uma tonalidade avermelhado. 

O padrão de linhas resultante deste processo cria um material com efeito cinético, que muda constantemente de aparência.


i-Cockpit: um habitáculo  para o condutor
A bordo, cada um dos quatro passageiros dispõe de um banco concha, possibilitando a otimização do espaço interno. 

A estrutura do banco é aparente e acolhe um cinto retrátil com quatro pontos de fixação, com assentos e encostos confeccionados em couro castanho, proporcionando um excelente nível de conforto.

Todos os comandos no habitáculo i-Cockpit do Quartz estão ao alcance da mão do motorista. 

O volante multifuncional compacto é inspirado nos modelos de competição e proporciona máxima eficiência. 

O condutor pode facilmente acionar os comandos, os diferentes modos de condução e, ainda, trocar de marcha. 

O head-up display é composto por uma grande tela parametrizável, com uma lâmina de policarbonato inclinada 45º no centro, que mostra informações adicionais e cria um efeito de profundidade.

O painel de instrumentos é posicionado em ambos os lados do pequeno volante e do head-up display, orientado na direção do condutor de modo a garantir um acesso fácil ao Toggle Switches. 

Ao acionar um desses comandos, o condutor vê a informação percorrer a fibra ótica correspondente.

Powertrain de alto desempenho
A estética do conceito Quartz requer um motor excepcional. Com uma potência total de 500 CV, o powertrain (full-hybrid plug-in) é composto por um motor térmico e dois motores elétricos.

O capô com ondulações sugestivas aloja o motor 1.6L THP 270 desenvolvido pela PEUGEOT Sport. 

Associado a um câmbio automático de seis marchas, o propulsor de quatro cilindros tem um torque de 33,6 kgfm, com uma potência específica de cerca de 170 CV por litro, configurando um dos melhores desempenhos mundiais. 

O eixo dianteiro é acionado por um motor elétrico de 115 CV e acionamento direto. Ele recarrega a bateria de 400 V durante as fases de desaceleração e auxilia o motor a combustão nas trocas de marchas. 

No eixo traseiro, um outro motor elétrico de 115 CV auxilia a propulsão e o carregamento da bateria. 

Um ESP específico gerencia a distribuição da frenagem entre as quatro rodas para garantir a estabilidade do veículo e otimizar o carregamento da bateria.

Três modos de condução 

Modo ZEV, o veículo pode percorrer até 50 km utilizando apenas a energia elétrica, graças à bateria plug-in; 

Modo Road, o motor de combustão e o motor elétrico dianteiro funcionam conjuntamente para intensificar o prazer de conduzir e maximizar o carregamento da bateria durante as fases de desaceleração; 

Modo Race aproveita a potência dos três motores para tirar o máximo proveito do chassi e dos sistemas de suspensões equipados com diferencial de deslizamento limitado. 

Desta forma, o torque pode ser repartido entre as rodas, em função da aderência específica de cada uma delas.

A fim de tirar o máximo proveito do potencial do sistema, o Quartz é equipado com suspensão McPherson específica na dianteira e com sistema multibraços na traseira, incluindo o motor elétrico embarcado. 

A suspensão pneumática ajusta automaticamente a distância do solo numa faixa entre 300 e 350 mm. 

Essa função é controlada por um sistema ótico que literalmente lê a estrada, usando câmeras ligadas a um sistema de navegação que antecipar qualquer mudança na superfície da pista.

O conceito Quartz proporciona sensações de condução excepcionais. Desempenho, reatividade e instintividade garantem um prazer incomparável ao volante. O Quartz apresenta a nova visão da Peugeot para modelos esportivos de topo de gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.