Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O VOLKSWAGEN GOL, MODELO MAIS VENDIDO DA MONTADORA E DO MERCADO BRASILEIRO, É O COM MAIOR NÚMERO DE “SELOS VERDES” DO PAÍS. A VW VEM INVESTINDO MACIÇAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DOS LABORATÓRIOS DE EMISSÕES E DE MOTORES




O Volkswagen Gol, modelo mais vendido do mercado nacional, é também o veículo com mais “selos verdes” no Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 

No ranking atualizado este mês, 11 configurações do Gol receberam a classificação “A” (verde), que atesta o menor consumo energético.

Esse resultado comprova a eficiência dos motores Volkswagen e das tecnologias para redução de consumo de combustível aplicados ao Gol. O ranking dos veículos mais econômicos do mercado é atualizado mensalmente.

No ranking mais recente, participaram 36 marcas, totalizando 574 modelos e versões divididos em 12 categorias (subcompacto, compacto, médio, grande, carga derivado, comercial, minivan, fora de estrada, esportivo, extra grande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande).

Desse total, 28,4% têm o selo do Conpet de eficiência energética (162 modelos e versões). Os veículos recebem classificação de “A” a “E” – sendo a indicação “A” a que representa a melhor eficiência energética. A Volkswagen do Brasil tem 41 configurações com a classificação “A” (verde).

Liderança no mercado
O Gol lidera a preferência do consumidor brasileiro nos primeiros oito meses de 2014. Com mais de 122.000 unidades comercializadas no período, está mais de 9 mil unidades à frente do segundo colocado.

“O Gol já faz parte da vida dos brasileiros que buscam, cada vez mais, um carro com recursos tecnológicos, seguro, confortável, durável e, principalmente confiável. É o veículo mais produzido, mais vendido e mais exportado do Brasil”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Com o lançamento da linha 2015 dos modelos nacionais da Volkswagen estreia com novidades, entre elas o novo motor 1.6l MSI para o Gol Rallye. 

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance.

Volkswagen é pioneira em testes de emissões


Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões da Volkswagen do Brasil – inaugurado em 1976, 10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de emissões de gases (Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) – destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle de produção.

No teste de emissões, realizado no Laboratório de Emissões da fábrica Anchieta, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais do trânsito, com acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas nos semáforos.

Os veículos rodam em várias condições, como partida com o motor frio, com motor aquecido e com temperaturas mais elevadas. 

Em um tubo colocado no escapamento do veículo, os gases são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver motores cada vez mais com foco na preservação do meio ambiente.

Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o consumo de combustível.

Recentemente, a Volkswagen do Brasil investiu R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e na ampliação do Laboratório de Emissões e do Laboratório de Motores na Anchieta. 

Iniciado em 2011, o investimento inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4.

Participação no PBE
A Volkswagen foi uma das primeiras fabricantes a participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, participando desde o começo da iniciativa, em 2009.

O programa é uma inciativa do INMETRO, do Conpet - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural; e do Ministério de Minas de Energia com o apoio da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; e da Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.