Sedã Premium BYD Han EV |
“O Han EV traz um novo standard para os sedãs, com muito design, performance e luxo, características que o fazem até ser confundido com um esportivo”, define Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil,
BYD Han EV, soluções inovadoras e design futurístico |
“O BYD Han EV cria um novo conceito em automóveis premium elétricos no mercado brasileiro. É um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, que representa verdadeira referência em segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, afirma Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global da BYD. A história do Han EV se confunde com o da própria empresa em todo o mundo. No ano passado, por exemplo, a empresa se tornou uma das primeiras montadoras automobilísticas a produzir um milhão de automóveis elétricos. E o sedã premium foi o milionésimo veículo a sair da linha de produção.
|
Os modelos BYD retratam os nomes das mais importantes das dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China. A dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.), por exemplo, foi responsável pela invenção de muitos itens modernos, de uso generalizado, como o carrinho de mão, a chave de boca, o sismógrafo e o papel.
Mas os planos são mais ousados: a empresa quer chegar até o final de 2023, com 100 concessionárias nomeadas. A primeira concessionária da rede BYD, do grupo Eurobike, foi inaugurada dia 18 de abril e já entregou as primeiras unidades do SUV Tan EV aos clientes que adquiriram o modelo.
|
Primeiro veículo a utilizar a Bateria Blade
O sedã Han EV foi responsável por redefinir os padrões de segurança para os veículos elétricos e se tornou o primeiro modelo a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria BYA. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Essa bateria torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio. O Han EV é alimentado por uma matriz de segurança com capacidade de permanecer estável em altas temperaturas.
Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).
Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor MOSFET do mundo. Para se ter ideia, pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m.
Design: futurístico e elegante
O design do HAN EV é daqueles detalhes que não passam despercebidos em momento algum. O carro é grande e imponente. Medindo quase 5 metros de comprimento, o sedã elétrico estabelece uma nova referência no quesito luxo para veículos elétricos.
|
O Han EV combina o melhor da estética de design oriental e ocidental. Com sua impressionante grade dianteira, luzes traseiras Dragon Claw e outros recursos, o design estilizado do automóvel criou um veículo que definiu uma nova era para veículos de luxo fabricados na China. Já as curvas laterais são mais fluídas e as luzes traseiras ecoam com a parte frontal.
Esse design fez o Han EV ser considerado um dos modelos mais bonitos e avançados da BYD. No ano passado, o veículo se destacou entre os quase dez mil trabalhos que disputavam na categoria de design de produto e, assim, tornou-se o primeiro modelo sedã de uma marca chinesa a premiação de renome mundial “IF Design. O evento, que ocorre desde a década de 50, visa identificar projetos “inovadores, ousados e imaginativos para o futuro”.
|
Enquanto o design externo é futurístico e elegante, o interior do carro adotou um estilo limpo e luxuoso. O Han EV traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados. Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a incrível tela multimídia DiLink de 15.6” com rotação elétrica.
O primeiro sedã elétrico premium da BYD (importado) para o Brasil ainda possui bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.
|
Há também uma tela multifuncional para o banco traseiro. Ao baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço, por exemplo, os ocupantes encontram uma tela multifuncional por meio da qual podem controlar diversos comandos do veículo, como sistema de som e ar-condicionado.
Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, representam itens de conforto oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.
Outros detalhes despertam a atenção do consumidor. É o caso do tamanho do seu porta-malas. Além de espaço para 410 litros para bagagem, é elétrico, com o Foot Sensor (sensor de movimento dos pés).
|
O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno que se encaixa em uma carteira. A tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) permite a aproximação de dois dispositivos para que troquem informações, sem precisar de fios ou contato físico.
Segurança
O Han EV reflete não apenas algumas das principais tecnologias automotivas do mundo, mas também os resultados e benefícios da rica experiência da BYD na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos. Isso está retratado na quantidade de equipamentos voltados ao tão importante tema segurança.
A começar pelo piloto automático adaptativo com Stop & Go. Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G.
O veículo ainda com sistema Electronic Stability Program (ESP), considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança. O sistema é responsável por controlar a trajetória dos veículos e evitar a perda de controle, mesmo com mudanças repentinas de direção.
|
Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.
Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
|
Sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico. Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.
O BYD Han EV começa a ser comercializado no Brasil a partir do início do segundo semestre e será disponível nas cores Preto, Azul, Vermelho, Branco e Cinza. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.
Atividades da empresa crescem e marcam atuação em diversos setores do mercado brasileiro
As novas instalações da BYD Energy receberam uma completa renovação em seus equipamentos e processos, seguindo uma tendência mundial, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior. Com isso, a empresa se fortalece e mantém a liderança no mercado nacional, não só em volume produzido, mas também em tecnologia de ponta, caracterizando-se com uma das empresas que mais investem em novos processos e equipamento no setor.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 20 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 10 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid. Em seguida, seguem para reciclagem.
Um dos focos de atuação da BYD no país é a comercialização de caminhões multivocacionais 100% elétricos. Os modelos são aplicados na coleta e compactação de lixo. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito.
No Brasil, a empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. O SkyRail é projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano por meio de um sistema de monotrilho suspenso. É eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa. Além disso, a BYD comercializa empilhadeiras, vans, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes, no território brasileiro.
Todo esse envolvimento com produtos sustentáveis, de altíssima segurança e qualidade retrata apenas uma das atuações da empresa. Em abril de 2021, por exemplo, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A geração de energia solar, o armazenamento de energia e a mobilidade elétrica como instrumento para redução da poluição, melhoria da qualidade de vida e criação de empregos verdes. Esse era o sonho do Wang Chuanfu. Ele queria, em um primeiro momento, que a China crescesse sem poluição, por meio de energia limpa.
- Em 2021, a BYD emplacou 593.745 carros elétricos somente na China, o que representou crescimento de 231,6% em comparação ao ano anterior. Globalmente, a empresaatingiu a expressiva marca de 730.093 unidades comercializadas. Isso significou aumento de 75,4% em relação a 2020.
- Em março de 2022, a BYD alcançou marca histórica de vendas na China, um dos principais mercados em todo o mundo. Naquele período, a empresa contabilizou 104.338 carroscomercializados no mercado, sendo 50.674 híbridos e outros 53.664 totalmente elétricos. O resultado é um recorde mensal entre montadoras chinesas.
- Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional revista TIME elegeua BYD com uma das 100 empresas mais influentes do mundo. Com o título “Charging Up China” (em português, “Carregando a China), a publicação americana destacou que “sob o comando do CEO Wang Chuanfu, aempresa vendeu quase 600 mil veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in na China -- o maior mercado automotivo do mundo -- no ano passado, um aumento anual de 232%”.
- No final do ano passado, segundo o site Companies Market Cap.com, a BYD ultrapassou $133 bilhões de dólares de valor de mercado e se tornou a3ª empresa mais valiosa no setor automobilístico.
- Em maio de 2021, a BYD foi a segunda empresa mundial a produzir um milhão de carros elétricos de passageiros.
- A BYD começou a pesquisar e a desenvolver caminhões elétricos em 2012 e se tornou a primeira empresa do mundo a investir em P&D de caminhões elétricos. A empresa já entregou mais de 13.000 caminhões echassis de caminhões 100% elétricos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, China e outros países.
- A BYD é líder global de vendas de ônibus elétricos e já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo. Juntos, os ônibus elétricos da BYD rodaram 5,5 bilhões de quilômetros em todo o mundo, deixando de emitir 3,8 milhões de toneladas de CO2.
- O uso dos seus veículos elétricos BYD em todo o mundo já permitiu uma redução de mais de 9,3 milhões de toneladas de CO2. Isso equivale ao plantio de 781 milhões de árvores.
- Em abril de 2022, a BYD e a Shell assinaram um acordo de cooperação estratégica para promover a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os usuários de veículos elétricos puros ehíbridos plug-in da marca. A parceria terá início na China e na Europa e com planos de expansão às demais regiões do mundo.
- Na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu no ano passado em Glasgow, Escócia, a BYD assinou três importantes acordos globais para acelerar a transição para veículos nãopoluentes. Estes acordos incluem a assinatura de dois diferentes Memorandos Globais de Entendimento (MOU).
- O primeiro acordo se aplica às vendas globais de novos automóveis e furgões 100% elétricos que não emitem poluentes, sendo 2040 a data alvo nos principais mercados. O segundo MOU é referenteàs vendas de veículos médios e pesados, com o mesmo objetivo global de emissões zero até 2040; uma meta já alcançada pela BYD desde 2015, quando lançou pela primeira vez seus caminhões 100% elétricos nestas categorias de tamanho.
- O terceiro acordo assinado pela BYD é um "Call to Action" global liderado pela Transportation Decarbonisation Alliance no que diz respeito à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.Este acordo incita os países em todo o mundo a investirem e atualizarem urgentemente o apoio à infraestrutura de carregamento, que é fundamental para alcançar as metas de emissão zero para todas as formas de transporteelétrico.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário